A FÍSICA É O CAMPO DA CIÊNCIA QUE INVESTIGA OS FENÔMENOS E AS ESTRUTURAS MAIS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA, ENTRETANTO, MUITAS VEZES É ENSINADA DE MANEIRA METÓDICA COM EXERCÍCIOS REPETITIVOS, COM MUITAS LEIS E EQUAÇÕES. TAL AFIRMAÇÃO É EVIDENCIADA POR DIOGO E GOBARA (2008), ONDE DIZ QUE O ENSINO DA FÍSICA HOJE É REFLEXO DE UM ENSINO COM CARACTERÍSTICAS DO BRASIL COLÔNIA, COM APRESENTAÇÃO DE LEIS, CONCEITOS, EXERCÍCIOS MERAMENTE REPETITIVOS, COM FÓRMULAS NUMA LINGUAGEM PURAMENTE MATEMÁTICA.
DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, OBSERVAMOS UM DESESTÍMULO EM GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, FATO QUE FOI AGRAVADO COM O IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA (COVID-19) NA EDUCAÇÃO, COM O FECHAMENTO DE UNIDADES ESCOLARES, DEMANDANDO FORMAS ALTERNATIVAS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (SENHORAS, 2020).
O ENSINO DE FÍSICA QUE JÁ POSSUÍA DIFICULDADES, ANTERIORMENTE CITADAS, GANHOU AINDA OUTRO FATOR À FALTA DE INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REMOTAS. DIANTE DESTA PROBLEMÁTICA, O PROFESSOR PRECISOU SE ADAPTAR AO DISTANCIAMENTO, E REINVENTAR, PROCURANDO MEIOS DE “PROMOVER UMA EDUCAÇÃO ATIVA FRENTE AO DESAFIO DO ENSINO REMOTO” (DUARTE, 2020, P. 2).
CONSIDERANDO A REALIDADE APONTADA ANTERIORMENTE E DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA: COMO CONSTRUIR UM VÍNCULO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM PERÍODO REMOTO? COMO ENSINAR E AVALIAR DE FORMA LÚDICA? PERGUNTAS ESTAS NORTEARAM NOSSA PROPOSTA VOLTADA PARA AS AULAS DE FÍSICA.
SENDO ASSIM, COM O INTUITO RESPONDER TAIS QUESTIONAMENTOS, BUSCAMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA QUE PROPORCIONASSE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, REALIZANDO UMA GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. A GINCANA FOI ESTRUTURADA PELOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE FÍSICA DO PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, PARA QUE OCORRESSE DE FORMA LÚDICA E COM RIGOR CIENTÍFICO NO MODELO REMOTO.