O ENSINO DE LITERATURA É UMA TAREFA DESAFIADORA, MAS FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA DO INDIVÍDUO. O TEXTO LITERÁRIO PODE APRESENTAR CAMINHOS PARA INTRODUÇÃO A CULTURAS DIFERENTES COMO TAMBÉM MUITO PRÓXIMAS DOS DISCENTES. É ASSIM QUE ACONTECE ÀS OBRAS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, AS QUAIS CARREGAM REPERTÓRIO POÉTICO E POPULAR. CONTUDO, O TRABALHO COM ESSAS PRODUÇÕES AINDA APRESENTA PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MESMO SENDO ASSEGURADO POR LEI E RECOMENDADO PELOS DOCUMENTOS CURRICULARES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS A PARTIR DA OBRA O PRESENTE DE OSSANHA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. O PROCESSO OPEROU-SE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REDE ESTADUAL E MINISTRADO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III). PARA ALICERÇAR A PESQUISA, TOMOU-SE COMO FUNDAMENTAÇÃO DUARTE (2011), À CERCA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, DEBUS (2017) SOBRE A PRESENÇA DESSA LITERATURA NO ENSINO E NOS DOCUMENTOS CURRICULARES COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (DCNS); COSSON (2020) PARA APLICAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E MORAN (2018) PARA DISCUTIR OS USOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS. NESSE CENÁRIO, A METODOLOGIA PAUTOU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA, DADO QUE OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS SUBJETIVAMENTE PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, A PRIORIDADE DADA AO ESTUDO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA MOSTROU A OPORTUNIDADE QUE O PIBID PODE PROPORCIONAR AO PROGRESSO DEMOCRÁTICO DO ENSINO.