ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB/PATOS, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA PELA COVID 19. FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORIOLANO DE MEDEIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. DURANTE O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DIRETA DE AULAS NA ESCOLA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A BAIXA INTERAÇÃO E DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA ATIVA DA GAMIFICAÇÃO COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR A DESMOTIVAÇÃO, BAIXA FREQUÊNCIA E INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. PARA ISSO, O ESCAPE ROOM EDUCATIVO FOI A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA ASSOCIAR ALGO DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO OS GAMES E AS TECNOLOGIAS A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E, ASSIM, FAZÊ-LOS PERCEBER QUE A MATEMÁTICA ESTÁ POR TODO LADO. OS RESULTADOS FORAM MUITO POSITIVOS, VISTO QUE OS PRÓPRIOS ESTUDANTES DESTACARAM SUAS OPINIÕES, SEUS COMENTÁRIOS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NOVOS DE ENSINO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA.