EM UM CENÁRIO CONSTANTE DE QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR, É DEMONSTRADA UMA NECESSIDADE DE ABORDAGEM DE ENSINO QUE SEJA CAPAZ DE AMPLIAR OS HORIZONTES DE ALUNOS-LEITORES, TENDO EM VISTA QUE A DIVERSIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REPRESENTAÇÕES E AUTORREPRESENTAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A CULTURA POPULAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, PRODUÇÕES ADVINDAS DO RAP, REPENTE E A LITERATURA DE CORDEL, NAS OBRAS AMOR POPULAR DO CANTOR RAPDURA XIQUE-CHICO, SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA E NA FEIRA COM A MINHA FAMÍLIA DA CORDELISTA ANNE KAROLYNNE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SER APLICADA EM UMA TURMA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. COM EFEITO, A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO A SUA NATUREZA É BIBLIOGRÁFICA, HAJA VISTA QUE APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE COSSON ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, DALVI AO TRATAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ENSINO DE LITERATURA, ARANTES, AYALA QUE TRATAM DA CULTURA POPULAR, DENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS PERMITEM INFERIR, PRELIMINARMENTE, QUE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUE ADVÉM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS PROVENIENTES DA CULTURA POPULAR PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS, POSSIBILITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO COM A ORALIDADE E A PERFORMANCE, SEMPRE COM O INTUITO DE DESENVOLVER NO ALUNO(A) SUA FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITOR PROFICIENTE.