PIBID/ARTES – UERJ E BIBLIOTECA DE AULAS CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE ESCUTA ATIVA E SEGURA PARA OS ALUNOS ATRAVÉS DAS JORNADAS DE AFETO – RELATO DE EXPERIENCIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84938 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 819 "titulo" => "PIBID/ARTES – UERJ E BIBLIOTECA DE AULAS CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE ESCUTA ATIVA E SEGURA PARA OS ALUNOS ATRAVÉS DAS JORNADAS DE AFETO – RELATO DE EXPERIENCIA" "resumo" => "ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA DE APLICAR O MÉTODO DE JORNADAS PELO WHATSAPP, DESENVOLVIDO PELO PROJETO SOCIAL BIBLIOTECA DE AULAS, NAS ESCOLAS EM QUE O PIBID/ARTES - UERJ ATUA. POR MEIO DAS JORNADAS DO AFETO FOI POSSÍVEL INTERAGIR COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS, PROPORCIONANDO UM ESPAÇO DE ESCUTA ATIVA ONDE DIALOGAMOS SOBRE ANSIEDADE, EXPECTATIVAS E ANGÚSTIA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA, E COMO LIDAR COM ESSAS QUESTÕES ATRAVÉS DA ARTE. COM ESSA EXPERIÊNCIA, NOS SURPREENDEMOS COM A INTERAÇÃO E RETORNO POSITIVO DOS ALUNOS. A ESCOLHA DA PLATAFORMA ─ EXPLORANDO O UNIVERSO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DESCRITA POR M. GOHN ─ E O USO DE UMA LINGUAGEM QUE JÁ FAZ PARTE DO MUNDO DELES, CONTRIBUIU PARA O SUCESSO DA PROPOSTA AO APROXIMAR A ESCOLA AO UNIVERSO DO ALUNO. ALÉM DISSO, AS JORNADAS SE UTILIZAM DE ALGUNS CONCEITOS DESCRITOS POR BELL HOOKS E PAULO FREIRE COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO ATIVA E AUTÔNOMA DOS ESTUDANTES. PELOS RELATOS DOS SUPERVISORES, VIMOS COMO A ATIVIDADE APROXIMOU OS ALUNOS DE SEUS PARES E DE SEUS PROFESSORES, E COMO AS QUESTÕES APRESENTADAS ECOARAM EM OUTROS MOMENTOS, TORNANDO OS ALUNOS MAIS ATIVOS NAS AULAS. ENTENDEMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA NÃO SUBSTITUI AS AÇÕES E ATIVIDADES APLICADAS PELA ESCOLA, NO ENTANTO, TANTO O MÉTODO DESENVOLVIDO QUANTO A FERRAMENTA UTILIZADA PODEM SE TORNAR ALIADOS AO ALCANÇAR OS ALUNOS E DESPERTAR O INTERESSE DOS MESMOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "AFETO, ARTES, INTERAÇÃO, PIBID, WHATSAPP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID819_25102021235726.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA FIGUEIREDO MACHADO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GIULIA" "autor_email" => "giuliaf.ferreira@gmail.co" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84938 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 819 "titulo" => "PIBID/ARTES – UERJ E BIBLIOTECA DE AULAS CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE ESCUTA ATIVA E SEGURA PARA OS ALUNOS ATRAVÉS DAS JORNADAS DE AFETO – RELATO DE EXPERIENCIA" "resumo" => "ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA DE APLICAR O MÉTODO DE JORNADAS PELO WHATSAPP, DESENVOLVIDO PELO PROJETO SOCIAL BIBLIOTECA DE AULAS, NAS ESCOLAS EM QUE O PIBID/ARTES - UERJ ATUA. POR MEIO DAS JORNADAS DO AFETO FOI POSSÍVEL INTERAGIR COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS, PROPORCIONANDO UM ESPAÇO DE ESCUTA ATIVA ONDE DIALOGAMOS SOBRE ANSIEDADE, EXPECTATIVAS E ANGÚSTIA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA, E COMO LIDAR COM ESSAS QUESTÕES ATRAVÉS DA ARTE. COM ESSA EXPERIÊNCIA, NOS SURPREENDEMOS COM A INTERAÇÃO E RETORNO POSITIVO DOS ALUNOS. A ESCOLHA DA PLATAFORMA ─ EXPLORANDO O UNIVERSO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DESCRITA POR M. GOHN ─ E O USO DE UMA LINGUAGEM QUE JÁ FAZ PARTE DO MUNDO DELES, CONTRIBUIU PARA O SUCESSO DA PROPOSTA AO APROXIMAR A ESCOLA AO UNIVERSO DO ALUNO. ALÉM DISSO, AS JORNADAS SE UTILIZAM DE ALGUNS CONCEITOS DESCRITOS POR BELL HOOKS E PAULO FREIRE COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO ATIVA E AUTÔNOMA DOS ESTUDANTES. PELOS RELATOS DOS SUPERVISORES, VIMOS COMO A ATIVIDADE APROXIMOU OS ALUNOS DE SEUS PARES E DE SEUS PROFESSORES, E COMO AS QUESTÕES APRESENTADAS ECOARAM EM OUTROS MOMENTOS, TORNANDO OS ALUNOS MAIS ATIVOS NAS AULAS. ENTENDEMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA NÃO SUBSTITUI AS AÇÕES E ATIVIDADES APLICADAS PELA ESCOLA, NO ENTANTO, TANTO O MÉTODO DESENVOLVIDO QUANTO A FERRAMENTA UTILIZADA PODEM SE TORNAR ALIADOS AO ALCANÇAR OS ALUNOS E DESPERTAR O INTERESSE DOS MESMOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "AFETO, ARTES, INTERAÇÃO, PIBID, WHATSAPP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID819_25102021235726.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA FIGUEIREDO MACHADO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GIULIA" "autor_email" => "giuliaf.ferreira@gmail.co" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }