O USO DO INSTAGRAM E DO PADLET COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E AVALORIZAÇÃO DA LITERATURA CEARENSE NO ENSINO MÉDIO, EM TEMPOS REMOTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84902 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 771 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "O USO DO INSTAGRAM E DO PADLET COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E AVALORIZAÇÃO DA LITERATURA CEARENSE NO ENSINO MÉDIO, EM TEMPOS REMOTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID" "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE \r\n DUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O INSTAGRAM E O PADLET, NO ENSINO DA LITERATURA CEARENSE, NO CONTEXTO DE \r\n AULAS REMOTAS. TAL RELATO É ADVINDO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À \r\n DOCÊNCIA (PIBID), APROVADO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS UMIRIM, O QUE \r\n RESULTOU EM UM PROJETO APLICADO EM UMA ESCOLA LOCAL DE ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA TEM UM CUNHO \r\n DE PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL (LEWIN, 1946), A PARTIR DA QUAL AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS SÃO MEDIADAS \r\n POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE OUTROS AUTORES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS \r\n OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM E DO PADLET COLABOROU, DE FORMA EFICIENTE, PARA A \r\n CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EDUCATIVOS MAIS ATRAENTES, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A \r\n PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, O QUE AMENIZOU O CENÁRIO DE \r\n DISTANCIAMENTO OCASIONADO PELO ENSINO REMOTO. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PIBID, INSTAGRAM, PADLET, LITERATURA CEARENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID637_18112021213628.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVANA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEO" "autor_email" => "jeovana.rodrigues.silva07" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84902 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 771 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "O USO DO INSTAGRAM E DO PADLET COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E AVALORIZAÇÃO DA LITERATURA CEARENSE NO ENSINO MÉDIO, EM TEMPOS REMOTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID" "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE \r\n DUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O INSTAGRAM E O PADLET, NO ENSINO DA LITERATURA CEARENSE, NO CONTEXTO DE \r\n AULAS REMOTAS. TAL RELATO É ADVINDO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À \r\n DOCÊNCIA (PIBID), APROVADO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS UMIRIM, O QUE \r\n RESULTOU EM UM PROJETO APLICADO EM UMA ESCOLA LOCAL DE ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA TEM UM CUNHO \r\n DE PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL (LEWIN, 1946), A PARTIR DA QUAL AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS SÃO MEDIADAS \r\n POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE OUTROS AUTORES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS \r\n OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM E DO PADLET COLABOROU, DE FORMA EFICIENTE, PARA A \r\n CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EDUCATIVOS MAIS ATRAENTES, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A \r\n PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, O QUE AMENIZOU O CENÁRIO DE \r\n DISTANCIAMENTO OCASIONADO PELO ENSINO REMOTO. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PIBID, INSTAGRAM, PADLET, LITERATURA CEARENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID637_18112021213628.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVANA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEO" "autor_email" => "jeovana.rodrigues.silva07" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }