EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO E AS DIFICULDADES ACENTUADAS POR ELA, A EDUCAÇÃO NECESSITOU SER RESSIGNIFICADA E (RE)PENSADA PARA OS “NOVOS” TEMPOS. COM O ENSINO REMOTO, ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIRECIONADAS AO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, FORAM ABRAÇADAS PARA QUE O ENSINO PUDESSE SER, DEVIDAMENTE, EFETIVADO. EM VIRTUDE DISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA EXPOR COMO SE DEU A PRÁXIS COM O TEXTO LITERÁRIO A BELA ADORMECIDA DO SAMBA, DE SONIA ROSA, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAIS EXPERIÊNCIAS FORAM VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III), EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL. PARA TANTO, RECORREU-SE A FONTES BASILARES NOS ASSUNTOS AQUI DESCRITOS, A SABER: ARRUDA (2020) NO QUE TANGE AO ENSINO REMOTO, GARCIA, SILVA, ET AL (2016) PARA AS CONTRIBUIÇÕES SOBRE MULTILETRAMENTOS, MORAN (2018) SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO COSSON (2020, 2021) NO QUE FAZ REFERÊNCIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO. ALÉM DISSO, O ESTUDO FOI NORTEADO POR DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PLANO ESTRATÉGICO CURRICULAR DO ESTADO. NESSE VIÉS, ASSUMIU-SE UMA VERTENTE QUALITATIVA/INTERPRETATIVA DE METODOLOGIA, COM A FINALIDADE DE ESTUDAR, DE FORMA MINUCIOSA, O OBJETO DE PESQUISA. ASSIM, A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA “NOVA” SALA DE AULA, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONOU PARA ABRAÇAR NOVAS METODOLOGIAS E DESTACAR O PAPEL PRINCIPAL DOS ESTUDANTES.