ESSE TEXTO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO FAZER UM RESGATE DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DE REGÊNCIA, DURANTE A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COTA 2020/2022, REFLETINDO SOBRE NOSSA PRÁXIS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO. A PARTIR DE ANÁLISES CRÍTICAS ACERCA DAS AULAS MINISTRADAS PELOS RESIDENTES, PUDEMOS CONSTRUIR E MOLDAR ASPECTOS REFERENTES A NOSSA IDENTIDADE PROFISSIONAL, QUE CORROBORARAM PARA UMA REFLEXÃO EFETIVA DA PRÁTICA DOCENTE. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS UTILIZAR ALTERNATIVAS QUE MELHOR SE ATENDESSEM A REALIDADE DOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DA SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PODEMOS PERCEBER QUE ESSAS AÇÕES FORAM CRUCIAIS PARA O DESENVOLVER DAS ATIVIDADES REFERENTES AO CONTEXTO ESCOLAR E, CONSEQUENTEMENTE, DAS NUANCES QUE CERCAM O TORNAR-SE PROFESSOR. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE NOSSA ANÁLISE, TIVEMOS CONTRIBUIÇÕES ADVINDAS DE AUTORES COMO: BORGHI ET. AL (2008), FREIRE (2011), NÓVOA (1997) E MOITA LOPES (1998).