O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POR MEIO DO ENSINO REMOTO DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEFM ZENÓBIO TOSCANO. POR TRATAR-SE DE UM PERÍODO PANDÊMICO TIVEMOS QUE NOS DESDOBRAR PARA ADICIONAR AO ENSINO, METODOLOGIAS CRIATIVAS E EFICIENTES PARA REALIZAÇÃO DA AULA CUJO TEMA FOI DITADURA MILITAR NO BRASIL. UTILIZAMOS A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, POIS A MÚSICA FACILITA A QUEBRAR O QUE JÁ É NOTÓRIO E FIXO SOBRE QUALQUER TEMA EM SALA DE AULA, DEIXANDO DE LADO OS MATERIAIS DIDÁTICOS TRADICIONAIS, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA, FAZENDO COM QUE DE FORMA ESPONTÂNEA ELES ADENTRASSEM AO CONTEÚDO DA AULA, INDAGANDO OS FATOS QUE ALI ERAM EXPOSTOS. FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO BITTENCOURT (2008), VALENTE (2020), FREITAS (2020), ENTRE OUTROS, OS QUAIS FORAM A BASE TEÓRICA DO NOSSO ARTIGO. ASSIM ALMEJAMOS TER COLABORADO COM O SABER DISCENTE DESTA ESCOLA, E TAMBÉM TER EVIDENCIADO QUE A MÚSICA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE METODOLOGIA E DE DOCUMENTO HISTÓRICO.