A PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE E AS SUAS POTENCIALIDADES
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CONVIVER E SER HOSPITALEIRO PASSA PELO ATO DE ENTENDER QUE A PLURALIDADE QUE HÁ NO OUTRO NÃO NOS ANULA, MAS REAFIRMA E REINVENTA O QUE NÓS SOMOS. A CONSCIÊNCIA DE SER UM SUJEITO PRESENTE NO MUITO, APONTADO POR FREIRE (1997), DE ACORDO COM BAPTISTA É INSEPARÁVEL DA CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS NO MUNDO, E DIANTE DISSO É FUNDAMENTAL NÃO SOMENTE O RECONHECIMENTO DE UMA PLURALIDADE EXISTENTE NA SOCIEDADE, MAS TAMBÉM UM CONJUNTO DE EXIGÊNCIAS ÉTICAS QUE ESTEJAM ALINHADOS À NECESSIDADE E AO DESEJO DE CONVIVER EM COMUNIDADE COM OS OUTROS. ESSAS EXIGÊNCIAS, DE ACORDO COM BAPTISTA (2005, P. 46): "SERVEM PARA NOS ENTENDERMOS, PARA COMUNICARMOS, PARA PARTICIPARMOS, PARA APRENDERMOS." A VISTA DISSO, NOTA-SE A ESSENCIALIDADE DE NÃO APENAS COEXISTIR, MAS TAMBÉM DE CONVIVER COM OS OUTROS, RECONHECENDO QUE SOMOS IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS, MAS QUE TAMBÉM SOMOS DIFERENTES POR VÁRIOS MOTIVOS CIRCUNSTANCIAIS (JARES, 2008, P. 44). 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