Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINAR MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA: UMA REALIDADE POSSÍVEL

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMATO REMOTO DE ENSINO, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84720
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 634
    "inscrito_id" => 1006
    "titulo" => "ENSINAR MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA: UMA REALIDADE POSSÍVEL"
    "resumo" => "O CONTEXTO PANDÊMICO, OCASIONADO PELA COVID-19, AFETOU DIVERSOS SETORES INCLUSIVE O EDUCACIONAL, FAZENDO COM QUE PROFESSORES DE TODOS OS NÍVEIS, DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, BUSCASSEM O AUXÍLIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DAR CONTINUIDADE ÀS AULAS. NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) ISSO TAMBÉM OCORREU E, UMA DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO FORMATO REMOTO UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS FOI O “ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO”. ISSO JUSTIFICA ESSE ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL OBSERVAR E DESCREVER AS AULAS DE MATEMÁTICA REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA. PARA FUNDAMENTAR ESTA INVESTIGAÇÃO, DENTRE OS AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA, DESTACAM-SE: VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE NAS PROPOSIÇÕES DE MINAYO (2007), EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE PÚBLICA, DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DOIS ESTAGIÁRIOS E A PROFESSORA ORIENTADORA DA DISCIPLINA “ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO” DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2020. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS CONSTATADOS, VIA AS OBSERVAÇÕES NAS AULAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO OS ESTAGIÁRIOS CRIARAM UM GRUPO DE WHATSAPP PARA SERVIR COMO VIA DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, ALÉM DE APRESENTAREM OS APLICATIVOS QUE SERIAM UTILIZADOS PARA AS AULAS REMOTAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, PARA MOMENTOS SÍNCRONOS (COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL), E O GOOGLE CLASSROOM, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS (NÃO HÁ NECESSIDADE DE TRANSMISSÕES AO VIVO). AS AULAS FORAM ELABORADAS E EXECUTADAS DE ACORDO COM AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE CONSTAM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS CONTEÚDOS SELECIONADOS E ESTUDADOS FORAM SINTETIZADOS DA SEGUINTE MANEIRA: I) NÚMEROS: OPERAÇÕES NUMÉRICAS, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO E FUNÇÃO; II) GEOMETRIA: FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS; III) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: INTRODUÇÃO DE PROBABILIDADE E ESPAÇO AMOSTRAL; IV) GRANDEZAS E MEDIDAS: MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MEDIDAS DE CAPACIDADE, MEDIDAS DE MASSA E MEDIDAS DE VOLUME; V)ÁLGEBRA: PLANO CARTESIANO, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E FUNÇÃO DO 2º GRAU. FEITA ESSA SINTETIZAÇÃO, VALE DESTACAR QUE TODOS OS ASSUNTOS ABORDADOS EM AULA FORAM MINISTRADOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DE EXEMPLOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS, BEM COMO SUAS SOLUÇÕES. APESAR DE UMA BUSCA ATIVA PELA INTERAÇÃO PROMOVIDA PELOS ESTAGIÁRIOS, OS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO SE MOSTRARAM TÍMIDOS NO DECORRER DAS PRIMEIRAS AULAS. POR ESTE MOTIVO O LINK DAS AULAS, QUE ERAM REALIZADAS PELO GOOGLE MEET, PASSOU A SER ENVIADO ALGUNS MINUTOS ANTES DO HORÁRIO DA AULA PARA QUE PROPICIASSE, DE CERTO MODO, UM MOMENTO EXTRA DE INTERAÇÃO ENTRE ESTAGIÁRIOS E ESTUDANTES QUE SE AMPLIAVA À MEDIDA QUE ENTRAVAM NA SALA VIRTUAL. QUANTO À RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA, PROPOSTAS PELOS ESTAGIÁRIOS, ERA SOLICITADO AOS ALUNOS QUE RESOLVESSEM AS QUESTÕES NO CADERNO, UTILIZASSEM O WHATSAPP PARA QUE PUDESSEM ENVIAR SUAS RESPOSTAS, FICANDO ATENTOS EM INSERIR O PASSO A PASSO UTILIZADO PARA RESOLVER CADA UMA DELAS. DE MODO GERAL, FICOU PERCEPTÍVEL QUE OS ESTAGIÁRIOS TINHAM UMA PREOCUPAÇÃO MUITO GRANDE QUANTO SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS E O PLANEJAMENTO DAS AULAS, QUE SEMPRE OCORRIAM SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DE ESTÁGIO. ALÉM DISSO, CONDUZIRAM AS AULAS VINCULANDO-AS A SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, FATOR QUE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA AMPLIAR A INTERAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES. OUTRO