RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO VII E VIII, OFERTADA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. A DISCIPLINA CITADA COMPÕE A ETAPA DE FINALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE DAS/DOS ESTUDANTES E AUXILIA NO SEU PROCESSO DE INSERÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DE FORMA ARTICULADA AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS ONLINE, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE GRUPOS DE DISCUSSÃO COM ESTUDANTES DAS ESCOLAS, FORAM AS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITARAM TRAÇAR UM BREVE PANORAMA ACERCA DAS PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, VIVENCIADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. PARA O TRABALHO, ESCOLHEMOS COMO PONTO DE PARTIDA AS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECÍFICA, SITUADA NA CIDADE DE FORTALEZA, A SABER, A EEEM PROFESSORA EUDES VERAS. AS VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE SOCIOLOGIA OCORRERAM COM TURMAS DO 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO JUSTIFICA-SE, ENTÃO, PELA NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAR, DISCUTIR E TRAZER À TONA NÃO APENAS OS IMPACTOS DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO, MAS TAMBÉM AS PERSPECTIVAS DOS/AS ESTUDANTES E PROFESSORES/AS ACERCA DESSE MODELO DE ENSINO. PARA TANTO E COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DA TEMÁTICA, REALIZOU-SE UM ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO QUE ORIENTOU O TRABALHO DE PESQUISA DURANTE AS ATIVIDADES REALIZADAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. ASSIM, EM DIÁLOGO COM O ROTEIRO, O TRABALHO FOI ESTRUTURADO A PARTIR DE DOIS EIXOS, SENDO ELES: 1. ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTES; 2. ENSINO DE SOCIOLOGIA HOJE: DIÁLOGOS PRÁTICOS, DESCRITIVOS E TEÓRICOS. ESSES DESDOBRAMENTOS E DISCUSSÕES ESTÃO PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, QUE BUSCA PARA ALÉM DE TRAZER UMA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS OBSERVADOS, ANALISÁ-LOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DEBATIDAS AO LONGO DO SEMESTRE. PARA FINS DE COMPARAÇÃO E ANÁLISE, FOI ELABORADA UMA TABELA QUE NOS POSSIBILITOU VISUALIZAR AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD):
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
- SITUAÇÃO EMERGENCIAL E TEMPORÁRIA PARA DAR CONTA DE UMA NECESSIDADE: NÃO PARAR A EDUCAÇÃO;
- NÃO HOUVE PLANEJAMENTO PRÉVIO;
- OCORRE EM MODELO DE TRANSPOSIÇÃO DE AULAS DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO;
- MARCADO POR ENCONTROS SÍNCRONOS, OU SEJA, EM TEMPO REAL;
- OS/AS DOCENTES E DISCENTES NÃO FORAM PREPARADOS/AS E ORIENTADOS/AS PARA O USO DAS FERRAMENTAS QUE SERIAM UTILIZADAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
- PLANEJAMENTO PRÉVIO;
- AULAS GRAVADAS E PLANEJADAS;
- ORIENTAÇÃO DE UM/A TUTOR/A;
- SUPORTE TECNOLÓGICO PARA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS;
- ENCONTROS ASSÍNCRONOS, SÍNCRONOS E PRESENCIAIS;
- OS/ AS DOCENTES SÃO/ ESTÃO PREPARADOS/AS PARA ESSE MODELO DE ENSINO, E SÃO DEVIDAMENTE ORIENTADOS/AS PARA A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DISPONIBILIZADAS.
ESSA TIPOLOGIA AUXILIOU NO PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS E NA ANÁLISE DAS FALAS DOS/DAS INTERLOCUTORES/AS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE KARLA SARAIVA, CLARICE TRAVERSINI E KAMILA LOCKMANN NO ARTIGO INTITULADO “A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: ENSINO REMOTO E EXAUSTÃO DOCENTE” (2020). A PESQUISA REALIZADA PELAS AUTORAS FOI FUNDAMENTAL PARA AS NOSSAS REFLEXÕES ACERCA DO MODELO DE EXAUSTÃO, DENOMINADO PELAS AUTORAS DE 24/7, QUE TAMBÉM TEM ATINGIDO A EDUCAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE. PROCURANDO APROFUNDAR A DISCUSSÃO EM TORNO DO TEMA DA EXAUSTÃO DOCENTE, UTILIZAMOS TAMBÉM A CRÍTICA PRODUZIDA PELO FILÓSOFO SUL COREANO BYUNG-CHUL HAN A RESPEITO DA “SOCIEDADE DO CANSAÇO” (2020), FUNDAMENTAL PARA COMPREENDERMOS O MODOS OPERANDI DO NEOLIBERALISMO NA ERA DIGITAL. RECORREMOS A JUAREZ DAYRELL, POR SUA VEZ, QUE NO ARTIGO “A ESCOLA FAZ AS JUVENTUDES? REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL” (2007), NOS APRESENTA IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PERFIL DAS/DOS ESTUDANTES QUE HOJE FREQUENTAM A ESCOLA PÚBLICA. PARA ORIENTAR A INTERLOCUÇÃO COM O GRUPO DE DIÁLOGO REALIZADO COM OS/AS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADAS REFLEXÕES DO FILÓSOFO EDGAR MORIN (2000), UMA VEZ QUE ESTE NOS TRAZ O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO E DA COMPREENSÃO NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, ATRAVESSADAS PELA PROLIFERAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS, SUAS LIMITAÇÕES E RUÍDOS. NO QUE CONCERNE À PRÁTICA DOCENTE, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E CONVERSAS INFORMAIS COM A PROFESSORA SUPERVISORA DA ESCOLA, TROUXEMOS A FILÓSOFA E EDUCADORA BELL HOOKS EM SUA OBRA “ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” (2013) E MARIA APARECIDA BRIDI, SILVIA MARIA ARAÚJO, BENILDE LENZI MOTIM, NA OBRA “ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO” (2010). TAMBÉM TRAÇAMOS UM DIÁLOGO COM MAURICE TARDIF A PARTIR DO SEU LIVRO “SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL” (2002), QUE NOS AUXILIA A IDENTIFICAR OS SABERES PRÁTICOS E EXPERIENCIAIS DOS/DAS DOCENTES E COMO ESTES SABERES PRECISARAM SER REINVENTADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO. DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES APONTADOS PELOS/AS INTERLOCUTORES/AS, RESSALTAMOS: O ACIRRAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA, QUE REVELOU A GIGANTESCA EXCLUSÃO DIGITAL ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES/AS. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES, CONSTATAMOS QUE HOUVE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE ESTUDANTES COM DIFICULDADE PARA ACESSAR AS AULAS REMOTAS/ONLINE, MESMO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS ADOTADAS PELO GOVERNO ESTADUAL. A ENTRADA PRECOCE NO MERCADO DE TRABALHO, A AUSÊNCIA DE INTERNET EM CASA, O COMPARTILHAMENTO DE APARELHOS CELULARES ENTRE VÁRIOS MEMBROS DA FAMÍLIA, INFRAESTRUTURA INADEQUADA PARA AS AULAS ONLINE, EXAUSTÃO E TRANSTORNOS EMOCIONAIS SÃO ALGUNS DOS PROBLEMAS MAIS IDENTIFICADOS AO LONGO DAS OBSERVAÇÕES E CONVERSAS COM A PROFESSORA DE SOCIOLOGIA E ESTUDANTES. SÃO ASPECTOS QUE MARCAM AS PERSPECTIVAS DISCENTES E DOCENTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. TAIS PROBLEMAS PRECISAM DE UMA REFLEXÃO MAIS APURADA EM UM CENÁRIO ONDE CRESCEM AS DISPUTAS E OS INTERESSES DO SETOR PRIVADO NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
REFERÊNCIAS:
BRIDI, MARIA APARECIDA; ARAÚJO, SILVIA MARIA DE; MOTIM, BENILDE LENZI. ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2010. DAYRELL, JUAREZ. A ESCOLA “FAZ” AS JUVENTUDES? REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, V. 28, N. 100 – ESPECIAL, P. 1105-1128, 2007. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOOGLE.COM/URL?SA=T&SOURCE=WEB&RCT=J&URL=HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/ES/V28N100/A2228100&VED=2AHUKEWIE67VRNVZUAHUMH7KGHFVYDHCQFJAAEGQIAXAD&USG=AOVVAW0XRWNO> ACESSO EM 4 JUL. 2021.
DAYRELL, JUAREZ. A ESCOLA FAZ AS JUVENTUDES? REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL. REVISTA EDUC. SOC., CAMPINAS, VOL. 28, N. 100 - ESPECIAL, P. 1105-1128, OUT. 2007.
HAN, BYUNG-CHUL. SOCIEDADE DO CANSAÇO. RIO DE JANEIRO, EDITORA VOZES, 2020.
HOOKS, BELL. ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE. TRADUÇÃO DE MARCELO BRANDÃO CIPOLLA. SÃO PAULO: EDITORA WMF MARTINS FONTES, 2013.
MORIN, EDGAR. OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO. 2ª ED., SÃO PAULO: CORTEZ, BRASÍLIA, DF: UNESCO, 2000.
SARAIVA, KARLA; TRAVERSINI, CLARICE. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: ENSINO REMOTO E EXAUSTÃO DOCENTE. PRÁXIS EDUCATIVA, PONTA GROSSA, V. 15, E2016289, P. 1-24, 2020.
TARDIF, MAURICE. SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 2002.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO; ENSINO DE SOCIOLOGIA; TRABALHO DOCENTE; JUVENTUDES.