ATUALMENTE, A EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA VEM SENDO FORTEMENTE ATINGIDA PELAS ALTERAÇÕES NO FORMATO DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS NO BRASIL DESDE MARÇO DE 2020 EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA PELA COVID 19. MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM AVANÇAR EFETIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES REFERENCIADAS PELAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESTE TEXTO TEM O OBJETIVO DE RELATAR A EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA DO CÂMPUS VII DA UEPB. COMO FORMA DE CONTRIBUIR COM O AVANÇO DAS APRENDIZAGENS NA ÁREA, PIBIDIANOS REALIZARAM AULAS DIFERENCIADAS, DAS QUAIS OPTOU-SE PARA RELATAR O TRABALHO COM UMA QUESTÃO BASEADA NA ABORDAGEM FREIREANA DE ENSINAR. A QUESTÃO ENVOLVIA OS CONTEÚDOS DE CIRCUNFERÊNCIA, DIÂMETRO E CÁLCULOS SIMPLES UTILIZANDO AS OPERAÇÕES BÁSICAS, ENVOLVENDO ATIVIDADE DE PESQUISA NO CONTEXTO DOMÉSTICO DOS ESTUDANTES. COM A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADE, EM LINHAS GERAIS, NOTAMOS QUE COMO A LITERATURA APONTA, UM ENSINO QUE FUJA DO TRADICIONALISMO E TRAGA O ALUNO PARA DESENVOLVER SUA AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM É MAIS QUE NECESSÁRIO, CONTEXTUALIZANDO ESSE PROCESSO A REALIDADE DOS ESTUDANTES E ARTICULANDO-O A CONHECIMENTOS TIDOS NATURALMENTE COMO DE OUTRAS ÁREAS.