PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB), NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84956 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 1175 "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB), NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "resumo" => "AS PREOCUPAÇÕES ASSOCIADAS AOS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS MUNDIAIS LEVARAM A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ALIADA A EMPRESAS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, A DESENVOLVER VÁRIAS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS PARA PROPOR NOVAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (DS) E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ASSIM, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS SURGE COMO MODELO DE PRÁTICA AMBIENTAL QUE VALORIZA OS AMBIENTES E POSSIBILITA DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO A REDUÇÃO DA TEMPERATURA, MANUTENÇÃO DA UMIDADE DO AR, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS, ALÉM DE PROPORCIONAR CONFORTO E BEM-ESTAR. POR CONSEGUINTE, A FALTA DE ESPAÇOS ARBORIZADOS IMPACTA DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE HABITAM ESSES LUGARES E ALTERA, POR VEZES, DE MANEIRA DRÁSTICA, ASPECTOS IMPORTANTES PARA A SOBREVIVÊNCIA DE TODOS OS SERES VIVOS. COM A URBANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS, AS ATUAIS CONSTRUÇÕES URBANAS ESTÃO REPLETAS DE EDIFICAÇÕES, CALÇAMENTOS E DEMAIS PAVIMENTAÇÕES EM DETRIMENTO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS. ESTA FORMA DE URBANIZAÇÃO EMPREGADA NA MAIORIA DAS CIDADES ESTÁ PROVOCANDO O DISTANCIAMENTO DO SER HUMANO COM A NATUREZA, COMPROVANDO A NECESSIDADE DE MAIS ESPAÇOS ARBORIZADOS, TAIS COMO BOSQUES, PARQUES E PRAÇAS, ALAMEDAS, ENTRE OUTROS. FOI PENSANDO NESTAS QUESTÕES QUE SURGIU A IDEIA DE CRIAR UM PEQUENO BOSQUE OU MINI-BOSQUE NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), PARA PROMOVER A INSERÇÃO DA COMUNIDADE E SUAS ESCOLAS NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS E APROXIMÁ-LAS DESTES ESPAÇOS VEGETADOS, NA BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DA SENSIBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. O CITADO BOSQUE FOI CRIADO POR UM GRUPO DE PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E TERRITÓRIO: PLANEJAMENTO URBANO, RURAL E AMBIENTAL DO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UEPB, QUE SE UTILIZOU DE UMA ÁREA DE 1 HECTARE LOCALIZADA NA PARTE FRONTAL DO CH E QUE ESTAVA SEM QUALQUER USO A MUITOS ANOS. O GRUPO PRETENDIA TRANSFORMAR ESTE ESPAÇO EM UM LUGAR ATRATIVO E DE CONVIVÊNCIA PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E LOCAL, ONDE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR PRÁTICAS LIGADAS À EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL, PROPORCIONAR AULAS DE CAMPO, RECEBER VISITANTES, REALIZAR PROGRAMAS DE EXTENSÃO E PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA ENVOLVENDO TODOS OS CURSOS DO CH, E QUE PUDESSE TRAZER BELEZA, DIVERSIDADE VEGETAL, LAZER E CONHECIMENTO CIENTÍFICO. OS ORGANIZADORES DO MINI-BOSQUE DO CH BUSCARAM PARCERIAS QUE DISPONIBILIZASSEM ORIENTAÇÃO TÉCNICA, MAQUINÁRIO NECESSÁRIO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, ALÉM DE MUDAS VEGETAIS ENDÊMICAS, PARA INICIAR O PLANTIO. ASSIM, COM O ESFORÇO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS, FOI POSSÍVEL INICIAR AS ATIVIDADES DE LIMPEZA DO TERRENO E OS PRIMEIROS PLANTIOS EM OUTUBRO DE 2019. AS PRIMEIRAS AÇÕES COLETIVAS NO MINI-BOSQUE DO CH DESPERTARAM O INTERESSE DE ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO, O QUE PROPORCIONOU AS PRIMEIRAS PALESTRAS NESTAS INSTITUIÇÕES E O CADASTRAMENTO DAS MESMAS ÀS ATIVIDADES FUTURAS. EM MARÇO DE 2020, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, TODAS AS ATIVIDADES NO MINI-BOSQUE FORAM PARALISADAS E UM DE SEUS COORDENADORES, O PROFESSOR DR. CARLOS ANTÔNIO BELARMINO ALVES, FOI UMA DAS MILHARES DE VÍTIMAS DESTE VÍRUS. EM SUA HOMENAGEM, RENOMEAMOS O ESPAÇO DO MINI-BOSQUE EM HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB). NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR AS DIVERSAS PRÁTICAS AMBIENTAIS OCORRIDAS NO HBCB/CH/UEPB, DESDE SUA CRIAÇÃO, E FORTALECER O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E APRENDIZAGEM DA EA. A PESQUISA BUSCA MOSTRAR COMO OS QUATRO PROJETOS DE EXTENSÃO QUE ATUAM NO HBCB/CH/UEPB VÊM SOCIALIZANDO TAIS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS E COMUNIDADES DA PARAÍBA. A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA DE CADA PROJETO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER COMO SE DEU O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO HBCB/CH/UEPB, QUAIS INTERVENÇÕES OCORRERAM NA ÁREA, A SUA IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE SUA CRIAÇÃO PARA OS SEUS FREQUENTADORES. AS ATIVIDADES CONSTARAM DE PLANTIO DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS, ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS JÁ EXISTENTES NO LOCAL E DAS NOVAS, CRIAÇÃO DE CAMINHOS, PRACINHAS, FONTE DE ÁGUA, GAZEBOS, JARDINS, INSTALAÇÃO DE MESINHAS, BANCOS E BALANÇOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, SEMPRE COM O ENVOLVIMENTO DE DOCENTES, DISCENTES, FUNCIONÁRIOS DO CH E GRUPOS DE ALUNOS DAS ESCOLAS CADASTRADAS À VISITAÇÃO DO LOCAL. OS EQUIPAMENTOS INSTALADOS NO HBCB/CH/UEPB SEGUEM A METODOLOGIA DA ECONOMIA CRIATIVA E DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA, QUE CONSISTE NO USO DE MATERIAL REUTILIZÁVEL OU EM DESUSO, SENDO ESTE UM DOS PROJETOS EM AÇÃO. DOIS PROJETOS DIVIDEM AS ATIVIDADES DE RECEPÇÃO DOS VISITANTES E COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NO INTERIOR DAS ESCOLAS PARCEIRAS. O QUARTO PROJETO DIZ RESPEITO AOS TRATOS DE JARDINAGEM E PRODUÇÃO DE ORQUÍDEAS. TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DO HBCB/CH/UEPB PROCURAM INCENTIVAR A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS EM TRABALHOS DE GRUPOS, A CRIATIVIDADE, O USO DE MATERIAL RECICLÁVEL E A PRÁTICA DE ATIVIDADES AO AR LIVRE. PROCURAM AINDA ENVOLVER A SOCIEDADE NAS RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS, FORTALECENDO AS IDEIAS DE PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS PRESENTES E DAS VIAS URBANAS. OS ATORES ENVOLVIDOS COMPREENDEM O DESPERDÍCIO COMO SINÔNIMO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE E, POR ISSO, INCENTIVAM PRÁTICAS ECONÔMICAS E SUSTENTÁVEIS QUE POSSAM SER IMPLANTADAS EM AMBIENTES DIVERSOS; PROCURAM DESPERTAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE PARA ALTERNATIVAS DE TRABALHO VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL, NO SENTIDO TAMBÉM DE FACILITAR A DISCUSSÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PARA A ELABORAÇÃO DA AGENDA 21-LOCAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UM SENTIMENTO JAMAIS NOTADO – O AMOR AO LUGAR (TOPOFILIA) E O AMOR À VIDA (BIOFILIA). DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DESCRITAS ANTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DA FONTE DE ÁGUA E OS GAZEBOS FORAM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O AMBIENTE DO HBCB/CH/UEPB, POIS OS ESPAÇOS AO AR LIVRE QUE SÃO COMPLEMENTADOS COM AMBIENTES AQUÁTICOS, EM FORMA DE CASCATAS, CORREDEIRAS, LAGOS OU CANAIS, TORNAM-SE MAIS UM MOTIVO PARA A RECEPÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESPÉCIES DA FAUNA LOCAL PODENDO TAMBÉM ESTABELECER A FORMAÇÃO DE MICROECOSSISTEMAS, ALÉM DE PROPORCIONAR RELEVANTE BELEZA PAISAGÍSTICA. PARALELAMENTE, OS VISITANTES, DOCENTES E DISCENTES DO CH/UEPB PODEM ADOTAR UMA OU MAIS ÁRVORES PARA QUE AS MESMAS AUMENTEM A SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESPONSABILIDADE SOBRE ESTE LOCAL. A VISITA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS E COMUNIDADES AO HBCB/CH/UEPB OCORREU NO INÍCIO DA 2020, ASSIM