A PRESENTE PESQUISA BUSCOU FACILITAR O ENTENDIMENTO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES, TENDO O SISTEMA ENDOCANABINÓICO COMO TEMA GERADOR, NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI TRABALHAR SABERES E VALORES PARA TORNAR OS EDUCANDOS MAIS CRÍTICOS A PARTIR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A ESTRATÉGIA FOI PLANEJADA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA EM CONTEXTOS SOCIAIS. A SEQUÊNCIA FOI DESENVOLVIDA EM 3 AULAS, PENSADAS PARA TRABALHAR O ENTENDIMENTO DO SISTEMA ENDOCANABINOIDE. EM QUE CONSISTE, SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NO ORGANISMO, ABORDOU TAMBÉM, CONTEXTOS SOCIAIS VIVIDOS PELA MAIORIA DOS ALUNOS. ESSA PESQUISA ENVOLVEU 18 ALUNOS DO PIBID DE QUÍMICA DA UEPB E 3 PROFESSORES ATUANTES NA ÁREA, SENDO AVALIADA COM ÓTIMAS COLOCAÇÕES EM RELAÇÃO A INTERDISCIPLINARIDADE GERADA PELA SEQUÊNCIA, COMO O NO PAPEL SOCIAL PARA ABRIR A MENTE DOS ALUNOS E MOSTRAR QUE A DESCRIMINALIZAÇÃO EXISTENTE SOBRE OS ESTUDOS SOBRE A FAMÍLIA DE PLANTAS CANNABACEAE FOI CONSTRUÍDA POR TABUS E RACISMO, PELO FATO DE SER ASSOCIADA AOS ESCRAVOS VINDO DA ÁFRICA E POR ASSOCIAÇÃO A OUTRAS DROGAS COMO O ÓPIO, E NÃO POR SEUS VERDADEIROS BENEFÍCIOS A SAÚDE HUMANA.