A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP) NO PERÍODO PANDÊMICO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84565 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 1692 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP) NO PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É INDISPENSÁVEL À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO, DESENVOLVENDO CONHECIMENTOS DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA DA CIÊNCIA DE REFERÊNCIA E DA PEDAGOGIA, QUE SERÃO NECESSÁRIOS PROFISSIONALMENTE. NESTE SENTIDO, É NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR CONSTANTES AVALIAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE COMO ESSAS ATIVIDADES VÊM OCORRENDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ACREDITA-SE QUE O PRESENTE RELATO POSSA CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E NA REFLEXÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO, O QUAL FOI IMPOSTO PELA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR E DISCUTIR A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR TRÊS ESTUDANTES, CAIO, GABRIEL E VINICIUS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, COMO PARTE DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO III. VISTO QUE A EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM REALIZADAS DE MANEIRA REMOTA, TRAZENDO NOVOS DESAFIOS QUE SERÃO DISCUTIDOS AO LONGO DO TRABALHO, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE TRABALHO FOI FEITA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, BEM COMO DE OUTROS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO, E QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CONSTRUCTO FINAL DESTE TRABALHO. METODOLOGICAMENTE O TRABALHO SE FEZ PELA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELOS ESTAGIÁRIOS, A PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, BUSCANDO COMPREENDER COMO SE DÁ A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. O PROCESSO SE DEU NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NO PROJETO DE ENSINO “GEOGRAFIA E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR” ATRIBUÍDO ÀS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), DE BRAGANÇA PAULISTA – SP, PERMITINDO PARA CADA INTEGRANTE O DESENVOLVIMENTO DE UMA IMPORTANTE ETAPA DA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE, CONSTANDO DE PLANEJAMENTO DE AULAS, ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E REGÊNCIA DE AULAS DE GEOGRAFIA, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO EM CINE DEBATE, COM EXIBIÇÃO DE PRODUÇÃO PRÓPRIA DOS ESTAGIÁRIOS, E PARTICIPAÇÃO EM UMA RODA DE CONVERSA COM OS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL ACERCA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A EXPERIÊNCIA DESSE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, APESAR DO CENÁRIO DE INSTABILIDADE QUANTO AO CONTROLE DA PANDEMIA, DO AGRAVAMENTO DA CRISE SOCIAL E ECONÔMICA AINDA PRESENTES NO PAÍS, PROPORCIONOU AOS LICENCIANDOS TER EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO E CAMINHOS ENCORAJADORES PARA AVANÇAR NA CARREIRA DOCENTE. DE MANEIRA GERAL É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REAFIRMOU, MESMO EM SITUAÇÃO ADVERSA, A IMPORTÂNCIA DESSA ETAPA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO DE CONHECIMENTO, DE DISCUSSÃO, DE APRENDIZAGEM E DE PRÁTICAS QUE TRANSFORMARAM PROFUNDAMENTE OS LICENCIANDOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. APESAR DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS, QUE IMPUSERAM VÁRIAS RESTRIÇÕES DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, IMPOSSIBILITANDO A PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL NAS ATIVIDADES, O PRESENTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROJETO DE ENSINO ‘GEOGRAFIA E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR”, NO IFSP FOI DE GRANDE VALIA, ENCERRANDO UM CICLO – DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS – E INICIANDO OUTRO – O INGRESSO NA VIDA PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1692_25102021101550.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "v.oliveira1@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84565 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 1692 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP) NO PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É INDISPENSÁVEL À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO, DESENVOLVENDO CONHECIMENTOS DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA DA CIÊNCIA DE REFERÊNCIA E DA PEDAGOGIA, QUE SERÃO NECESSÁRIOS PROFISSIONALMENTE. NESTE SENTIDO, É NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR CONSTANTES AVALIAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE COMO ESSAS ATIVIDADES VÊM OCORRENDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ACREDITA-SE QUE O PRESENTE RELATO POSSA CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E NA REFLEXÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO, O QUAL FOI IMPOSTO PELA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR E DISCUTIR A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR TRÊS ESTUDANTES, CAIO, GABRIEL E VINICIUS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, COMO PARTE DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO III. VISTO QUE A EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM REALIZADAS DE MANEIRA REMOTA, TRAZENDO NOVOS DESAFIOS QUE SERÃO DISCUTIDOS AO LONGO DO TRABALHO, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE TRABALHO FOI FEITA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, BEM COMO DE OUTROS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO, E QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CONSTRUCTO FINAL DESTE TRABALHO. METODOLOGICAMENTE O TRABALHO SE FEZ PELA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELOS ESTAGIÁRIOS, A PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, BUSCANDO COMPREENDER COMO SE DÁ A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. O PROCESSO SE DEU NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NO PROJETO DE ENSINO “GEOGRAFIA E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR” ATRIBUÍDO ÀS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), DE BRAGANÇA PAULISTA – SP, PERMITINDO PARA CADA INTEGRANTE O DESENVOLVIMENTO DE UMA IMPORTANTE ETAPA DA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE, CONSTANDO DE PLANEJAMENTO DE AULAS, ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E REGÊNCIA DE AULAS DE GEOGRAFIA, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO EM CINE DEBATE, COM EXIBIÇÃO DE PRODUÇÃO PRÓPRIA DOS ESTAGIÁRIOS, E PARTICIPAÇÃO EM UMA RODA DE CONVERSA COM OS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL ACERCA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A EXPERIÊNCIA DESSE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, APESAR DO CENÁRIO DE INSTABILIDADE QUANTO AO CONTROLE DA PANDEMIA, DO AGRAVAMENTO DA CRISE SOCIAL E ECONÔMICA AINDA PRESENTES NO PAÍS, PROPORCIONOU AOS LICENCIANDOS TER EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO E CAMINHOS ENCORAJADORES PARA AVANÇAR NA CARREIRA DOCENTE. DE MANEIRA GERAL É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REAFIRMOU, MESMO EM SITUAÇÃO ADVERSA, A IMPORTÂNCIA DESSA ETAPA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO DE CONHECIMENTO, DE DISCUSSÃO, DE APRENDIZAGEM E DE PRÁTICAS QUE TRANSFORMARAM PROFUNDAMENTE OS LICENCIANDOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. APESAR DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS, QUE IMPUSERAM VÁRIAS RESTRIÇÕES DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, IMPOSSIBILITANDO A PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL NAS ATIVIDADES, O PRESENTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROJETO DE ENSINO ‘GEOGRAFIA E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR”, NO IFSP FOI DE GRANDE VALIA, ENCERRANDO UM CICLO – DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS – E INICIANDO OUTRO – O INGRESSO NA VIDA PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1692_25102021101550.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "v.oliveira1@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }