ESTE RELATO BUSCA, POR INTERMÉDIO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEAGÓGICA/CAPES (QUE FOI CRIADO COM A FINALIDADE DE INTRODUZIR O LICENCIANDO NA PRÁTICA DOCENTE E PREPARÁ-LO MELHOR PARA O MERCADO DE TRABALHO), EVIDENCIAR DE QUE MODO A RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO INFLUENCIOU, POSITIVAMENTE, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. COM ISSO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE FOMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE O TEMA, ATRAVÉS DOS TEÓRICOS MENEZES (2002), PAULO FREIRE, (1996), CHALITA (2004), VLASOV (2020 ) E POR MEIO DAS NOSSAS VIVÊNCIAS, RESULTANTES DE NOSSA PRÁTICA DOCENTE NO PRP, EM DOIS CURSOS OFERTADOS EM FORMATO REMOTO, EM FUNÇÃO AO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO QUE ESTÁVAMOS VIVENDO POR CAUSA DA PANDEMIA DE COVID-19. ALÉM DISSO, DESTACAMOS OS IMPACTOS DESTA PANDEMIA NO ÂMBITO EDUCATIVO E NA VIDA PESSOAL DO ESTUDANTE, BUSCANDO REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR COMO PEÇA CHAVE PARA CONSTRUÇÃO DO SABER DE FORMA AFETIVA. COMO RESULTADO, O PROGRAMA NOS POSSIBILITOU EXPERIÊNCIAS BASTANTE SIGNIFICATIVAS E ENRIQUECEDORAS PARA NOSSO DESENVOLVIMENTO FORMATIVO DENTRO DA DOCÊNCIA. CONSEGUIMOS ATINGIR NOSSO OBJETIVO DE TRABALHAR EM SALA DE AULA, CULTIVANDO O RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO, E CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO, POR MEIO DE UM ENSINO DINÂMICO, DIALOGADO E INTERATIVO.