A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ENQUANTO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA, PERMITE O CONHECIMENTO DA ESCOLA ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS, POSSIBILITANDO NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E O CAMPO DE ATUAÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE TRABALHO APRESENTAMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR EXPERIÊNCIAS, E RESULTADOS ATRAVÉS DA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS DE CAMPINA GRANDE – PB.
ATRAVÉS DO ENSINO DA GEOGRAFIA , COMO TAMBÉM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA , E TODAS AS CONTRIBUIÇÕES QUE TAIS EXPERIÊNCIAS TÊM E SÃO DE TOTAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ESTAGIÁRIO RESIDENTE . SE FOI APLICADO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO LOCALIZADO NA CIDADE QUEIMADAS VOLTADO PARA À SUSTENTABILIDADE E O AQUECIMENTO GLOBAL NA ATMOSFERA LIGADO AO ACONTECIMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS QUE SÃO FRUTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS SERES HUMANOS , COM O OBJETIVO ASSIM DE PROPOR MUDANÇAS NAS ATIVIDADES DOS ALUNOS E LEVANDO ASSIM PRÁTICA DE ATIVIDADES SUSTENTÁVEIS.