Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O AUXÍLIO DO LÚDICO EM PLATAFORMA VIRTUAL

Palavra-chaves: TDIC, JOGOS VIRTUAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM, Comunicação Oral (CO) GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85320
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O AUXÍLIO DO LÚDICO EM PLATAFORMA VIRTUAL"
    "resumo" => "COM A ADAPTAÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, OCASIONOU O ISOLAMENTO DAS PESSOAS E, COM ISSO, A FALTA DE AMBIENTE PRESENCIAL PARA PRÁTICA DO ENSINO, AFETANDO DIRETAMENTE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTES, QUE PRECISOU BUSCAR ALTERNATIVAS PARA TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E PARTICIPATIVA. MUITOS DESAFIOS FORAM ENCONTRADOS, TENDO COMO UM DOS PONTOS PRIMORDIAIS, A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES E DEIXAR AS AULAS ATRATIVAS, PROMOVENDO UMA TROCA MÚTUA DE CONHECIMENTOS. DESTA FORMA, O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL PROMOVEU O AUXÍLIO DE TAREFAS, JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE RESULTOU NA PERCEPÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS, TROUXE UMA APROXIMAÇÃO MELHOR E CRIOU UMA APROXIMAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. INICIALMENTE, AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS PARA MINISTRAR DETERMINADOS ASSUNTOS, HOUVE UM POUCO DE DIFICULDADE PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO. NO ENTANTO, PARA ALGUNS AUTORES, A PARTIR DAS ATRIBUIÇÕES DESTAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O ESTUDANTE TEM UMA AMPLIAÇÃO DOS SABERES, POR SER UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA DINAMISMO E INCENTIVA A EVOLUIR NO CARÁTER DA APRENDIZAGEM.  O PRESENTE SE CARACTERIZA COMO MÉTODO QUALITATIVO, OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL, MOSTRARAM SE SATISFATÓRIO, PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, MESMO COM OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO REMOTO. NESSE CONTEXTO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE A PROPOSTA DE TRABALHO POSSIBILITOU A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, ALÉM DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "TDIC, JOGOS VIRTUAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID38_10032022154241.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLEN MICAELI DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELLEN"
    "autor_email" => "wellen.oliveira@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85320
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O AUXÍLIO DO LÚDICO EM PLATAFORMA VIRTUAL"
    "resumo" => "COM A ADAPTAÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, OCASIONOU O ISOLAMENTO DAS PESSOAS E, COM ISSO, A FALTA DE AMBIENTE PRESENCIAL PARA PRÁTICA DO ENSINO, AFETANDO DIRETAMENTE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTES, QUE PRECISOU BUSCAR ALTERNATIVAS PARA TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E PARTICIPATIVA. MUITOS DESAFIOS FORAM ENCONTRADOS, TENDO COMO UM DOS PONTOS PRIMORDIAIS, A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES E DEIXAR AS AULAS ATRATIVAS, PROMOVENDO UMA TROCA MÚTUA DE CONHECIMENTOS. DESTA FORMA, O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL PROMOVEU O AUXÍLIO DE TAREFAS, JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE RESULTOU NA PERCEPÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS, TROUXE UMA APROXIMAÇÃO MELHOR E CRIOU UMA APROXIMAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. INICIALMENTE, AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS PARA MINISTRAR DETERMINADOS ASSUNTOS, HOUVE UM POUCO DE DIFICULDADE PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO. NO ENTANTO, PARA ALGUNS AUTORES, A PARTIR DAS ATRIBUIÇÕES DESTAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O ESTUDANTE TEM UMA AMPLIAÇÃO DOS SABERES, POR SER UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA DINAMISMO E INCENTIVA A EVOLUIR NO CARÁTER DA APRENDIZAGEM.  O PRESENTE SE CARACTERIZA COMO MÉTODO QUALITATIVO, OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL, MOSTRARAM SE SATISFATÓRIO, PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, MESMO COM OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO REMOTO. NESSE CONTEXTO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE A PROPOSTA DE TRABALHO POSSIBILITOU A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, ALÉM DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "TDIC, JOGOS VIRTUAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID38_10032022154241.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLEN MICAELI DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELLEN"
    "autor_email" => "wellen.oliveira@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

COM A ADAPTAÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, OCASIONOU O ISOLAMENTO DAS PESSOAS E, COM ISSO, A FALTA DE AMBIENTE PRESENCIAL PARA PRÁTICA DO ENSINO, AFETANDO DIRETAMENTE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTES, QUE PRECISOU BUSCAR ALTERNATIVAS PARA TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E PARTICIPATIVA. MUITOS DESAFIOS FORAM ENCONTRADOS, TENDO COMO UM DOS PONTOS PRIMORDIAIS, A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES E DEIXAR AS AULAS ATRATIVAS, PROMOVENDO UMA TROCA MÚTUA DE CONHECIMENTOS. DESTA FORMA, O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL PROMOVEU O AUXÍLIO DE TAREFAS, JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE RESULTOU NA PERCEPÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS, TROUXE UMA APROXIMAÇÃO MELHOR E CRIOU UMA APROXIMAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. INICIALMENTE, AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS PARA MINISTRAR DETERMINADOS ASSUNTOS, HOUVE UM POUCO DE DIFICULDADE PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO. NO ENTANTO, PARA ALGUNS AUTORES, A PARTIR DAS ATRIBUIÇÕES DESTAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O ESTUDANTE TEM UMA AMPLIAÇÃO DOS SABERES, POR SER UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA DINAMISMO E INCENTIVA A EVOLUIR NO CARÁTER DA APRENDIZAGEM. O PRESENTE SE CARACTERIZA COMO MÉTODO QUALITATIVO, OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL, MOSTRARAM SE SATISFATÓRIO, PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, MESMO COM OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO REMOTO. NESSE CONTEXTO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE A PROPOSTA DE TRABALHO POSSIBILITOU A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, ALÉM DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.