Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FUNÇÃO LOGARÍTMICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85232
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "FUNÇÃO LOGARÍTMICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDIÇÃO 2020-2022. NESSA EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDA UMA ATIVIDADE SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PELO GOOGLE MEET, COM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO/PB. A INTERVENÇÃO DA AULA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, ONDE OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS CONSISTIRAM DE MATERIAL ESCRITO PELOS ALUNOS-PARTICIPANTES DA ESCOLA-CAMPO E ENTREGUES VIA WHATSAPP, GRAVAÇÃO PELO GOOGLE MEET, E CADERNO DE BORDO, ALÉM DOS PROBLEMAS PROPOSTOS NA AULA. NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS O PROBLEMA É O PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, SENDO O GERADOR DE NOVOS CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS. ALÉM DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BUSCOU-SE FAZER TAMBÉM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AOS DOCUMENTOS OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E FUNÇÃO LOGARÍTMICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A REFERIDA METODOLOGIA TRABALHADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROPORCIONOU AOS ALUNOS-PARTICIPANTES EXPERIENCIAR UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM COMPREENSÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU COM A FORMAÇÃO DO RESIDENTE COMO FUTURO PROFESSOR E NOS ENRIQUECEU COM CONHECIMENTOS DE COMO LIDAR COM FERRAMENTAS VIRTUAIS UTILIZADAS COMO POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO E SITUAÇÕES ADVERSAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID98_06032022175108.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ "
    "autor_email" => "beatriz.almeida@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85232
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "FUNÇÃO LOGARÍTMICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDIÇÃO 2020-2022. NESSA EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDA UMA ATIVIDADE SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PELO GOOGLE MEET, COM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO/PB. A INTERVENÇÃO DA AULA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, ONDE OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS CONSISTIRAM DE MATERIAL ESCRITO PELOS ALUNOS-PARTICIPANTES DA ESCOLA-CAMPO E ENTREGUES VIA WHATSAPP, GRAVAÇÃO PELO GOOGLE MEET, E CADERNO DE BORDO, ALÉM DOS PROBLEMAS PROPOSTOS NA AULA. NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS O PROBLEMA É O PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, SENDO O GERADOR DE NOVOS CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS. ALÉM DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BUSCOU-SE FAZER TAMBÉM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AOS DOCUMENTOS OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E FUNÇÃO LOGARÍTMICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A REFERIDA METODOLOGIA TRABALHADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROPORCIONOU AOS ALUNOS-PARTICIPANTES EXPERIENCIAR UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM COMPREENSÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU COM A FORMAÇÃO DO RESIDENTE COMO FUTURO PROFESSOR E NOS ENRIQUECEU COM CONHECIMENTOS DE COMO LIDAR COM FERRAMENTAS VIRTUAIS UTILIZADAS COMO POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO E SITUAÇÕES ADVERSAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID98_06032022175108.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ "
    "autor_email" => "beatriz.almeida@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDIÇÃO 2020-2022. NESSA EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDA UMA ATIVIDADE SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PELO GOOGLE MEET, COM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA JOSÉ LEITE DE SOUZA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO/PB. A INTERVENÇÃO DA AULA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, ONDE OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS CONSISTIRAM DE MATERIAL ESCRITO PELOS ALUNOS-PARTICIPANTES DA ESCOLA-CAMPO E ENTREGUES VIA WHATSAPP, GRAVAÇÃO PELO GOOGLE MEET, E CADERNO DE BORDO, ALÉM DOS PROBLEMAS PROPOSTOS NA AULA. NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS O PROBLEMA É O PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, SENDO O GERADOR DE NOVOS CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS. ALÉM DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BUSCOU-SE FAZER TAMBÉM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AOS DOCUMENTOS OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E FUNÇÃO LOGARÍTMICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A REFERIDA METODOLOGIA TRABALHADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROPORCIONOU AOS ALUNOS-PARTICIPANTES EXPERIENCIAR UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM COMPREENSÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU COM A FORMAÇÃO DO RESIDENTE COMO FUTURO PROFESSOR E NOS ENRIQUECEU COM CONHECIMENTOS DE COMO LIDAR COM FERRAMENTAS VIRTUAIS UTILIZADAS COMO POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO E SITUAÇÕES ADVERSAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.