Artigo E-book III CONBRALE

E-books

ISBN: 978-65-86901-48-1

FUNCIONAMENTO DO SE CONDICIONAL: CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE E VARIAÇÃO NOS USOS DO CONECTOR

Palavra-chaves: GRAMÁTICA FUNCIONAL, CRITÉRIOS DE PROTOTIPICIDADE, VARIAÇÕES NOS USOS, CONECTOR CONDICIONAL SE, E-book E-book
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          O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema geral &ldquo;Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender &agrave;s demandas educacionais&rdquo;. Para esta edi&ccedil;&atilde;o do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, al&eacute;m de toda uma gama de media&ccedil;&atilde;o inerente ao processo.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os curr&iacute;culos se materializarem em pr&aacute;ticas de ensino e aprendizagem? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais est&atilde;o presentes nas pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ou dispedag&oacute;gicas em contextos de sala de aula? Essas s&atilde;o quest&otilde;es para as quais ser&atilde;o buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais e demais interessados na tem&aacute;tica do evento, vindos de todo o pa&iacute;s e &eacute; uma ocasi&atilde;o para quem deseja apresentar suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas ao evento e pretende fomentar discuss&otilde;es em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor vis&atilde;o docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanh&atilde;: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, curr&iacute;culo, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, inclus&atilde;o, cogni&ccedil;&atilde;o, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, l&iacute;nguas; diversos modos e linguagens atrav&eacute;s dos quais &eacute; preciso estruturar as pr&aacute;ticas de ensino.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Contexto<br />\r\n
          As v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, forma&ccedil;&atilde;o docente e curr&iacute;culo. Tamb&eacute;m as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento s&atilde;o impactadas por quest&otilde;es de inclus&atilde;o social, digital; escola sem partido quest&otilde;es ou &ldquo;ideologias&rdquo; de g&ecirc;nero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\n
          As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o em sua estrutura macro. No caso da educa&ccedil;&atilde;o formal e do conhecimento escolarizado, h&aacute; muito o que precisa ser dito, principalmente no momento hist&oacute;rico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudan&ccedil;as estruturais em quase todos os &acirc;mbitos de dom&iacute;nio do humano acontecem em curto espa&ccedil;o de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por n&atilde;o darem conta das compet&ecirc;ncias exigidas para os sujeitos de agora e do amanh&atilde;.
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                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva bin&aacute;ria e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte te&oacute;rico, metodol&oacute;gico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras pr&aacute;ticas de saber s&atilde;o percebidos, na educa&ccedil;&atilde;o, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que &eacute; negociado com o aprendizado produzido ou constru&iacute;do no momento do agora.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o j&aacute; constru&iacute;do e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ide&aacute;rio educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em m&atilde;os aponta para uma discuss&atilde;o em torno desse sentido.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorporam ao seu repert&oacute;rio de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gest&atilde;o dos objetos de conhecimento e estudo que s&atilde;o pensados, planejados e preparados para a constru&ccedil;&atilde;o da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes j&aacute; questionado, mas que encontra um novo respaldo te&oacute;rico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debru&ccedil;a sobre tais objetos.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &ldquo;voc&ecirc;&rdquo; v&ecirc;m &agrave; tona como discuss&otilde;es que avan&ccedil;am naquilo que j&aacute; &eacute; consolidado como saber de dom&iacute;nio dos que estudam o &ldquo;fen&ocirc;meno&rdquo; e seus usos. Tamb&eacute;m fazendo parte desse campo sem&acirc;ntico (gramatical), h&aacute; uma discuss&atilde;o em torno dos operadores argumentativos. Como tra&ccedil;o inovador, h&aacute; a perspectiva de relacionar os g&ecirc;neros rap e cordel (e suas bases na oralidade) &agrave;s pr&aacute;ticas de letramento, bem como, muito pr&oacute;ximo de n&oacute;s, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrar&aacute; discuss&otilde;es em torno das pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e dos est&aacute;gios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lan&ccedil;adas no III Conbrale.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva.
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                  Everton William - UEPB<br />\r\n
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                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva bin&aacute;ria e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte te&oacute;rico, metodol&oacute;gico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras pr&aacute;ticas de saber s&atilde;o percebidos, na educa&ccedil;&atilde;o, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que &eacute; negociado com o aprendizado produzido ou constru&iacute;do no momento do agora.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o j&aacute; constru&iacute;do e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ide&aacute;rio educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em m&atilde;os aponta para uma discuss&atilde;o em torno desse sentido.<br />\r\n
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Publicado em 08 de dezembro de 2021

Resumo

O ITEM SE, CLASSIFICADO PELOS GRAMÁTICOS NORMATIVOS COMO CONJUNÇÃO CONDICIONAL, É CONSIDERADO O MAIS PROTOTÍPICO DE SUA CATEGORIA. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, ESCLARECER QUE SEU USO NÃO OCORRE DE MANEIRA ALEATÓRIA, MAS EM CONFORMIDADE COM OS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E OS CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSOS, PODENDO APRESENTAR VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DESCREVER E ANALISAR CRITÉRIOS PARA EVIDENCIAR A PROTOTIPICIDADE NOS USOS DO CONECTOR CONDICIONAL SE, DEMONSTRANDO SUAS VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS. ESTE TRABALHO É FUNDAMENTADO NA VERTENTE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL NORTE-AMERICANA, TENDO SIDO UTILIZADOS COMO APORTES TEÓRICOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR NEVES (1999; 2012; 2018), CASTILHO (2010), GIVÓN (1984;1991), DENTRE OUTROS. O CORPUS UTILIZADO NA PESQUISA FOI O BANCO DE DADOS CORPUS DO PORTUGUÊS, SENDO SELECIONADOS OS JORNAIS ONLINE. PUDEMOS CONSTATAR, COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, QUE O CONECTOR SE APRESENTA VARIAÇÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E DISCURSIVAS NOS SEUS USOS, COM INFLUÊNCIA DIRETA NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E DISCURSIVA.

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