A PRESENTE PROPOSTA, PRETENDE REFLETIR AS INFLUÊNCIAS DA BNCC NA ELABORAÇÃO DAS NOVAS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA, EM (2020). COM ISSO, OBJETIVAMOS REFLETIR ACERCA DOS SENTIDOS E INTERESSES POR TRÁS DE TAIS MUDANÇAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONFIGURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO. ENQUANTO PERCURSO METODOLÓGICO, PARTIREMOS DA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, NO CAMPO DOS ESTUDOS QUE DISCUTEM O CURRÍCULO E A BNCC NO ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, RECORREREMOS AOS CONCEITOS E PERSPECTIVAS DE GOODSON (2007) E MACEDO (2014, 2015), QUE DISCUTEM A BNCC A PARTIR DA PERSPECTIVA CONSTRUICIONISTA E DA TEORIA DO DISCURSO, APONTANDO PARA OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO ALINHADOS AOS INTERESSES POR TRÁS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNDO GLOBALIZADO.