ASPECTO QUE VALE DESTACAR É O CUIDADO POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS NA BUSCA POR INTERAÇÃO PARA COM OS ALUNOS NO DECORRER DE CADA DIA DA SEMANA QUE ANTECEDIA AS AULAS, E OCORRIA POR MEIO DE MENSAGENS DE INCENTIVO QUE, TAMBÉM, ERAM ENVIADAS VIA WHATSAPP. NESSE PROCESSO, FAZ-SE NECESSÁRIO DESTACAR ALGUMAS LACUNAS E DIFICULDADES ENVOLVIDAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NESSE FORMATO, TAIS COMO: DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TER QUE APRENDER A USAR NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, INTERNET DE BAIXA QUALIDADE E A FALTA DO CONTATO PRESENCIAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR. NO ENTANTO,  APESAR DE TUDO ISSO, OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE PELAS AULAS E AOS POUCOS FORAM CONSEGUINDO OBTER MELHORIAS NAS HABILIDADES MATEMÁTICAS REFERENTE AS UNIDADES TEMÁTICAS E CONTEÚDOS MINISTRADOS. PORTANTO, PODE-SE INFERIR QUE AS AULAS NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O PRESENCIAL, MAS, EM UM MOMENTO PANDÊMICO, FOI UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL PARA QUE OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO QUE ESTAVAM SEM AULAS E QUE FARIAM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), VISLUMBRANDO UMA VAGA NO ENSINO SUPERIOR, TIVESSEM UMA OPORTUNIDADE DE ACESSO AOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E CONSEGUISSEM REASCENDER AS ESPERANÇAS DE PARTICIPAR DO PROCESSO, MESMO EM CONDIÇÕES TÃO ADVERSAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMATO REMOTO DE ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1006_16112021222223.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DE LIMA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressalimapere@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84720
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 634
    "inscrito_id" => 1006
    "titulo" => "ENSINAR MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA: UMA REALIDADE POSSÍVEL"
    "resumo" => "O CONTEXTO PANDÊMICO, OCASIONADO PELA COVID-19, AFETOU DIVERSOS SETORES INCLUSIVE O EDUCACIONAL, FAZENDO COM QUE PROFESSORES DE TODOS OS NÍVEIS, DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, BUSCASSEM O AUXÍLIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DAR CONTINUIDADE ÀS AULAS. NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) ISSO TAMBÉM OCORREU E, UMA DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO FORMATO REMOTO UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS FOI O “ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO”. ISSO JUSTIFICA ESSE ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL OBSERVAR E DESCREVER AS AULAS DE MATEMÁTICA REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA. PARA FUNDAMENTAR ESTA INVESTIGAÇÃO, DENTRE OS AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA, DESTACAM-SE: VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE NAS PROPOSIÇÕES DE MINAYO (2007), EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE PÚBLICA, DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DOIS ESTAGIÁRIOS E A PROFESSORA ORIENTADORA DA DISCIPLINA “ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO” DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2020. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS CONSTATADOS, VIA AS OBSERVAÇÕES NAS AULAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO OS ESTAGIÁRIOS CRIARAM UM GRUPO DE WHATSAPP PARA SERVIR COMO VIA DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, ALÉM DE APRESENTAREM OS APLICATIVOS QUE SERIAM UTILIZADOS PARA AS AULAS REMOTAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, PARA MOMENTOS SÍNCRONOS (COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL), E O GOOGLE CLASSROOM, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS (NÃO HÁ NECESSIDADE DE TRANSMISSÕES AO VIVO). AS AULAS FORAM ELABORADAS E EXECUTADAS DE ACORDO COM AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE CONSTAM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS CONTEÚDOS SELECIONADOS E ESTUDADOS FORAM SINTETIZADOS DA SEGUINTE MANEIRA: I) NÚMEROS: OPERAÇÕES NUMÉRICAS, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO E FUNÇÃO; II) GEOMETRIA: FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS; III) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: INTRODUÇÃO DE PROBABILIDADE E ESPAÇO AMOSTRAL; IV) GRANDEZAS E MEDIDAS: MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MEDIDAS DE CAPACIDADE, MEDIDAS DE MASSA E MEDIDAS DE