A INSERÇÃO ENQUANTO BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE/PB, POSSIBILITOU-NOS EXPERIENCIAR NA PRÁTICA OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCOU-SE NO PRESENTE TRABALHO REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA TANTO, BUSCOU-SE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS (VIA GOOGLE FORMS) JUNTO A PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, SABER QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DO ENSINO REMOTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CONSTATOU-SE QUE DADA AS CONDIÇÕES SOCIAIS DA MAIORIA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS, A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO SEM A OFERTA DE CONDIÇÕES AS ESCOLAS, PROFESSORES E ALUNOS, POR PARTE DO PODER PÚBLICO REPRESENTOU NÃO APENAS UM DESAFIO A SER ENFRENTADO PELOS PROFESSORES PARA GARANTIR MINIMAMENTE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MAS SOBRETUDO, O AUMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS.