O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É INDISPENSÁVEL À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO, DESENVOLVENDO CONHECIMENTOS DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA DA CIÊNCIA DE REFERÊNCIA E DA PEDAGOGIA, QUE SERÃO NECESSÁRIOS PROFISSIONALMENTE. NESTE SENTIDO, É NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR CONSTANTES AVALIAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE COMO ESSAS ATIVIDADES VÊM OCORRENDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ACREDITA-SE QUE O PRESENTE RELATO POSSA CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E NA REFLEXÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO, O QUAL FOI IMPOSTO PELA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR E DISCUTIR A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR TRÊS ESTUDANTES, CAIO, GABRIEL E VINICIUS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, COMO PARTE DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO III. VISTO QUE A EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM REALIZADAS DE MANEIRA REMOTA, TRAZENDO NOVOS DESAFIOS QUE SERÃO DISCUTIDOS AO LONGO DO TRABALHO, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE TRABALHO FOI FEITA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, BEM COMO DE OUTROS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO, E QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CONSTRUCTO FINAL DESTE TRABALHO. METODOLOGICAMENTE O TRABALHO SE FEZ PELA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELOS ESTAGIÁRIOS, A PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, BUSCANDO COMPREENDER COMO SE DÁ A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. O PROCESSO SE DEU NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NO PROJETO DE ENSINO “GEOGRAFIA E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR” ATRIBUÍDO ÀS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), DE BRAGANÇA PAULISTA – SP, PERMITINDO PARA CADA INTEGRANTE O DESENVOLVIMENTO DE UMA IMPORTANTE ETAPA DA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE, CONSTANDO DE PLANEJAMENTO DE AULAS, ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E REGÊNCIA DE AULAS DE GEOGRAFIA, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO EM CINE DEBATE, COM EXIBIÇÃO DE PRODUÇÃO PRÓPRIA DOS ESTAGIÁRIOS, E PARTICIPAÇÃO EM UMA RODA DE CONVERSA COM OS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL ACERCA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A EXPERIÊNCIA DESSE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, APESAR DO CENÁRIO DE INSTABILIDADE QUANTO AO CONTROLE DA PANDEMIA, DO AGRAVAMENTO DA CRISE SOCIAL E ECONÔMICA AINDA PRESENTES NO PAÍS, PROPORCIONOU AOS LICENCIANDOS TER EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO E CAMINHOS ENCORAJADORES PARA AVANÇAR NA CARREIRA DOCENTE. DE MANEIRA GERAL É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REAFIRMOU, MESMO EM SITUAÇÃO ADVERSA, A IMPORTÂNCIA DESSA ETAPA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO DE CONHECIMENTO, DE DISCUSSÃO, DE APRENDIZAGEM E DE PRÁTICAS QUE TRANSFORMARAM PROFUNDAMENTE OS LICENCIANDOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. APESAR DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS, QUE IMPUSERAM VÁRIAS RESTRIÇÕES DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, IMPOSSIBILITANDO A PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL NAS ATIVIDADES, O PRESENTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROJETO DE ENSINO ‘GEOGRAFIA E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR”, NO IFSP FOI DE GRANDE VALIA, ENCERRANDO UM CICLO – DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS – E INICIANDO OUTRO – O INGRESSO NA VIDA PROFISSIONAL.