RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85020 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n RECURSOS DIDÁTICOS SÃO TODAS AS FERRAMENTAS UTILIZADAS COMO FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ANO LETIVO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO MOSTRA A APLICABILIDADE DE DIFERENTES METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), OCORRENDO NO COLÉGIO LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE, DURANTE O MÓDULO 2 NA FASE DE REGÊNCIA EM DUAS TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 6º 4 E 7º ANO 4, ENVOLVENDO EM TORNO DE 45 ALUNOS. NO PERPASSAR DA REGÊNCIA FORAM MINISTRADOS CONTEÚDOS NAS AULAS EXPOSITIVAS E POSTERIORMENTE REALIZADOS JOGOS E EXPERIMENTOS, ONDE FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ESSES RECURSOS PODEM REPARAR A AUSÊNCIA DE EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS COMO OS DE LABORATÓRIOS. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FICOU EXPLÍCITO O POTENCIAL DA PROPOSTA DIDÁTICA, UMA VEZ QUE A MOTIVAÇÃO PERMITIU AOS ALUNOS OBSERVAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA NO PROCESSO. VALE ENFATIZAR QUE, O PRP TEM OFERECIDO AMPLO CONHECIMENTO, AGUÇANDO NOSSA TOMADA DE DECISÕES E NOS DANDO UM MOMENTO DE EXPERIÊNCIA, OU SEJA, NOS CAPACITANDO PARA AGIR DENTRO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E SEMPRE BUSCANDO APLICAR MÉTODOS DIFERENTES DA AULA EXPOSITIVA. TENTANDO ENGAJAR OS ALUNOS NO UNIVERSO DA CIÊNCIA, COMO FORMA DE MOTIVÁ-LOS A SEREM RESPONSÁVEIS NA BUSCA DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID455_11102021142156.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEICIANE SÁ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEICI" "autor_email" => "maria.silva59@estudante.i" "autor_ies" => "IFTO - CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85020 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n RECURSOS DIDÁTICOS SÃO TODAS AS FERRAMENTAS UTILIZADAS COMO FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ANO LETIVO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO MOSTRA A APLICABILIDADE DE DIFERENTES METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), OCORRENDO NO COLÉGIO LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE, DURANTE O MÓDULO 2 NA FASE DE REGÊNCIA EM DUAS TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 6º 4 E 7º ANO 4, ENVOLVENDO EM TORNO DE 45 ALUNOS. NO PERPASSAR DA REGÊNCIA FORAM MINISTRADOS CONTEÚDOS NAS AULAS EXPOSITIVAS E POSTERIORMENTE REALIZADOS JOGOS E EXPERIMENTOS, ONDE FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ESSES RECURSOS PODEM REPARAR A AUSÊNCIA DE EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS COMO OS DE LABORATÓRIOS. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FICOU EXPLÍCITO O POTENCIAL DA PROPOSTA DIDÁTICA, UMA VEZ QUE A MOTIVAÇÃO PERMITIU AOS ALUNOS OBSERVAR E PARTICIPAR DE FORMA MAIS ATIVA NO PROCESSO. VALE ENFATIZAR QUE, O PRP TEM OFERECIDO AMPLO CONHECIMENTO, AGUÇANDO NOSSA TOMADA DE DECISÕES E NOS DANDO UM MOMENTO DE EXPERIÊNCIA, OU SEJA, NOS CAPACITANDO PARA AGIR DENTRO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E SEMPRE BUSCANDO APLICAR MÉTODOS DIFERENTES DA AULA EXPOSITIVA. TENTANDO ENGAJAR OS ALUNOS NO UNIVERSO DA CIÊNCIA, COMO FORMA DE MOTIVÁ-LOS A SEREM RESPONSÁVEIS NA BUSCA DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID455_11102021142156.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEICIANE SÁ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEICI" "autor_email" => "maria.silva59@estudante.i" "autor_ies" => "IFTO - CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }