A PRESENTE PESQUISA TEM COMO BASE TEÓRICA O MÉTODO RECEPCIONAL ELABORADO POR MARIA DA GLÓRIA BORDINI E VERA TEIXEIRA DE AGUIAR O QUAL CONSISTE EM TRABALHAR O FENÔMENO LITERÁRIO SOB A ÓTICA DO LEITOR TOMANDO COMO PARTIDA O HORIZONTE DE EXPECTATIVA DESTE NO QUE CONCERNE AS SUAS VIVÊNCIAS LITERÁRIAS E EXPERIÊNCIA DE MUNDO, A CAPACIDADE DE COMPREENDER E RELACIONAR O CONTEXTO DA OBRA, O AUTOR E LEITOR, TENDO EM VISTA A PERSPECTIVA DE ROMPER, QUESTIONAR E AMPLIAR OS HORIZONTES. MEDIANTE OS DESAFIOS DA REALIDADE DO CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELO VÍRUS COVID-19, OPTAMOS POR AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DIVERSIFICADAS E INOVADORAS, PARA TANTO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COM O SUPORTE DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO O KAHOOT E O QUIZZ , ROMPENDO PARADIGMAS DE CONCEITOS CONVENCIONAIS VISANDO AULAS MAIS ATRATIVAS COM DINÂMICAS INTERATIVAS. O RELATO DE EXPERIÊNCIA, PORTANTO, REFERE-SE À ATUAÇÃO PRÁTICA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL OBDÚLIA DANTAS DA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA-PB, O QUAL COLABOROU NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM TERMOS DE AUTONOMIA INTELECTUAL E PESSOAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.