ESTE ESTUDO SE PROPÕEM EM DISCUTIR SOBRE A VISIBILIDADE DA HISTÓRIA LOCAL NO ÂMBITO DA SALA DE AULA E SEUS DESDOBRAMENTOS ENQUANTO CAMPO DE ENSINO DA HISTÓRIA. NOSSA PROPOSTA, BUSCA REFLETIR COMO AO LONGO DOS ANOS ESSA TEMÁTICA AMPLIOU O SEU ESPAÇO NOS DEBATES HISTORIOGRÁFICOS, E COMO ELA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA CIDADÃ QUANDO APLICADA NO ESPAÇO ESCOLAR. LOGO, OS MECANISMOS NECESSÁRIOS PARA A APLICABILIDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REFORÇA OS VALORES ATRIBUÍDOS AO PROTAGONISMO DISCENTE, POIS, NA MEDIDA QUE O ALUNADO TEM CONTATO COM AS HISTÓRIAS A RESPEITO DO LUGAR ONDE SE VIVE, O DESPERTAR PARA A CRITICIDADE ENQUANTO SUJEITO HISTÓRICO POSSIBILITA A PRESERVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA REALIDADE A QUAL ELE ESTÁ INSERIDO.