Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GAMIFICAÇÃO ALIADA AO PIBID: ESCAPE ROOM EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO MÉDIO NA MODALIDADE REMOTA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ESCAPE ROOM EDUCATIVO, ALUNOS, GAMIFICAÇÃO, GAME Comunicação Oral (CO) GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85365
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 155
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO ALIADA AO PIBID: ESCAPE ROOM EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO MÉDIO NA MODALIDADE REMOTA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB/PATOS,  NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA PELA COVID 19. FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORIOLANO DE MEDEIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO  ENSINO MÉDIO. DURANTE O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DIRETA DE AULAS NA ESCOLA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A BAIXA INTERAÇÃO E DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA ATIVA DA GAMIFICAÇÃO COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR A DESMOTIVAÇÃO, BAIXA FREQUÊNCIA E INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. PARA ISSO, O ESCAPE ROOM EDUCATIVO FOI A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA ASSOCIAR ALGO DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO OS GAMES E AS TECNOLOGIAS A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E, ASSIM, FAZÊ-LOS PERCEBER QUE A MATEMÁTICA ESTÁ POR TODO LADO. OS RESULTADOS FORAM MUITO POSITIVOS, VISTO QUE OS PRÓPRIOS ESTUDANTES DESTACARAM SUAS OPINIÕES, SEUS COMENTÁRIOS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NOVOS DE ENSINO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ESCAPE ROOM EDUCATIVO, ALUNOS, GAMIFICAÇÃO, GAME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID155_10032022203802.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARI"
    "autor_email" => "larifelix48@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85365
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 155
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO ALIADA AO PIBID: ESCAPE ROOM EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO MÉDIO NA MODALIDADE REMOTA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB/PATOS,  NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA PELA COVID 19. FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORIOLANO DE MEDEIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO  ENSINO MÉDIO. DURANTE O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DIRETA DE AULAS NA ESCOLA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A BAIXA INTERAÇÃO E DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA ATIVA DA GAMIFICAÇÃO COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR A DESMOTIVAÇÃO, BAIXA FREQUÊNCIA E INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. PARA ISSO, O ESCAPE ROOM EDUCATIVO FOI A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA ASSOCIAR ALGO DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO OS GAMES E AS TECNOLOGIAS A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E, ASSIM, FAZÊ-LOS PERCEBER QUE A MATEMÁTICA ESTÁ POR TODO LADO. OS RESULTADOS FORAM MUITO POSITIVOS, VISTO QUE OS PRÓPRIOS ESTUDANTES DESTACARAM SUAS OPINIÕES, SEUS COMENTÁRIOS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NOVOS DE ENSINO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ESCAPE ROOM EDUCATIVO, ALUNOS, GAMIFICAÇÃO, GAME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID155_10032022203802.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARI"
    "autor_email" => "larifelix48@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB/PATOS, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA PELA COVID 19. FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORIOLANO DE MEDEIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. DURANTE O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DIRETA DE AULAS NA ESCOLA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A BAIXA INTERAÇÃO E DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA ATIVA DA GAMIFICAÇÃO COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR A DESMOTIVAÇÃO, BAIXA FREQUÊNCIA E INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. PARA ISSO, O ESCAPE ROOM EDUCATIVO FOI A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA ASSOCIAR ALGO DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO OS GAMES E AS TECNOLOGIAS A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E, ASSIM, FAZÊ-LOS PERCEBER QUE A MATEMÁTICA ESTÁ POR TODO LADO. OS RESULTADOS FORAM MUITO POSITIVOS, VISTO QUE OS PRÓPRIOS ESTUDANTES DESTACARAM SUAS OPINIÕES, SEUS COMENTÁRIOS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NOVOS DE ENSINO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.