ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB, CÂMPUS VII E RELATAR O USO DO GEOGEBRA COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA, NAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO (EM), NA EEEFM CORIOLANO DE MEDEIROS, NA CIDADE PATOS-PB. ATRAVÉS DE PESQUISAS COM O ALUNADO, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELES NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ALIADA AOS DADOS EMPÍRICOS, ESTUDAMOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA, A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DE D'AMBROSIO (2005) DENTRE OUTROS; BEM COMO O APOIO NA BNCC, PUDEMOS DEFINIR FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AJUDASSE O ENSINO E FACILITASSE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO EM. ESSE TEXTO ENFOCA O GEOGEBRA, FERRAMENTA USADA NA COMPREENSÃO DA ÁLGEBRA E GEOMETRIA, DE MANEIRA INTERATIVA, RELATANDO COMO FOI A EXPERIÊNCIA COM TAL RECURSO, EM ESPECIAL DE UMA OFICINA DIDÁTICA DESTINADA AO USO DESSA FERRAMENTA. A INTERVENÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA REVELOU QUE O USO DE NOVAS FERRAMENTAS E AULAS MAIS INTERATIVAS TÊM MAIOR POTENCIAL DE DESENVOLVER APRENDIZAGEM. ALÉM DE OS ESTUDANTES EXPLICITARAM EM SEUS ENUNCIADOS O GOSTO PELO USO DA FERRAMENTA, CONSTATAMOS MAIOR ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO E A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS E A OFICINA.