COMO AS AÇÕES NO INTERIOR DAS MESMAS. NO ENTANTO, DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES PASSOU A OCORRER SOMENTE DURANTE AS AULAS REMOTAS. TODAS AS ESCOLAS E COMUNIDADES PARCEIRAS DO HBCB/CH/UEPB EXPRESSARAM O DESEJO DE CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM SUAS INSTITUIÇÕES E RECONHECERAM A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO PARA O PLANTIO DE ÁRVORES, CRIAÇÃO DE JARDINS OU HORTAS EM SUAS INSTITUIÇÕES. ASSIM, FOI POSSÍVEL CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE RIACHÃO E GUARABIRA, ALÉM DE DUAS COMUNIDADES DOS MUNICÍPIOS DE ARARUNA E BANANEIRAS, TODAS NO ESTADO DA PARAÍBA. ACREDITAMOS QUE A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS VEGETADOS, SEJA EM FORMA DE MINI-BOSQUE, JARDINS OU HORTAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO OU EM ESPAÇOS AO AR LIVRE PODE CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE, AUMENTAR A AUTOESTIMA DOS SEUS FREQUENTADORES, A VALORIZAÇÃO DO BEM PÚBLICO, O FORTALECIMENTO DA SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO À INSTITUIÇÃO OU COMUNIDADE, O PROTAGONISMO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DIRETA NESTAS ATIVIDADES E O INCENTIVO AO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. NESTE CONTEXTO, POR MEIO DA EA, PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS A PLANTAR MAIS ÁRVORES, A CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS, A COMPREENDER MELHOR A IMPORTÂNCIA DE TRATAR, PROTEGER, CUIDAR DA NATUREZA, VISANDO EVITAR DESPERDÍCIOS DE RECURSOS, INCENTIVANDO A BUSCA POR AÇÕES SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAS, QUE RETORNARÃO À SOCIEDADE EM FORMA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BOSQUES, JARDINS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1175_15112021142115.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE VIEIRA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucienearruda@servidor.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84956 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 1175 "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB), NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "resumo" => "AS PREOCUPAÇÕES ASSOCIADAS AOS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS MUNDIAIS LEVARAM A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ALIADA A EMPRESAS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, A DESENVOLVER VÁRIAS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS PARA PROPOR NOVAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (DS) E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ASSIM, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS SURGE COMO MODELO DE PRÁTICA AMBIENTAL QUE VALORIZA OS AMBIENTES E POSSIBILITA DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO A REDUÇÃO DA TEMPERATURA, MANUTENÇÃO DA UMIDADE DO AR, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS, ALÉM DE PROPORCIONAR CONFORTO E BEM-ESTAR. POR CONSEGUINTE, A FALTA DE ESPAÇOS ARBORIZADOS IMPACTA DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE HABITAM ESSES LUGARES E ALTERA, POR VEZES, DE MANEIRA DRÁSTICA, ASPECTOS IMPORTANTES PARA A SOBREVIVÊNCIA DE TODOS OS SERES VIVOS. COM A URBANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS, AS ATUAIS CONSTRUÇÕES URBANAS ESTÃO REPLETAS DE EDIFICAÇÕES, CALÇAMENTOS E DEMAIS PAVIMENTAÇÕES EM DETRIMENTO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS. ESTA FORMA DE URBANIZAÇÃO EMPREGADA NA MAIORIA DAS CIDADES ESTÁ PROVOCANDO O DISTANCIAMENTO DO SER HUMANO COM A NATUREZA, COMPROVANDO A NECESSIDADE DE MAIS ESPAÇOS ARBORIZADOS, TAIS COMO BOSQUES, PARQUES E PRAÇAS, ALAMEDAS, ENTRE OUTROS. FOI PENSANDO NESTAS QUESTÕES QUE SURGIU A IDEIA DE CRIAR UM PEQUENO BOSQUE OU MINI-BOSQUE NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), PARA PROMOVER A INSERÇÃO DA COMUNIDADE E SUAS ESCOLAS NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS E APROXIMÁ-LAS DESTES ESPAÇOS VEGETADOS, NA BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DA SENSIBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. O CITADO BOSQUE FOI CRIADO POR UM GRUPO DE PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E TERRITÓRIO: PLANEJAMENTO URBANO, RURAL E AMBIENTAL DO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UEPB, QUE SE UTILIZOU DE UMA ÁREA DE 1 HECTARE LOCALIZADA NA PARTE FRONTAL DO CH E QUE ESTAVA SEM QUALQUER USO A MUITOS ANOS. O GRUPO PRETENDIA TRANSFORMAR ESTE ESPAÇO EM UM LUGAR ATRATIVO E DE CONVIVÊNCIA PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E LOCAL, ONDE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR PRÁTICAS LIGADAS À EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL, PROPORCIONAR AULAS DE CAMPO, RECEBER VISITANTES, REALIZAR PROGRAMAS DE EXTENSÃO E PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA ENVOLVENDO TODOS OS CURSOS DO CH, E QUE PUDESSE TRAZER BELEZA, DIVERSIDADE VEGETAL, LAZER E CONHECIMENTO CIENTÍFICO. OS ORGANIZADORES DO MINI-BOSQUE DO CH BUSCARAM PARCERIAS QUE DISPONIBILIZASSEM ORIENTAÇÃO TÉCNICA, MAQUINÁRIO NECESSÁRIO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, ALÉM DE MUDAS VEGETAIS ENDÊMICAS, PARA INICIAR O PLANTIO. ASSIM, COM O ESFORÇO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS, FOI POSSÍVEL INICIAR AS ATIVIDADES DE LIMPEZA DO TERRENO E OS PRIMEIROS PLANTIOS EM OUTUBRO DE 2019. AS PRIMEIRAS AÇÕES COLETIVAS NO MINI-BOSQUE DO CH DESPERTARAM O INTERESSE DE ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO, O QUE PROPORCIONOU AS PRIMEIRAS PALESTRAS NESTAS INSTITUIÇÕES E O CADASTRAMENTO DAS MESMAS ÀS ATIVIDADES FUTURAS. EM MARÇO DE 2020, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, TODAS AS ATIVIDADES NO MINI-BOSQUE FORAM PARALISADAS E UM DE SEUS COORDENADORES, O PROFESSOR DR. CARLOS ANTÔNIO BELARMINO ALVES, FOI UMA DAS MILHARES DE VÍTIMAS DESTE VÍRUS. EM SUA HOMENAGEM, RENOMEAMOS O ESPAÇO DO MINI-BOSQUE EM HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB). NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR AS DIVERSAS PRÁTICAS AMBIENTAIS OCORRIDAS NO HBCB/CH/UEPB, DESDE SUA CRIAÇÃO, E FORTALECER O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E APRENDIZAGEM DA EA. A PESQUISA BUSCA MOSTRAR COMO OS QUATRO PROJETOS DE EXTENSÃO QUE ATUAM NO HBCB/CH/UEPB VÊM SOCIALIZANDO TAIS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS E COMUNIDADES DA PARAÍBA. A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA DE CADA PROJETO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER COMO SE DEU O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO HBCB/CH/UEPB, QUAIS INTERVENÇÕES OCORRERAM NA ÁREA, A SUA IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE SUA CRIAÇÃO PARA OS SEUS FREQUENTADORES. AS ATIVIDADES CONSTARAM DE PLANTIO DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS, ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS JÁ EXISTENTES NO LOCAL E DAS NOVAS, CRIAÇÃO DE CAMINHOS, PRACINHAS, FONTE DE ÁGUA, GAZEBOS, JARDINS, INSTALAÇÃO DE MESINHAS, BANCOS E BALANÇOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, SEMPRE COM O ENVOLVIMENTO DE DOCENTES, DISCENTES, FUNCIONÁRIOS DO CH E GRUPOS DE ALUNOS DAS ESCOLAS CADASTRADAS À VISITAÇÃO DO LOCAL. OS EQUIPAMENTOS INSTALADOS NO HBCB/CH/UEPB SEGUEM A METODOLOGIA DA ECONOMIA CRIATIVA E DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA, QUE CONSISTE NO USO DE MATERIAL REUTILIZÁVEL OU EM DESUSO, SENDO ESTE UM DOS PROJETOS EM AÇÃO. DOIS PROJETOS DIVIDEM AS ATIVIDADES DE RECEPÇÃO DOS VISITANTES E COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NO INTERIOR DAS ESCOLAS PARCEIRAS. O QUARTO PROJETO DIZ RESPEITO AOS TRATOS DE JARDINAGEM E PRODUÇÃO DE ORQUÍDEAS. TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DO HBCB/CH/UEPB PROCURAM INCENTIVAR A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS