ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM CINCO TURMAS DO ENSINO MÉDIO AO DECORRER DE UM ANO, NESTE RELATO FICA EXPOSTA MINHAS EXPERIÊNCIAS COM DOIS MOMENTOS EM SALA DE AULA, UMA PRESENCIAL E OUTRA REMOTA. NESSAS AULAS BUSQUEI INVESTIGAR O IMPACTO QUE A PANDEMIA CAUSOU NA PERSISTÊNCIA DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA ESCOLA-CAMPO, FAZENDO A SONDAGEM DO QUE OS ALUNOS LEMBRAVAM DE CONTEÚDOS PASSADOS, EM SEGUIDA APRESENTEI O CONTEÚDO DE PROPORCIONALIDADE E SEMELHANÇA ATRAVÉS DO MÉTODO SOCRÁTICO, MÉTODO ESTE QUE INDUZ O ALUNO A CHEGAR NAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, COM UMA PEQUENA ATIVIDADE PARA ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS. OS RESULTADOS FORAM SIMILARES AOS DE UMA PESQUISA FEITA POR ENGZELL ET AL, ONDE O ENSINO REMOTO ACABA CAUSANDO PREJUÍZOS NA APRENDIZAGEM, NO CASO DOS ALUNOS DA ESCOLA CAMPO, ALGUNS DELES APRESENTARAM UMA FALTA DE CONHECIMENTO DE ASSUNTOS BÁSICOS, POREM AINDA CAPAZES DE COMPREENSÃO, INDICANDO QUE PROVAVELMENTE O PROBLEMA ESTÁ NO ENSINO REMOTO.