O PRESENTE ARTIGO TRATA DE AÇÕES REALIZADAS COMO BOLSISTA DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO, NA PARAÍBA, MAIS ESPECIFICAMENTE, DETÉM-SE NO RELATO DECORRENTE DA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE SISTEMATIZOU A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS AÇÕES DIDÁTICAS FORAM DESENVOLVIDAS DE MANEIRA REMOTA, DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19. COMO APORTE TEÓRICO PARA EMBASAR AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS, CONTAMOS COM AS CONSIDERAÇÕES DE VASCONCELLOS (2000), KLOSOUSKI E REALI (2008) E LIBÂNEO (2013), QUE SE VOLTAM PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE ENVOLVEM PLANEJAMENTO E TRABALHO DOCENTE. ALÉM DESSES ESTUDIOSOS, TAMBÉM NOS PAUTAMOS EM DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) PARA DISCUTIRMOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE A PARTIR DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, E EM ARAÚJO (2020), PARA COMPREENDERMOS MELHOR O ENSINO REMOTO NO ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA.