A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA, TEM SIDO DEFENDIDA COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COM POTENCIAL FACILITADOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DE MODO A INSTIGAR OS ALUNOS A SE TORNAREM SERES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, CAPAZES DE TOMAR ATITUDES PARA A MELHORIA DE SUA REALIDADE. NESSE SENTIDO, A EXPERIMENTAÇÃO SURGE COMO FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO, BASEADA NA INVESTIGAÇÃO. O TRABALHO INVESTIGATIVO PODE, PORTANTO, AUXILIAR O DISCENTE A COMPREENDER OS FENÔMENOS QUÍMICOS AO SEU REDOR E NA NATUREZA. ESSA PESQUISA TEVE POR INTUITO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS RELACIONADOS ÀS REAÇÕES DE ADIÇÃO DE ALCENOS. OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS NUMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO E ANOTAÇÕES DAS DISCUSSÕES EM AULA. DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA, OS EXPERIMENTOS FORAM REALIZADOS POR DEMONSTRAÇÕES FEITAS PELOS PIBIDIANOS E DISCUTIDOS JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO VIA PLATAFORMA GOOGLE MEET. MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES CITADAS, OS RELATOS DOS ALUNOS FORAM REVELADORES QUANTO AO INTERESSE DOS MESMOS PELO ASSUNTO, MOSTRANDO QUE O USO DE EXPERIMENTAÇÃO É UMA BOA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.