EM TRABALHOS DE GRUPOS, A CRIATIVIDADE, O USO DE MATERIAL RECICLÁVEL E A PRÁTICA DE ATIVIDADES AO AR LIVRE. PROCURAM AINDA ENVOLVER A SOCIEDADE NAS RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS, FORTALECENDO AS IDEIAS DE PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS PRESENTES E DAS VIAS URBANAS. OS ATORES ENVOLVIDOS COMPREENDEM O DESPERDÍCIO COMO SINÔNIMO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE E, POR ISSO, INCENTIVAM PRÁTICAS ECONÔMICAS E SUSTENTÁVEIS QUE POSSAM SER IMPLANTADAS EM AMBIENTES DIVERSOS; PROCURAM DESPERTAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE PARA ALTERNATIVAS DE TRABALHO VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL, NO SENTIDO TAMBÉM DE FACILITAR A DISCUSSÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PARA A ELABORAÇÃO DA AGENDA 21-LOCAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UM SENTIMENTO JAMAIS NOTADO – O AMOR AO LUGAR (TOPOFILIA) E O AMOR À VIDA (BIOFILIA). DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DESCRITAS ANTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DA FONTE DE ÁGUA E OS GAZEBOS FORAM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O AMBIENTE DO HBCB/CH/UEPB, POIS OS ESPAÇOS AO AR LIVRE QUE SÃO COMPLEMENTADOS COM AMBIENTES AQUÁTICOS, EM FORMA DE CASCATAS, CORREDEIRAS, LAGOS OU CANAIS, TORNAM-SE MAIS UM MOTIVO PARA A RECEPÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESPÉCIES DA FAUNA LOCAL PODENDO TAMBÉM ESTABELECER A FORMAÇÃO DE MICROECOSSISTEMAS, ALÉM DE PROPORCIONAR RELEVANTE BELEZA PAISAGÍSTICA. PARALELAMENTE, OS VISITANTES, DOCENTES E DISCENTES DO CH/UEPB PODEM ADOTAR UMA OU MAIS ÁRVORES PARA QUE AS MESMAS AUMENTEM A SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESPONSABILIDADE SOBRE ESTE LOCAL. A VISITA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS E COMUNIDADES AO HBCB/CH/UEPB OCORREU NO INÍCIO DA 2020, ASSIM COMO AS AÇÕES NO INTERIOR DAS MESMAS. NO ENTANTO, DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES PASSOU A OCORRER SOMENTE DURANTE AS AULAS REMOTAS. TODAS AS ESCOLAS E COMUNIDADES PARCEIRAS DO HBCB/CH/UEPB EXPRESSARAM O DESEJO DE CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM SUAS INSTITUIÇÕES E RECONHECERAM A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO PARA O PLANTIO DE ÁRVORES, CRIAÇÃO DE JARDINS OU HORTAS EM SUAS INSTITUIÇÕES. ASSIM, FOI POSSÍVEL CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE RIACHÃO E GUARABIRA, ALÉM DE DUAS COMUNIDADES DOS MUNICÍPIOS DE ARARUNA E BANANEIRAS, TODAS NO ESTADO DA PARAÍBA. ACREDITAMOS QUE A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS VEGETADOS, SEJA EM FORMA DE MINI-BOSQUE, JARDINS OU HORTAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO OU EM ESPAÇOS AO AR LIVRE PODE CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE, AUMENTAR A AUTOESTIMA DOS SEUS FREQUENTADORES, A VALORIZAÇÃO DO BEM PÚBLICO, O FORTALECIMENTO DA SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO À INSTITUIÇÃO OU COMUNIDADE, O PROTAGONISMO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DIRETA NESTAS ATIVIDADES E O INCENTIVO AO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. NESTE CONTEXTO, POR MEIO DA EA, PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS A PLANTAR MAIS ÁRVORES, A CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS, A COMPREENDER MELHOR A IMPORTÂNCIA DE TRATAR, PROTEGER, CUIDAR DA NATUREZA, VISANDO EVITAR DESPERDÍCIOS DE RECURSOS, INCENTIVANDO A BUSCA POR AÇÕES SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAS, QUE RETORNARÃO À SOCIEDADE EM FORMA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BOSQUES, JARDINS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1175_15112021142115.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE VIEIRA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucienearruda@servidor.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }