EMBORA A EDUCAÇÃO NO BRASIL AINDA SEJA POUCO VALORIZADA, PRINCIPALMENTE PELAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, JÁ ESTAMOS CONSEGUINDO CONQUISTAR ALGUNS ESPAÇOS FORMATIVOS, DENTRE ESTES, O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP). O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO PRP NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. ESTA É UMA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AO LONGO DE 2020/2021. A METODOLOGIA É DE CUNHO QUALITATIVO, SE UTILIZANDO DE BIBLIOGRAFIA E DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA NO PRP. AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MAIS UTILIZADAS FORAM TARDIF E RAYMOND (2021), CALLAI (2011) E NOVOA (2019), TRAZENDO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. AS PRÁTICAS FORAM REALIZADAS NA ESCOLA-CAMPO EEEF ANTENOR NAVARRO, LOCALIZADA NA CIDADE DE GUARABIRA/PB, NAS TURMAS DE GEOGRAFIA DOS 6° E 7° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. O PRP TEM PROPORCIONADO EXPERIÊNCIAS RIQUÍSSIMAS AO INSERIR O DISCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA DURANTE O SEU CURSO DE LICENCIATURA. DESSE MODO, FICA EVIDENTE A GRANDE RELEVÂNCIA DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, QUE PROMOVAM A INSERÇÃO DESSES ALUNOS DENTRO DAS SALAS DE AULA.