SABEMOS QUE O PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA É A BASE DE NOSSA FORMAÇÃO E É FUNDAMENTAL USAR ESSE MOMENTO DE PRÁTICA PARA REFLETIR NOSSA ABORDAGEM. PORTANTO, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E COMPREENDER A PROXIMIDADE ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. O PROGRAMA É BASEADO NA EXPERIÊNCIA DENTRO E FORA DA ESCOLA, BEM COMO DOS MENTORES, MENTORES E COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA, ANTECIPANDO A EXPERIÊNCIA NORMATIVA DOS FUTUROS RESIDENTES EM SALA DE AULA. ESTE ARTIGO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DESSA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E OS MÉTODOS UTILIZADOS PARA APROXIMAR UNIVERSIDADES E ESCOLAS. O RELATÓRIO CONCLUI QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PRECISAM FOCAR CADA VEZ MAIS NA MELHORIA DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.