Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A EXPERIÊNCIA DO PIBID/CAPES DE GEOGRAFIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO REMOTO, PIBID, , Comunicação Oral (CO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
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      SEGUNDO ROCHA E QUINTÃO (2020) OS PROBLEMAS MAIS IDENTIFICADOS NO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) SÃO: ESTRUTURAS INADEQUADAS, A FALTA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA ATUAREM NESTE MODELO DE ENSINO COM A FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ESTE ATENDIMENTO, A FALTA DE PLANEJAMENTO, A DIFICULDADE NA PROGRAMAÇÃO, A FALTA DE RECONHECIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA EDUCACIONAL E A AUSÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS. AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NESTE TEXTO RESULTARAM DE UM LEVANTAMENTO FEITO PELOS BOLSISTAS DE GEOGRAFIA, QUE ACOMPANHARAM DE PERTO OS DESAFIOS DO ERE, NA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS, ENQUANTO GRADUANDOS E SIMULTÂNEAMENTE NA EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL LICENCIADO, OU DO FUTURO PROFESSOR, OPORTUNIDADE OFERECIDA PELO PIBID NA ESFERA ESCOLAR. O LEVANTAMENTO QUE SUBSIDIOU A PESQUISA FOI REALIZADO COM ALUNOS DE DOIS COLÉGIOS ESTADUAIS LOCALIZADOS NA CIDADE DE MARINGÁ/PR: COLÉGIO ESTADUAL VITAL BRASIL E COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE POLO, OBJETIVANDO DEMONSTRAR A PARTIR DE DADOS, A REALIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, DURANTE O PERÍODO LETIVO ESCOLAR DOS ANOS DE 2020 E 2021, OS ANOS ACOMETIDOS PELA PANDEMIA DE COVID-19. FOI ELABORADO UMA SÉRIE DE QUESTÕES PELO GOOGLE FORMULÁRIOS, PARA A COLETA DE DADOS, QUE FICOU DISPONÍVEL PARA OS ALUNOS PREENCHEREM NO PERÍODO DE CINCO DIAS (30 DE AGOSTO A 3 DE SETEMBRO DE 2021), CONTENDO DOZE PERGUNTAS RELACIONADAS AO ENSINO REMOTO. AS PERGUNTAS INICIAIS CARACTERIZARAM O PERFIL SOCIAL DOS ALUNOS; IDENTIFICOU A ESCOLA QUE FREQUENTAVAM; A IDADE QUE TINHAM, MAS MANTENDO O ANONIMATO DA IDENTIFICAÇÃO PESSOAL. NAS PERGUNTAS SUBSEQUENTES, FORAM RELACIONADAS AO ACESSO À REDE DE INTERNET E ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO. O LEVANTAMENTO FOI FEITO NUMA AMOSTRAGEM REPRESENTADA POR TRÊS TURMAS DAS ESCOLAS EM QUE O PIBID ATUA: UM TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DO COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE POLO, COM A PARTICIPAÇÃO DE 18 ALUNOS; E DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO COLÉGIO ESTADUAL VITAL BRASIL, COM A PARTICIPAÇÃO DE 17 ALUNOS. O RESULTADO LEVANTADO IDENTIFICOU QUE 17 ALUNOS ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 12 ANOS; E 18 ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 A 18 ANOS, TOTALIZANDO UM NÚMERO DE 35 ALUNOS PARTICIPANTES. QUANDO PERGUNTADOS SE POSSUÍAM ACESSO À INTERNET A RESPOSTA FOI UNÂNIME: TODOS TINHAM ACESSO. O QUE VARIAVA ERAM OS APARELHOS QUE UTILIZAVAM: 22 ALUNOS ASSISTIAM AS AULAS PELO CELULAR, 12 ALUNOS PELO NOTEBOOK, E 9 ALUNOS PELO COMPUTADOR DE MESA; SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR O USO DE MAIS DE UM APARELHO POR ALUNO. A MAIORIA DOS ALUNOS SENTIRAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR ÀS AULAS REMOTAS NO PERÍODO DA PANDEMIA; TIVERAM DIFICULDADES PARA APRENDER, MAS QUANDO PERGUNTADOS SE CONTINUARIAM NO REMOTO, UMA PARTE EXPRESSIVA DISSE QUE SIM. QUANTO ÀS DÚVIDAS QUE SURGIAM DURANTE AS AULAS, DEZESSEIS ALUNOS RESPONDERAM QUE SANAVAM AS DÚVIDAS; DEZESSETE ALUNOS RESPONDERAM QUE ÀS VEZES PERMANECIAM COM AS DÚVIDAS, E DOIS ALUNOS ALEGARAM NÃO CONSEGUIR SANAR AS DÚVIDAS NO ENSINO REMOTO. AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS FORAM REPRESENTADAS POR MEIO DE GRÁFICOS. A PARTIR DO EXPOSTO, ENTENDEU-SE QUE O CENÁRIO PANDÊMICO TROUXE CONSIGO DESAFIOS PARA O ENSINO, O QUE NÃO FOI DIFERENTE NAS DUAS ESCOLAS DE MARINGÁ/PR. O ENSINO REMOTO FOI UMA SITUAÇÃO QUE TRANSFORMOU A REALIDADE DOS ALUNOS E AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS JUNTO AOS ALUNOS MOSTROU QUE ALGUNS SE ADAPTARAM A ESSA NOVA REALIDADE E OUTROS, POR OUTRO LADO, TIVERAM MAIS DIFICULDADES. A PANDEMIA EVIDENCIOU A DIFICULDADE DO ACESSO À INTERNET QUE JÁ EXISTIA; NÃO SÃO TODOS OS ALUNOS QUE, NA ESCOLA PÚBLICA, TINHAM ACESSO À REDE DE INTERNET E AOS APARELHOS, ÀS VEZES PORQUE NÃO TINHAM APARELHOS OU PELA INSTABILIDADE DE CONEXÃO DAS REDES. ENTRETANTO MAIS DA METADE DOS ALUNOS GOSTARAM E OPTARAM POR CONTINUAR NO ENSINO REMOTO; TANTO OS ALUNOS QUANTO AS FAMÍLIAS SE ADAPTARAM A ESSA NOVA ROTINA.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

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O LEVANTAMENTO FOI FEITO NUMA AMOSTRAGEM REPRESENTADA POR TRÊS TURMAS DAS ESCOLAS EM QUE O PIBID ATUA: UM TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DO COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE POLO, COM A PARTICIPAÇÃO DE 18 ALUNOS; E DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO COLÉGIO ESTADUAL VITAL BRASIL, COM A PARTICIPAÇÃO DE 17 ALUNOS. O RESULTADO LEVANTADO IDENTIFICOU QUE 17 ALUNOS ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 12 ANOS; E 18 ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 A 18 ANOS, TOTALIZANDO UM NÚMERO DE 35 ALUNOS PARTICIPANTES. QUANDO PERGUNTADOS SE POSSUÍAM ACESSO À INTERNET A RESPOSTA FOI UNÂNIME: TODOS TINHAM ACESSO. O QUE VARIAVA ERAM OS APARELHOS QUE UTILIZAVAM: 22 ALUNOS ASSISTIAM AS AULAS PELO CELULAR, 12 ALUNOS PELO NOTEBOOK, E 9 ALUNOS PELO COMPUTADOR DE MESA; SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR O USO DE MAIS DE UM APARELHO POR ALUNO. A MAIORIA DOS ALUNOS SENTIRAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR ÀS AULAS REMOTAS NO PERÍODO DA PANDEMIA; TIVERAM DIFICULDADES PARA APRENDER, MAS QUANDO PERGUNTADOS SE CONTINUARIAM NO REMOTO, UMA PARTE EXPRESSIVA DISSE QUE SIM. QUANTO ÀS DÚVIDAS QUE SURGIAM DURANTE AS AULAS, DEZESSEIS ALUNOS RESPONDERAM QUE SANAVAM AS DÚVIDAS; DEZESSETE ALUNOS RESPONDERAM QUE ÀS VEZES PERMANECIAM COM AS DÚVIDAS, E DOIS ALUNOS ALEGARAM NÃO CONSEGUIR SANAR AS DÚVIDAS NO ENSINO REMOTO. AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS FORAM REPRESENTADAS POR MEIO DE GRÁFICOS. A PARTIR DO EXPOSTO, ENTENDEU-SE QUE O CENÁRIO PANDÊMICO TROUXE CONSIGO DESAFIOS PARA O ENSINO, O QUE NÃO FOI DIFERENTE NAS DUAS ESCOLAS DE MARINGÁ/PR. O ENSINO REMOTO FOI UMA SITUAÇÃO QUE TRANSFORMOU A REALIDADE DOS ALUNOS E AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS JUNTO AOS ALUNOS MOSTROU QUE ALGUNS SE ADAPTARAM A ESSA NOVA REALIDADE E OUTROS, POR OUTRO LADO, TIVERAM MAIS DIFICULDADES. A PANDEMIA EVIDENCIOU A DIFICULDADE DO ACESSO À INTERNET QUE JÁ EXISTIA; NÃO SÃO TODOS OS ALUNOS QUE, NA ESCOLA PÚBLICA, TINHAM ACESSO À REDE DE INTERNET E AOS APARELHOS, ÀS VEZES PORQUE NÃO TINHAM APARELHOS OU PELA INSTABILIDADE DE CONEXÃO DAS REDES. ENTRETANTO MAIS DA METADE DOS ALUNOS GOSTARAM E OPTARAM POR CONTINUAR NO ENSINO REMOTO; TANTO OS ALUNOS QUANTO AS FAMÍLIAS SE ADAPTARAM A ESSA NOVA ROTINA.

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