A PANDEMIA OCASIONADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) TROUXE IMPACTOS NEGATIVOS EM DIVERSOS SETORES DO GLOBO, INCLUINDO O SETOR DA EDUCAÇÃO. AS METODOLOGIAS ATIVAS CONSTITUEM ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS QUE COLOCAM O FOCO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO ALUNO, ENVOLVENDO-O NA APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA, INVESTIGAÇÃO OU RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE) NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID. SEGUNDO DALTRO (2019), O RE PODE SER COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ESTUDO ARTICULADA COM OS ASPECTOS SUBJETIVOS E COMPORTAMENTAIS DA ABORDAGEM DA PESQUISA QUALITATIVA. FORAM REALIZADAS REUNIÕES DE PLANEJAMENTO VIA GRUPO DE WHATSAPP E/OU ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET ENTRE OS GRUPOS DE PROFESSORES BOLSISTAS E A PROFESSORA/SUPERVISORA, PARA DEFINIR OS TEMAS E AS TURMAS. NO TRABALHO SÃO ENCONTRADOS RESULTADOS DE ALGUMAS APLICAÇÕES DE ALTERNATIVAS APLICADAS PARA O ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDO QUE FORAM COMUMENTE VIVENCIADAS NO ENSINO REMOTO. DENTRE AS INTERVENÇÕES DESTACARAM-SE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM O USO DE MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS, A GAMIFICAÇÃO, ANIMAÇÕES EM 3D E REPORTAGEM AUDIOVISUAL, ALÉM DE APLICAÇÕES COMO O PADLET E MENTIMETER. OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS CITADOS, DEMONSTRARAM-SE SER VALIOSOS PARA AUXÍLIO NA PRÁTICA DOCENTE VALORIZANDO O ALUNO COMO SUJEITOS DA APRENDIZAGEM E QUE PODEM AQUI AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NA ÁREA DE BIOLOGIA PARA OUTROS PROFESSORES, TANTO NO ENSINO REMOTO COMO PARA O ENSINO PRESENCIAL.