NO PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESCREVEREMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) - LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III) - NO QUE DIZ RESPEITO AO CAMPO DA LEITURA, POR MEIO DO PROJETO INTITULADO “CONTO DE FADAS À BRASILEIRA”, DESENVOLVIDO EM TURMAS DE 6º E 7º ANO DA ESCOLA ANTENOR NAVARRO, LOCALIZADA NA CIDADE DE GUARABIRA - PB. NO PROJETO SUPRACITADO, AS LEITURAS FORAM ARTICULADAS PARTINDO DO CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS, NESSA DIREÇÃO, TRABALHAMOS COM DOIS CONTOS: “JOÃOZINHO E MARIA'', DOS AUTORES RONALDO SIMÕES COELHO E CRISTINA AGOSTINHO, E “A BELA ADORMECIDA DO SAMBA'', DA AUTORA SÔNIA ROSA. VALE RESSALTAR QUE A ESCOLHA DOS TEXTOS TEVE COMO INTENÇÃO TRABALHAR RELEITURAS DE CONTOS CLÁSSICOS, DE MODO A FAVORECER UMA APROXIMAÇÃO DO TEXTO ESTUDADO COM A REALIDADE DOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, POR INTERMÉDIO DA LEITURA, OUTRAS PRÁTICAS TAMBÉM SÃO EXERCITADAS, A SABER, A ESCRITA, A REESCRITA, A INTERPRETAÇÃO E, O DIÁLOGO COM OS VALORES SOCIAIS QUE PERMEIAM A NOSSA VIVÊNCIA EM SOCIEDADE. DESSE MODO, A LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA DOS TEXTOS DESIGNOU MOMENTOS REPLETOS DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, VISTO QUE A CADA LEITURA BUSCAMOS EXPLORAR VÁRIOS ASPECTOS TRAZIDOS PELOS TEXTOS, COMO POR EXEMPLO, OS TEMAS TRANSVERSAIS: A CULTURA, A RELIGIÃO, O AMOR, A MISCIGENAÇÃO, ENTRE OUTROS.