VOLUME; V)ÁLGEBRA: PLANO CARTESIANO, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E FUNÇÃO DO 2º GRAU. FEITA ESSA SINTETIZAÇÃO, VALE DESTACAR QUE TODOS OS ASSUNTOS ABORDADOS EM AULA FORAM MINISTRADOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DE EXEMPLOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS, BEM COMO SUAS SOLUÇÕES. APESAR DE UMA BUSCA ATIVA PELA INTERAÇÃO PROMOVIDA PELOS ESTAGIÁRIOS, OS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO SE MOSTRARAM TÍMIDOS NO DECORRER DAS PRIMEIRAS AULAS. POR ESTE MOTIVO O LINK DAS AULAS, QUE ERAM REALIZADAS PELO GOOGLE MEET, PASSOU A SER ENVIADO ALGUNS MINUTOS ANTES DO HORÁRIO DA AULA PARA QUE PROPICIASSE, DE CERTO MODO, UM MOMENTO EXTRA DE INTERAÇÃO ENTRE ESTAGIÁRIOS E ESTUDANTES QUE SE AMPLIAVA À MEDIDA QUE ENTRAVAM NA SALA VIRTUAL. QUANTO À RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA, PROPOSTAS PELOS ESTAGIÁRIOS, ERA SOLICITADO AOS ALUNOS QUE RESOLVESSEM AS QUESTÕES NO CADERNO, UTILIZASSEM O WHATSAPP PARA QUE PUDESSEM ENVIAR SUAS RESPOSTAS, FICANDO ATENTOS EM INSERIR O PASSO A PASSO UTILIZADO PARA RESOLVER CADA UMA DELAS. DE MODO GERAL, FICOU PERCEPTÍVEL QUE OS ESTAGIÁRIOS TINHAM UMA PREOCUPAÇÃO MUITO GRANDE QUANTO SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS E O PLANEJAMENTO DAS AULAS, QUE SEMPRE OCORRIAM SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DE ESTÁGIO. ALÉM DISSO, CONDUZIRAM AS AULAS VINCULANDO-AS A SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, FATOR QUE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA AMPLIAR A INTERAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES. OUTRO ASPECTO QUE VALE DESTACAR É O CUIDADO POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS NA BUSCA POR INTERAÇÃO PARA COM OS ALUNOS NO DECORRER DE CADA DIA DA SEMANA QUE ANTECEDIA AS AULAS, E OCORRIA POR MEIO DE MENSAGENS DE INCENTIVO QUE, TAMBÉM, ERAM ENVIADAS VIA WHATSAPP. NESSE PROCESSO, FAZ-SE NECESSÁRIO DESTACAR ALGUMAS LACUNAS E DIFICULDADES ENVOLVIDAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NESSE FORMATO, TAIS COMO: DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TER QUE APRENDER A USAR NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, INTERNET DE BAIXA QUALIDADE E A FALTA DO CONTATO PRESENCIAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR. NO ENTANTO,  APESAR DE TUDO ISSO, OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE PELAS AULAS E AOS POUCOS FORAM CONSEGUINDO OBTER MELHORIAS NAS HABILIDADES MATEMÁTICAS REFERENTE AS UNIDADES TEMÁTICAS E CONTEÚDOS MINISTRADOS. PORTANTO, PODE-SE INFERIR QUE AS AULAS NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O PRESENCIAL, MAS, EM UM MOMENTO PANDÊMICO, FOI UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL PARA QUE OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO QUE ESTAVAM SEM AULAS E QUE FARIAM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), VISLUMBRANDO UMA VAGA NO ENSINO SUPERIOR, TIVESSEM UMA OPORTUNIDADE DE ACESSO AOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E CONSEGUISSEM REASCENDER AS ESPERANÇAS DE PARTICIPAR DO PROCESSO, MESMO EM CONDIÇÕES TÃO ADVERSAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMATO REMOTO DE ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1006_16112021222223.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DE LIMA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressalimapere@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O CONTEXTO PANDÊMICO, OCASIONADO PELA COVID-19, AFETOU DIVERSOS SETORES INCLUSIVE O EDUCACIONAL, FAZENDO COM QUE PROFESSORES DE TODOS OS NÍVEIS, DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, BUSCASSEM O AUXÍLIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DAR CONTINUIDADE ÀS AULAS. NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) ISSO TAMBÉM OCORREU E, UMA DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO FORMATO REMOTO UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS FOI O “ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO”. ISSO JUSTIFICA ESSE ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL OBSERVAR E DESCREVER AS AULAS DE MATEMÁTICA REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA. PARA FUNDAMENTAR ESTA INVESTIGAÇÃO, DENTRE OS AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA, DESTACAM-SE: VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE NAS PROPOSIÇÕES DE MINAYO (2007), EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE PÚBLICA, DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DOIS ESTAGIÁRIOS E A PROFESSORA ORIENTADORA DA DISCIPLINA “ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO” DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2020. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS CONSTATADOS, VIA AS OBSERVAÇÕES NAS AULAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO OS ESTAGIÁRIOS CRIARAM UM GRUPO DE WHATSAPP PARA SERVIR COMO VIA DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, ALÉM DE APRESENTAREM OS APLICATIVOS QUE SERIAM UTILIZADOS PARA AS AULAS REMOTAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, PARA MOMENTOS SÍNCRONOS (COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL), E O GOOGLE CLASSROOM, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS (NÃO HÁ NECESSIDADE DE TRANSMISSÕES AO VIVO). AS AULAS FORAM ELABORADAS E EXECUTADAS DE ACORDO COM AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE CONSTAM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS CONTEÚDOS SELECIONADOS E ESTUDADOS FORAM SINTETIZADOS DA SEGUINTE MANEIRA: I) NÚMEROS: OPERAÇÕES NUMÉRICAS, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO E FUNÇÃO; II) GEOMETRIA: FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS; III) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: INTRODUÇÃO DE PROBABILIDADE E ESPAÇO AMOSTRAL; IV) GRANDEZAS E MEDIDAS: MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MEDIDAS DE CAPACIDADE, MEDIDAS DE MASSA E MEDIDAS DE VOLUME; V)ÁLGEBRA: PLANO CARTESIANO, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E FUNÇÃO DO 2º GRAU. FEITA ESSA SINTETIZAÇÃO, VALE DESTACAR QUE TODOS OS ASSUNTOS ABORDADOS EM AULA FORAM MINISTRADOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DE EXEMPLOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS, BEM COMO SUAS SOLUÇÕES. APESAR DE UMA BUSCA ATIVA PELA INTERAÇÃO PROMOVIDA PELOS ESTAGIÁRIOS, OS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO SE MOSTRARAM TÍMIDOS NO DECORRER DAS PRIMEIRAS AULAS. POR ESTE MOTIVO O LINK DAS AULAS, QUE ERAM REALIZADAS PELO GOOGLE MEET, PASSOU A SER ENVIADO ALGUNS MINUTOS ANTES DO HORÁRIO DA AULA PARA QUE PROPICIASSE, DE CERTO MODO, UM MOMENTO EXTRA DE INTERAÇÃO ENTRE ESTAGIÁRIOS E ESTUDANTES QUE SE AMPLIAVA À MEDIDA QUE ENTRAVAM NA SALA VIRTUAL. QUANTO À RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA, PROPOSTAS PELOS ESTAGIÁRIOS, ERA SOLICITADO AOS ALUNOS QUE RESOLVESSEM AS QUESTÕES NO CADERNO, UTILIZASSEM O WHATSAPP PARA QUE PUDESSEM ENVIAR SUAS RESPOSTAS, FICANDO ATENTOS EM INSERIR O PASSO A PASSO UTILIZADO PARA RESOLVER CADA UMA DELAS. DE MODO GERAL, FICOU PERCEPTÍVEL QUE OS ESTAGIÁRIOS TINHAM UMA PREOCUPAÇÃO MUITO GRANDE QUANTO SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS E O PLANEJAMENTO DAS AULAS, QUE SEMPRE OCORRIAM SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DE ESTÁGIO. ALÉM DISSO, CONDUZIRAM AS AULAS VINCULANDO-AS A SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, FATOR QUE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA AMPLIAR A INTERAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES. OUTRO ASPECTO QUE VALE DESTACAR É O CUIDADO POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS NA BUSCA POR INTERAÇÃO PARA COM OS ALUNOS NO DECORRER DE CADA DIA DA SEMANA QUE ANTECEDIA AS AULAS, E OCORRIA POR MEIO DE MENSAGENS DE INCENTIVO QUE, TAMBÉM, ERAM ENVIADAS VIA WHATSAPP. NESSE PROCESSO, FAZ-SE NECESSÁRIO DESTACAR ALGUMAS LACUNAS E DIFICULDADES ENVOLVIDAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NESSE FORMATO, TAIS COMO: DIFICULDADES EM SE ADAPTAR A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TER QUE APRENDER A USAR NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, INTERNET DE BAIXA QUALIDADE E A FALTA DO CONTATO PRESENCIAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR. NO ENTANTO, APESAR DE TUDO ISSO, OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE PELAS AULAS E AOS POUCOS FORAM CONSEGUINDO OBTER MELHORIAS NAS HABILIDADES MATEMÁTICAS REFERENTE AS UNIDADES TEMÁTICAS E CONTEÚDOS MINISTRADOS. PORTANTO, PODE-SE INFERIR QUE AS AULAS NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O PRESENCIAL, MAS, EM UM MOMENTO PANDÊMICO, FOI UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL PARA QUE OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO QUE ESTAVAM SEM AULAS E QUE FARIAM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), VISLUMBRANDO UMA VAGA NO ENSINO SUPERIOR, TIVESSEM UMA OPORTUNIDADE DE ACESSO AOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E CONSEGUISSEM REASCENDER AS ESPERANÇAS DE PARTICIPAR DO PROCESSO, MESMO EM CONDIÇÕES TÃO ADVERSAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.