O USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84899 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "O USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO" "resumo" => """ ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA\r\n APLICAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO. ASSIM, ACREDITA-SE\r\n QUE A TEMÁTICA DA SECA É RELEVANTE E UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE RECORRENTE NA VIDA DOS\r\n ESTUDANTES SERTANEJOS, E\u{A0} POR ISSO,\u{A0} PODE\u{A0} CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO ACERCA\r\n DA ESCASSEZ HÍDRICA, PERMITINDO COMPREENDER QUE APESAR DE SER TÍPICO AO BIOMA DA CAATINGA,\r\n FATORES EXTERNOS, COMO AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS, POR EXEMPLO, ACELERAM A SECA E NO CICLO\r\n DE CHUVAS, FAVORECEM A SECA DE AÇUDES, RIOS, RIACHOS, ETC. BUSCANDO ASSIM, EXTRAPOLAR UM\r\n COMODISMO PARA O QUE PARECE SER NATURAL, FAZENDO PENSAR PARA ALÉM DO QUE APARENTEMENTE JÁ É\r\n SABIDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, APLICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE\r\n UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SERRA TALHADA, NOS CONTEXTOS DAS ATIVIDADES DO\r\n PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NÚCLEO DE QUÍMICA. A FERRAMENTA DE\r\n COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA REMOTA. OS NOSSOS RESULTADOS\r\n APONTAM QUE, DE ACORDO COM OS ESTUDANTES A QUESTÃO\u{A0} SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO\r\n NORDESTINO ATRELADAS A DISCIPLINA DE QUÍMICA TROUXERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, À MEDIDA QUE\r\n PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES COMPREENDEREM E RELACIONAREM ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES\r\n INTEGRADOS ÀS QSCS VISTAS EM SALA DE AULA. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "QUESTÕES SOCIOCIOENTÍFICAS, APRENDIZAGEM, SERTÃO NORDESTINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1497_26102021231842.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO INÁCIO" "autor_email" => "antonioinaciodj@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84899 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "O USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO" "resumo" => """ ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA\r\n APLICAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO. ASSIM, ACREDITA-SE\r\n QUE A TEMÁTICA DA SECA É RELEVANTE E UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE RECORRENTE NA VIDA DOS\r\n ESTUDANTES SERTANEJOS, E\u{A0} POR ISSO,\u{A0} PODE\u{A0} CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO ACERCA\r\n DA ESCASSEZ HÍDRICA, PERMITINDO COMPREENDER QUE APESAR DE SER TÍPICO AO BIOMA DA CAATINGA,\r\n FATORES EXTERNOS, COMO AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS, POR EXEMPLO, ACELERAM A SECA E NO CICLO\r\n DE CHUVAS, FAVORECEM A SECA DE AÇUDES, RIOS, RIACHOS, ETC. BUSCANDO ASSIM, EXTRAPOLAR UM\r\n COMODISMO PARA O QUE PARECE SER NATURAL, FAZENDO PENSAR PARA ALÉM DO QUE APARENTEMENTE JÁ É\r\n SABIDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, APLICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE\r\n UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SERRA TALHADA, NOS CONTEXTOS DAS ATIVIDADES DO\r\n PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NÚCLEO DE QUÍMICA. A FERRAMENTA DE\r\n COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA REMOTA. OS NOSSOS RESULTADOS\r\n APONTAM QUE, DE ACORDO COM OS ESTUDANTES A QUESTÃO\u{A0} SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO\r\n NORDESTINO ATRELADAS A DISCIPLINA DE QUÍMICA TROUXERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, À MEDIDA QUE\r\n PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES COMPREENDEREM E RELACIONAREM ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES\r\n INTEGRADOS ÀS QSCS VISTAS EM SALA DE AULA. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "QUESTÕES SOCIOCIOENTÍFICAS, APRENDIZAGEM, SERTÃO NORDESTINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1497_26102021231842.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO INÁCIO" "autor_email" => "antonioinaciodj@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }