Artigo E-book III CONBRALE

E-books

ISBN: 978-65-86901-48-1

FUNCIONAMENTO DO SE CONDICIONAL: CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE E VARIAÇÃO NOS USOS DO CONECTOR

Palavra-chaves: GRAMÁTICA FUNCIONAL, CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE, VARIAÇÕES NOS USOS, CONECTOR CONDICIONAL SE, E-book E-book
0 of 0
"2021-12-08 11:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83227 "edicao_id" => 189 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "FUNCIONAMENTO DO SE CONDICIONAL: CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE E VARIAÇÃO NOS USOS DO CONECTOR" "resumo" => "O ITEM SE, CLASSIFICADO PELOS GRAMÁTICOS NORMATIVOS COMO CONJUNÇÃO CONDICIONAL, É CONSIDERADO O MAIS PROTOTÍPICO DE SUA CATEGORIA. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, ESCLARECER QUE SEU USO NÃO OCORRE DE MANEIRA ALEATÓRIA, MAS EM CONFORMIDADE COM OS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E OS CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSOS, PODENDO APRESENTAR VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DESCREVER E ANALISAR CRITÉRIOS PARA EVIDENCIAR A PROTOTIPICIDADE NOS USOS DO CONECTOR CONDICIONAL SE, DEMONSTRANDO SUAS VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ESTE TRABALHO É FUNDAMENTADO NA VERTENTE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL NORTE-AMERICANA, TENDO SIDO UTILIZADOS COMO APORTES TEÓRICOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR NEVES (1999; 2012; 2018), CASTILHO (2010), GIVÓN (1984;1991), DENTRE OUTROS. O CORPUS UTILIZADO NA PESQUISA FOI O BANCO DE DADOS CORPUS DO PORTUGUÊS, SENDO SELECIONADOS OS JORNAIS ONLINE. PUDEMOS CONSTATAR, COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, QUE O CONECTOR SE APRESENTA VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS NOS SEUS USOS, COM INFLUÊNCIA DIRETA NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E DISCURSIVA.O ITEM SE, CLASSIFICADO PELOS GRAMÁTICOS NORMATIVOS COMO CONJUNÇÃO CONDICIONAL, É CONSIDERADO O MAIS PROTOTÍPICO DE SUA CATEGORIA. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, ESC" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA FUNCIONAL, CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE, VARIAÇÕES NOS USOS, CONECTOR CONDICIONAL SE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV162_MD7_SA100_ID102_24092021195156.pdf" "created_at" => "2022-02-14 11:31:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYMMÉE SILVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "AYMMÉE " "autor_email" => "aymmeesst@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iii-conbrale" "edicao_nome" => "E-book III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:38:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 83227 "edicao_id" => 189 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "FUNCIONAMENTO DO SE CONDICIONAL: CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE E VARIAÇÃO NOS USOS DO CONECTOR" "resumo" => "O ITEM SE, CLASSIFICADO PELOS GRAMÁTICOS NORMATIVOS COMO CONJUNÇÃO CONDICIONAL, É CONSIDERADO O MAIS PROTOTÍPICO DE SUA CATEGORIA. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, ESCLARECER QUE SEU USO NÃO OCORRE DE MANEIRA ALEATÓRIA, MAS EM CONFORMIDADE COM OS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E OS CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSOS, PODENDO APRESENTAR VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DESCREVER E ANALISAR CRITÉRIOS PARA EVIDENCIAR A PROTOTIPICIDADE NOS USOS DO CONECTOR CONDICIONAL SE, DEMONSTRANDO SUAS VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ESTE TRABALHO É FUNDAMENTADO NA VERTENTE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL NORTE-AMERICANA, TENDO SIDO UTILIZADOS COMO APORTES TEÓRICOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR NEVES (1999; 2012; 2018), CASTILHO (2010), GIVÓN (1984;1991), DENTRE OUTROS. O CORPUS UTILIZADO NA PESQUISA FOI O BANCO DE DADOS CORPUS DO PORTUGUÊS, SENDO SELECIONADOS OS JORNAIS ONLINE. PUDEMOS CONSTATAR, COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, QUE O CONECTOR SE APRESENTA VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS NOS SEUS USOS, COM INFLUÊNCIA DIRETA NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E DISCURSIVA.O ITEM SE, CLASSIFICADO PELOS GRAMÁTICOS NORMATIVOS COMO CONJUNÇÃO CONDICIONAL, É CONSIDERADO O MAIS PROTOTÍPICO DE SUA CATEGORIA. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, ESC" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA FUNCIONAL, CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE, VARIAÇÕES NOS USOS, CONECTOR CONDICIONAL SE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV162_MD7_SA100_ID102_24092021195156.pdf" "created_at" => "2022-02-14 11:31:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYMMÉE SILVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "AYMMÉE " "autor_email" => "aymmeesst@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-iii-conbrale" "edicao_nome" => "E-book III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:38:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 189 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iii-conbrale" "nome" => "E-book III CONBRALE" "nome_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema geral &ldquo;Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender &agrave;s demandas educacionais&rdquo;. Para esta edi&ccedil;&atilde;o do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, al&eacute;m de toda uma gama de media&ccedil;&atilde;o inerente ao processo.<br />\r\nO Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema <br />\r\n Como atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os curr&iacute;culos se materializarem em pr&aacute;ticas de ensino e aprendizagem? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais est&atilde;o presentes nas pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ou dispedag&oacute;gicas em contextos de sala de aula? Essas s&atilde;o quest&otilde;es para as quais ser&atilde;o buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\nComo atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que <br />\r\n O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais e demais interessados na tem&aacute;tica do evento, vindos de todo o pa&iacute;s e &eacute; uma ocasi&atilde;o para quem deseja apresentar suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas ao evento e pretende fomentar discuss&otilde;es em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor vis&atilde;o docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\nO Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais <br />\r\n O evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanh&atilde;: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, curr&iacute;culo, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, inclus&atilde;o, cogni&ccedil;&atilde;o, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, l&iacute;nguas; diversos modos e linguagens atrav&eacute;s dos quais &eacute; preciso estruturar as pr&aacute;ticas de ensino.<br />\r\nO evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje <br />\r\n Contexto<br />\r\n As v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, forma&ccedil;&atilde;o docente e curr&iacute;culo. Tamb&eacute;m as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento s&atilde;o impactadas por quest&otilde;es de inclus&atilde;o social, digital; escola sem partido quest&otilde;es ou &ldquo;ideologias&rdquo; de g&ecirc;nero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\nAs v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas ba As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o em sua estrutura macro. No caso da educa&ccedil;&atilde;o formal e do conhecimento escolarizado, h&aacute; muito o que precisa ser dito, principalmente no momento hist&oacute;rico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudan&ccedil;as estruturais em quase todos os &acirc;mbitos de dom&iacute;nio do humano acontecem em curto espa&ccedil;o de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por n&atilde;o darem conta das compet&ecirc;ncias exigidas para os sujeitos de agora e do amanh&atilde;.As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "logo" => null "capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "timbrado" => "61b0c34ac9525_08122021113802.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-11-18" "final_evento" => "2021-11-20" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-04-01 11:20:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 189 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iii-conbrale" "nome" => "E-book III CONBRALE" "nome_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema geral &ldquo;Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender &agrave;s demandas educacionais&rdquo;. Para esta edi&ccedil;&atilde;o do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, al&eacute;m de toda uma gama de media&ccedil;&atilde;o inerente ao processo.<br />\r\nO Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema <br />\r\n Como atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os curr&iacute;culos se materializarem em pr&aacute;ticas de ensino e aprendizagem? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais est&atilde;o presentes nas pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ou dispedag&oacute;gicas em contextos de sala de aula? Essas s&atilde;o quest&otilde;es para as quais ser&atilde;o buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\nComo atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que <br />\r\n O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais e demais interessados na tem&aacute;tica do evento, vindos de todo o pa&iacute;s e &eacute; uma ocasi&atilde;o para quem deseja apresentar suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas ao evento e pretende fomentar discuss&otilde;es em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor vis&atilde;o docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\nO Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais <br />\r\n O evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanh&atilde;: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, curr&iacute;culo, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, inclus&atilde;o, cogni&ccedil;&atilde;o, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, l&iacute;nguas; diversos modos e linguagens atrav&eacute;s dos quais &eacute; preciso estruturar as pr&aacute;ticas de ensino.<br />\r\nO evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje <br />\r\n Contexto<br />\r\n As v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, forma&ccedil;&atilde;o docente e curr&iacute;culo. Tamb&eacute;m as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento s&atilde;o impactadas por quest&otilde;es de inclus&atilde;o social, digital; escola sem partido quest&otilde;es ou &ldquo;ideologias&rdquo; de g&ecirc;nero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\nAs v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas ba As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o em sua estrutura macro. No caso da educa&ccedil;&atilde;o formal e do conhecimento escolarizado, h&aacute; muito o que precisa ser dito, principalmente no momento hist&oacute;rico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudan&ccedil;as estruturais em quase todos os &acirc;mbitos de dom&iacute;nio do humano acontecem em curto espa&ccedil;o de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por n&atilde;o darem conta das compet&ecirc;ncias exigidas para os sujeitos de agora e do amanh&atilde;.As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2021" "logo" => null "capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg" "timbrado" => "61b0c34ac9525_08122021113802.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-11-18" "final_evento" => "2021-11-20" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-04-01 11:20:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 89 "edicao_id" => 189 "codigo" => "978-65-86901-48-1" "capa" => "62040a3bccdab_09022022153851.jpg" "titulo" => "E-book III CONBRALE" "prefacio" => """ &nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva bin&aacute;ria e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte te&oacute;rico, metodol&oacute;gico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras pr&aacute;ticas de saber s&atilde;o percebidos, na educa&ccedil;&atilde;o, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que &eacute; negociado com o aprendizado produzido ou constru&iacute;do no momento do agora.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso inc &nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o j&aacute; constru&iacute;do e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ide&aacute;rio educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em m&atilde;os aponta para uma discuss&atilde;o em torno desse sentido.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sus &nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorporam ao seu repert&oacute;rio de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gest&atilde;o dos objetos de conhecimento e estudo que s&atilde;o pensados, planejados e preparados para a constru&ccedil;&atilde;o da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes j&aacute; questionado, mas que encontra um novo respaldo te&oacute;rico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debru&ccedil;a sobre tais objetos.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorpora &nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &ldquo;voc&ecirc;&rdquo; v&ecirc;m &agrave; tona como discuss&otilde;es que avan&ccedil;am naquilo que j&aacute; &eacute; consolidado como saber de dom&iacute;nio dos que estudam o &ldquo;fen&ocirc;meno&rdquo; e seus usos. Tamb&eacute;m fazendo parte desse campo sem&acirc;ntico (gramatical), h&aacute; uma discuss&atilde;o em torno dos operadores argumentativos. Como tra&ccedil;o inovador, h&aacute; a perspectiva de relacionar os g&ecirc;neros rap e cordel (e suas bases na oralidade) &agrave;s pr&aacute;ticas de letramento, bem como, muito pr&oacute;ximo de n&oacute;s, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrar&aacute; discuss&otilde;es em torno das pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e dos est&aacute;gios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lan&ccedil;adas no III Conbrale.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva. """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Antonio de P&aacute;dua Dias da Silva - UEPB" "conselho_editorial" => """ Ana L&uacute;cia Souza - UEPB<br />\r\n Ana Paula Augusta da Silva Fernandes - UEPB<br />\r\n Camilo Rosa Silva - UFPB<br />\r\n Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - UFAPE<br />\r\n Celso Jos&eacute; de Lima J&uacute;nior - UFSC<br />\r\n Everton William - UEPB<br />\r\n Francisco de Assis Soares da Silva - UEPB<br />\r\n Giovanna de Ara&uacute;jo Leite - UEPB<br />\r\n Iara Francisca Cavalcanti - UFPB<br />\r\n Itamar Mateus Muniz de &nbsp;Mello - UEPB<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UnB<br />\r\n Kalina Naro - UEPB<br />\r\n Leonardo Ara&uacute;jo Diniz - UEPB<br />\r\n Marcelo Vieira da N&oacute;brega - UFPB<br />\r\n Marta Ana&iacute;sa Bezerra - UEPB<br />\r\n Micaela S&aacute; da Silveira - UEPB<br />\r\n Nath&aacute;lia Pinto Souza -UEPB<br />\r\n Noelma Cristina Ferreira dos Santos - UEPB<br />\r\n Rozeane Porto Diniz - UFRPE<br />\r\n Waldilson Duarte de Barros - UEPB """ "ficha_catalografica" => "620515838fc40_10022022103915.pdf" "arquivo" => "18022022081324-E-BOOK-III-CONBRALE.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-02-18 09:13:24" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 89 "edicao_id" => 189 "codigo" => "978-65-86901-48-1" "capa" => "62040a3bccdab_09022022153851.jpg" "titulo" => "E-book III CONBRALE" "prefacio" => """ &nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva bin&aacute;ria e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte te&oacute;rico, metodol&oacute;gico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras pr&aacute;ticas de saber s&atilde;o percebidos, na educa&ccedil;&atilde;o, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que &eacute; negociado com o aprendizado produzido ou constru&iacute;do no momento do agora.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso inc &nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o j&aacute; constru&iacute;do e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ide&aacute;rio educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em m&atilde;os aponta para uma discuss&atilde;o em torno desse sentido.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sus &nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorporam ao seu repert&oacute;rio de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gest&atilde;o dos objetos de conhecimento e estudo que s&atilde;o pensados, planejados e preparados para a constru&ccedil;&atilde;o da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes j&aacute; questionado, mas que encontra um novo respaldo te&oacute;rico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debru&ccedil;a sobre tais objetos.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorpora &nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &ldquo;voc&ecirc;&rdquo; v&ecirc;m &agrave; tona como discuss&otilde;es que avan&ccedil;am naquilo que j&aacute; &eacute; consolidado como saber de dom&iacute;nio dos que estudam o &ldquo;fen&ocirc;meno&rdquo; e seus usos. Tamb&eacute;m fazendo parte desse campo sem&acirc;ntico (gramatical), h&aacute; uma discuss&atilde;o em torno dos operadores argumentativos. Como tra&ccedil;o inovador, h&aacute; a perspectiva de relacionar os g&ecirc;neros rap e cordel (e suas bases na oralidade) &agrave;s pr&aacute;ticas de letramento, bem como, muito pr&oacute;ximo de n&oacute;s, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrar&aacute; discuss&otilde;es em torno das pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e dos est&aacute;gios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lan&ccedil;adas no III Conbrale.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva. """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Antonio de P&aacute;dua Dias da Silva - UEPB" "conselho_editorial" => """ Ana L&uacute;cia Souza - UEPB<br />\r\n Ana Paula Augusta da Silva Fernandes - UEPB<br />\r\n Camilo Rosa Silva - UFPB<br />\r\n Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - UFAPE<br />\r\n Celso Jos&eacute; de Lima J&uacute;nior - UFSC<br />\r\n Everton William - UEPB<br />\r\n Francisco de Assis Soares da Silva - UEPB<br />\r\n Giovanna de Ara&uacute;jo Leite - UEPB<br />\r\n Iara Francisca Cavalcanti - UFPB<br />\r\n Itamar Mateus Muniz de &nbsp;Mello - UEPB<br />\r\n Juscelino Francisco do Nascimento - UnB<br />\r\n Kalina Naro - UEPB<br />\r\n Leonardo Ara&uacute;jo Diniz - UEPB<br />\r\n Marcelo Vieira da N&oacute;brega - UFPB<br />\r\n Marta Ana&iacute;sa Bezerra - UEPB<br />\r\n Micaela S&aacute; da Silveira - UEPB<br />\r\n Nath&aacute;lia Pinto Souza -UEPB<br />\r\n Noelma Cristina Ferreira dos Santos - UEPB<br />\r\n Rozeane Porto Diniz - UFRPE<br />\r\n Waldilson Duarte de Barros - UEPB """ "ficha_catalografica" => "620515838fc40_10022022103915.pdf" "arquivo" => "18022022081324-E-BOOK-III-CONBRALE.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-12-08 11:38:02" "updated_at" => "2022-02-18 09:13:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de dezembro de 2021

Resumo

O ITEM SE, CLASSIFICADO PELOS GRAMÁTICOS NORMATIVOS COMO CONJUNÇÃO CONDICIONAL, É CONSIDERADO O MAIS PROTOTÍPICO DE SUA CATEGORIA. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, ESCLARECER QUE SEU USO NÃO OCORRE DE MANEIRA ALEATÓRIA, MAS EM CONFORMIDADE COM OS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E OS CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSOS, PODENDO APRESENTAR VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DESCREVER E ANALISAR CRITÉRIOS PARA EVIDENCIAR A PROTOTIPICIDADE NOS USOS DO CONECTOR CONDICIONAL SE, DEMONSTRANDO SUAS VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ESTE TRABALHO É FUNDAMENTADO NA VERTENTE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL NORTE-AMERICANA, TENDO SIDO UTILIZADOS COMO APORTES TEÓRICOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR NEVES (1999; 2012; 2018), CASTILHO (2010), GIVÓN (1984;1991), DENTRE OUTROS. O CORPUS UTILIZADO NA PESQUISA FOI O BANCO DE DADOS CORPUS DO PORTUGUÊS, SENDO SELECIONADOS OS JORNAIS ONLINE. PUDEMOS CONSTATAR, COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, QUE O CONECTOR SE APRESENTA VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS NOS SEUS USOS, COM INFLUÊNCIA DIRETA NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E DISCURSIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.