MEDIANTE O SURGIMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, AS FERRAMENTAS DIGITAIS SE TORNAM MAIS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR, NA PRÁTICA DOCENTE E NA VIDA DOS EDUCANDOS. PENSANDO NESSE CONTEXTO, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO AS FERRAMENTAS DIGITAIS IMPACTARAM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E COMO O LETRAMENTO DIGITAL SE SITUA NESSA NOVA PRÁTICA SOCIAL, QUE É O ENSINO REMOTO. NESSE SENTIDO, RECORREMOS AOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE SOARES (2014), ROJO (2012), XAVIER (2011), KENSKI (2007), SILVA (2020), ENTRE OUTROS. METODOLOGICAMENTE, ESTA PESQUISA APOIA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO-INTERPRETATIVISTA, POIS BUSCAMOS INTERPRETAR E REFLETIR ACERCA DE UM FENÔMENO SOCIAL. ADEMAIS, A ESCOLHA DESSA TEMÁTICA DEU-SE PELO ANSEIO DE EVIDENCIARMOS OS IMPACTOS QUE A PANDEMIA DA COVID-19 CAUSOU NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. DIANTE DISSO, TOMAMOS COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO A PROFESSORES DE LP QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA PARAÍBA. NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, OBTIVEMOS RESPOSTAS QUE COMPROVAM OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA NO ENSINO DE LP E EFETIVAM A NECESSIDADE DE SE PRODUZIR AINDA MAIS FORMAÇÕES ACERCA DOS MULTILETRAMENTOS.