Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO REMOTO E PIBID: ABRAÇANDO POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, PIBID, LITERATURA, , Comunicação Oral (CO) GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85180
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "ENSINO REMOTO E PIBID: ABRAÇANDO POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO E AS DIFICULDADES ACENTUADAS POR ELA, A EDUCAÇÃO NECESSITOU SER RESSIGNIFICADA E (RE)PENSADA PARA OS “NOVOS” TEMPOS. COM O ENSINO REMOTO, ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIRECIONADAS AO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, FORAM ABRAÇADAS PARA QUE O ENSINO PUDESSE SER, DEVIDAMENTE, EFETIVADO. EM VIRTUDE DISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA EXPOR COMO SE DEU A PRÁXIS COM O TEXTO LITERÁRIO A BELA ADORMECIDA DO SAMBA, DE SONIA ROSA, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAIS EXPERIÊNCIAS FORAM VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III), EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL. PARA TANTO, RECORREU-SE A FONTES BASILARES NOS ASSUNTOS AQUI DESCRITOS, A SABER: ARRUDA (2020) NO QUE TANGE AO ENSINO REMOTO, GARCIA, SILVA, ET AL (2016) PARA AS CONTRIBUIÇÕES SOBRE MULTILETRAMENTOS, MORAN (2018) SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO COSSON (2020, 2021) NO QUE FAZ REFERÊNCIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO. ALÉM DISSO, O ESTUDO FOI NORTEADO POR DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PLANO ESTRATÉGICO CURRICULAR DO ESTADO. NESSE VIÉS, ASSUMIU-SE UMA VERTENTE QUALITATIVA/INTERPRETATIVA DE METODOLOGIA, COM A FINALIDADE DE ESTUDAR, DE FORMA MINUCIOSA, O OBJETO DE PESQUISA. ASSIM, A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA “NOVA” SALA DE AULA, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONOU PARA ABRAÇAR NOVAS METODOLOGIAS E DESTACAR O PAPEL PRINCIPAL DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PIBID, LITERATURA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID238_28022022184012.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL SANTOS"
    "autor_email" => "maria.izabel@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85180
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "ENSINO REMOTO E PIBID: ABRAÇANDO POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO E AS DIFICULDADES ACENTUADAS POR ELA, A EDUCAÇÃO NECESSITOU SER RESSIGNIFICADA E (RE)PENSADA PARA OS “NOVOS” TEMPOS. COM O ENSINO REMOTO, ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIRECIONADAS AO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, FORAM ABRAÇADAS PARA QUE O ENSINO PUDESSE SER, DEVIDAMENTE, EFETIVADO. EM VIRTUDE DISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA EXPOR COMO SE DEU A PRÁXIS COM O TEXTO LITERÁRIO A BELA ADORMECIDA DO SAMBA, DE SONIA ROSA, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAIS EXPERIÊNCIAS FORAM VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III), EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL. PARA TANTO, RECORREU-SE A FONTES BASILARES NOS ASSUNTOS AQUI DESCRITOS, A SABER: ARRUDA (2020) NO QUE TANGE AO ENSINO REMOTO, GARCIA, SILVA, ET AL (2016) PARA AS CONTRIBUIÇÕES SOBRE MULTILETRAMENTOS, MORAN (2018) SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO COSSON (2020, 2021) NO QUE FAZ REFERÊNCIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO. ALÉM DISSO, O ESTUDO FOI NORTEADO POR DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PLANO ESTRATÉGICO CURRICULAR DO ESTADO. NESSE VIÉS, ASSUMIU-SE UMA VERTENTE QUALITATIVA/INTERPRETATIVA DE METODOLOGIA, COM A FINALIDADE DE ESTUDAR, DE FORMA MINUCIOSA, O OBJETO DE PESQUISA. ASSIM, A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA “NOVA” SALA DE AULA, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONOU PARA ABRAÇAR NOVAS METODOLOGIAS E DESTACAR O PAPEL PRINCIPAL DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PIBID, LITERATURA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID238_28022022184012.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL SANTOS"
    "autor_email" => "maria.izabel@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO E AS DIFICULDADES ACENTUADAS POR ELA, A EDUCAÇÃO NECESSITOU SER RESSIGNIFICADA E (RE)PENSADA PARA OS “NOVOS” TEMPOS. COM O ENSINO REMOTO, ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIRECIONADAS AO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, FORAM ABRAÇADAS PARA QUE O ENSINO PUDESSE SER, DEVIDAMENTE, EFETIVADO. EM VIRTUDE DISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA EXPOR COMO SE DEU A PRÁXIS COM O TEXTO LITERÁRIO A BELA ADORMECIDA DO SAMBA, DE SONIA ROSA, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAIS EXPERIÊNCIAS FORAM VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III), EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL. PARA TANTO, RECORREU-SE A FONTES BASILARES NOS ASSUNTOS AQUI DESCRITOS, A SABER: ARRUDA (2020) NO QUE TANGE AO ENSINO REMOTO, GARCIA, SILVA, ET AL (2016) PARA AS CONTRIBUIÇÕES SOBRE MULTILETRAMENTOS, MORAN (2018) SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO COSSON (2020, 2021) NO QUE FAZ REFERÊNCIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO. ALÉM DISSO, O ESTUDO FOI NORTEADO POR DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PLANO ESTRATÉGICO CURRICULAR DO ESTADO. NESSE VIÉS, ASSUMIU-SE UMA VERTENTE QUALITATIVA/INTERPRETATIVA DE METODOLOGIA, COM A FINALIDADE DE ESTUDAR, DE FORMA MINUCIOSA, O OBJETO DE PESQUISA. ASSIM, A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA “NOVA” SALA DE AULA, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO REMOTO PROPORCIONOU PARA ABRAÇAR NOVAS METODOLOGIAS E DESTACAR O PAPEL PRINCIPAL DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.