O PRESENTE ARTIGO VOLTA-SE PARA UMA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NA CIDADE DE MONTEIRO - PB. DENTRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE FORAM REALIZADAS EM DOIS SEMESTRES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DE MONTEIRO, BUSQUEI REFLETIR SOBRE A INTERVENÇÃO QUE REALIZEI NA ESCOLA LANÇANDO MÃO DO GÊNERO TEXTUAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SOBREPOSTA À PRODUÇÃO DE CRÔNICAS, APONTANDO PARA SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROFESSOR EM FORMAÇÃO. CONCLUÍ QUE SUA PRESENÇA DENTRO DE SALA AUXILIA NÃO APENAS O DOCENTE, QUE TEM A OPORTUNIDADE DE SISTEMATIZAR O QUE VAI SER ENSINADO, MAS TAMBÉM OS ALUNOS, QUE PODEM ENXERGAR UMA INTER-RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO A SER VISTO E SUA ORGANIZAÇÃO POR PARTE DO PROFESSOR. PARA TAL FIM, ANCOREI-ME NOS PENSAMENTOS DE ARAÚJO (2013), DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), FERREIRA (2015) E LIRA E MEDRADO (2020). ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO CONTRIBUA PARA O OLHAR À SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.