A BIOTECNOLOGIA VEM MODIFICANDO E MELHORANDO A PRODUÇÃO DE DIVERSAS TECNOLOGIAS, INSERIDA NO COTIDIANO. O OBJETIVO DO TRABALHO É QUE O ESTUDANTE POSSA RECONHECER ESSAS BIOTECNOLOGIAS NO SEU DIA A DIA IDENTIFICANDO O SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR, ATUANTES NA SOCIEDADE CAPAZES DE APONTAR SEU PONTO DE VISTA A PARTIR DE UM CONTEÚDO PRÉ-DEFINIDO. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA. AS DUAS PERGUNTAS REALIZADAS SOLICITAVAM QUE OS ALUNOS DESCREVESSEM QUAL ÁREA DA BIOTECNOLOGIA GOSTARIAM DE ATUAR E QUAL PROBLEMA DA SOCIEDADE GOSTARIAM DE RESOLVER; A OUTRA PERGUNTA ESTAVA RELACIONADA COM UMA TÉCNICA BIOTECNOLÓGICA. INICIALMENTE OS ALUNOS FORAM INSERIDOS AO CONTEÚDO POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS BASEADAS NAS REFLEXÕES CTS E ENTÃO INSTIGADOS A RESPONDEREM AS QUESTÕES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS POSSUEM SENSO CRÍTICO DESDE QUE INSTIGADOS A DEMONSTRAREM SUAS OPINIÕES, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS.