Artigo E-book III CONBRALE

E-books

ISBN: 978-65-86901-48-1

DIÁLOGOS CULTURAIS ENTRE O RAP E O CORDEL: A ORALIDADE E A PERFORMANCE EM UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: CULTURA POPULAR, LEITURA LITERÁRIA, ORALIDADE, PERFORMANCE POÉTICA., . E-book E-book
"2021-12-08 11:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83231
    "edicao_id" => 189
    "trabalho_id" => 82
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "DIÁLOGOS CULTURAIS ENTRE O RAP E O CORDEL: A ORALIDADE E A PERFORMANCE EM UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "EM UM CENÁRIO CONSTANTE DE QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR, É DEMONSTRADA UMA NECESSIDADE DE ABORDAGEM DE ENSINO QUE SEJA CAPAZ DE AMPLIAR OS HORIZONTES DE ALUNOS-LEITORES, TENDO EM VISTA QUE A DIVERSIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REPRESENTAÇÕES E AUTORREPRESENTAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A CULTURA POPULAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, PRODUÇÕES ADVINDAS DO RAP, REPENTE E A LITERATURA DE CORDEL, NAS OBRAS AMOR POPULAR DO CANTOR RAPDURA XIQUE-CHICO, SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA E NA FEIRA COM A MINHA FAMÍLIA DA CORDELISTA ANNE KAROLYNNE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SER APLICADA EM UMA TURMA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. COM EFEITO, A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO A SUA NATUREZA É BIBLIOGRÁFICA, HAJA VISTA QUE APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE COSSON ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, DALVI AO TRATAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ENSINO DE LITERATURA, ARANTES, AYALA QUE TRATAM DA CULTURA POPULAR, DENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS PERMITEM INFERIR, PRELIMINARMENTE, QUE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUE ADVÉM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS PROVENIENTES DA CULTURA POPULAR PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS, POSSIBILITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO COM A ORALIDADE E A PERFORMANCE, SEMPRE COM O INTUITO DE DESENVOLVER NO ALUNO(A) SUA FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITOR PROFICIENTE."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "CULTURA POPULAR, LEITURA LITERÁRIA, ORALIDADE, PERFORMANCE POÉTICA., ."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV162_MD7_SA100_ID35_28102021213756.pdf"
    "created_at" => "2022-02-14 11:31:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO VIEIRA DA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelaodocantofino@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iii-conbrale"
    "edicao_nome" => "E-book III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:38:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83231
    "edicao_id" => 189
    "trabalho_id" => 82
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "DIÁLOGOS CULTURAIS ENTRE O RAP E O CORDEL: A ORALIDADE E A PERFORMANCE EM UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "EM UM CENÁRIO CONSTANTE DE QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR, É DEMONSTRADA UMA NECESSIDADE DE ABORDAGEM DE ENSINO QUE SEJA CAPAZ DE AMPLIAR OS HORIZONTES DE ALUNOS-LEITORES, TENDO EM VISTA QUE A DIVERSIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REPRESENTAÇÕES E AUTORREPRESENTAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A CULTURA POPULAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, PRODUÇÕES ADVINDAS DO RAP, REPENTE E A LITERATURA DE CORDEL, NAS OBRAS AMOR POPULAR DO CANTOR RAPDURA XIQUE-CHICO, SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA E NA FEIRA COM A MINHA FAMÍLIA DA CORDELISTA ANNE KAROLYNNE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SER APLICADA EM UMA TURMA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. COM EFEITO, A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO A SUA NATUREZA É BIBLIOGRÁFICA, HAJA VISTA QUE APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE COSSON ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, DALVI AO TRATAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ENSINO DE LITERATURA, ARANTES, AYALA QUE TRATAM DA CULTURA POPULAR, DENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS PERMITEM INFERIR, PRELIMINARMENTE, QUE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUE ADVÉM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS PROVENIENTES DA CULTURA POPULAR PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS, POSSIBILITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO COM A ORALIDADE E A PERFORMANCE, SEMPRE COM O INTUITO DE DESENVOLVER NO ALUNO(A) SUA FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITOR PROFICIENTE."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "CULTURA POPULAR, LEITURA LITERÁRIA, ORALIDADE, PERFORMANCE POÉTICA., ."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV162_MD7_SA100_ID35_28102021213756.pdf"
    "created_at" => "2022-02-14 11:31:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO VIEIRA DA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelaodocantofino@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iii-conbrale"
    "edicao_nome" => "E-book III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:38:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 189
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iii-conbrale"
        "nome" => "E-book III CONBRALE"
        "nome_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema geral &ldquo;Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender &agrave;s demandas educacionais&rdquo;. Para esta edi&ccedil;&atilde;o do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, al&eacute;m de toda uma gama de media&ccedil;&atilde;o inerente ao processo.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os curr&iacute;culos se materializarem em pr&aacute;ticas de ensino e aprendizagem? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais est&atilde;o presentes nas pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ou dispedag&oacute;gicas em contextos de sala de aula? Essas s&atilde;o quest&otilde;es para as quais ser&atilde;o buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais e demais interessados na tem&aacute;tica do evento, vindos de todo o pa&iacute;s e &eacute; uma ocasi&atilde;o para quem deseja apresentar suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas ao evento e pretende fomentar discuss&otilde;es em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor vis&atilde;o docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanh&atilde;: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, curr&iacute;culo, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, inclus&atilde;o, cogni&ccedil;&atilde;o, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, l&iacute;nguas; diversos modos e linguagens atrav&eacute;s dos quais &eacute; preciso estruturar as pr&aacute;ticas de ensino.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Contexto<br />\r\n
          As v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, forma&ccedil;&atilde;o docente e curr&iacute;culo. Tamb&eacute;m as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento s&atilde;o impactadas por quest&otilde;es de inclus&atilde;o social, digital; escola sem partido quest&otilde;es ou &ldquo;ideologias&rdquo; de g&ecirc;nero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\n
          As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o em sua estrutura macro. No caso da educa&ccedil;&atilde;o formal e do conhecimento escolarizado, h&aacute; muito o que precisa ser dito, principalmente no momento hist&oacute;rico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudan&ccedil;as estruturais em quase todos os &acirc;mbitos de dom&iacute;nio do humano acontecem em curto espa&ccedil;o de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por n&atilde;o darem conta das compet&ecirc;ncias exigidas para os sujeitos de agora e do amanh&atilde;.
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg"
        "timbrado" => "61b0c34ac9525_08122021113802.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-11-18"
        "final_evento" => "2021-11-20"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-12-08 11:38:02"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:20:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 189
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iii-conbrale"
        "nome" => "E-book III CONBRALE"
        "nome_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem &ndash; CONBRALE &eacute; um evento que prop&otilde;e discuss&otilde;es em torno do tema geral &ldquo;Repensando processos de ensino e de aprendizagem para melhor atender &agrave;s demandas educacionais&rdquo;. Para esta edi&ccedil;&atilde;o do evento continuam sendo contemplados os mesmos processos, colocando em foco os sujeitos formadores e os formando, al&eacute;m de toda uma gama de media&ccedil;&atilde;o inerente ao processo.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como atender as demandas de ensino das gera&ccedil;&otilde;es de hoje e futuras, &agrave; medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os curr&iacute;culos se materializarem em pr&aacute;ticas de ensino e aprendizagem? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais est&atilde;o presentes nas pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ou dispedag&oacute;gicas em contextos de sala de aula? Essas s&atilde;o quest&otilde;es para as quais ser&atilde;o buscadas respostas ao longo do III CONBRALE.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais e demais interessados na tem&aacute;tica do evento, vindos de todo o pa&iacute;s e &eacute; uma ocasi&atilde;o para quem deseja apresentar suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas ao evento e pretende fomentar discuss&otilde;es em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor vis&atilde;o docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo atual.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O evento organiza-se em torno de palestras e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanh&atilde;: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, curr&iacute;culo, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, inclus&atilde;o, cogni&ccedil;&atilde;o, desenvolvimento, ensino de leitura, literatura, l&iacute;nguas; diversos modos e linguagens atrav&eacute;s dos quais &eacute; preciso estruturar as pr&aacute;ticas de ensino.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Contexto<br />\r\n
          As v&aacute;rias crises pelas quais a sociedade tem passado nas &uacute;ltimas d&eacute;cadas atinge diretamente a educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, forma&ccedil;&atilde;o docente e curr&iacute;culo. Tamb&eacute;m as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento s&atilde;o impactadas por quest&otilde;es de inclus&atilde;o social, digital; escola sem partido quest&otilde;es ou &ldquo;ideologias&rdquo; de g&ecirc;nero na escola, ensino religioso, etc.<br />\r\n
          As crises servem como par&acirc;metro de que as &ldquo;ressacas&rdquo; culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganiza&ccedil;&atilde;o em sua estrutura macro. No caso da educa&ccedil;&atilde;o formal e do conhecimento escolarizado, h&aacute; muito o que precisa ser dito, principalmente no momento hist&oacute;rico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudan&ccedil;as estruturais em quase todos os &acirc;mbitos de dom&iacute;nio do humano acontecem em curto espa&ccedil;o de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por n&atilde;o darem conta das compet&ecirc;ncias exigidas para os sujeitos de agora e do amanh&atilde;.
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "620f7d8694c9a_18022022080542.jpg"
        "timbrado" => "61b0c34ac9525_08122021113802.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-11-18"
        "final_evento" => "2021-11-20"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-12-08 11:38:02"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:20:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 89
                "edicao_id" => 189
                "codigo" => "978-65-86901-48-1"
                "capa" => "62040a3bccdab_09022022153851.jpg"
                "titulo" => "E-book III CONBRALE"
                "prefacio" => """
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva bin&aacute;ria e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte te&oacute;rico, metodol&oacute;gico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras pr&aacute;ticas de saber s&atilde;o percebidos, na educa&ccedil;&atilde;o, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que &eacute; negociado com o aprendizado produzido ou constru&iacute;do no momento do agora.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o j&aacute; constru&iacute;do e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ide&aacute;rio educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em m&atilde;os aponta para uma discuss&atilde;o em torno desse sentido.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorporam ao seu repert&oacute;rio de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gest&atilde;o dos objetos de conhecimento e estudo que s&atilde;o pensados, planejados e preparados para a constru&ccedil;&atilde;o da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes j&aacute; questionado, mas que encontra um novo respaldo te&oacute;rico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debru&ccedil;a sobre tais objetos.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &ldquo;voc&ecirc;&rdquo; v&ecirc;m &agrave; tona como discuss&otilde;es que avan&ccedil;am naquilo que j&aacute; &eacute; consolidado como saber de dom&iacute;nio dos que estudam o &ldquo;fen&ocirc;meno&rdquo; e seus usos. Tamb&eacute;m fazendo parte desse campo sem&acirc;ntico (gramatical), h&aacute; uma discuss&atilde;o em torno dos operadores argumentativos. Como tra&ccedil;o inovador, h&aacute; a perspectiva de relacionar os g&ecirc;neros rap e cordel (e suas bases na oralidade) &agrave;s pr&aacute;ticas de letramento, bem como, muito pr&oacute;ximo de n&oacute;s, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrar&aacute; discuss&otilde;es em torno das pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e dos est&aacute;gios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lan&ccedil;adas no III Conbrale.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Antonio de P&aacute;dua Dias da Silva - UEPB"
                "conselho_editorial" => """
                  Ana L&uacute;cia Souza - UEPB<br />\r\n
                  Ana Paula Augusta da Silva Fernandes - UEPB<br />\r\n
                  Camilo Rosa Silva - UFPB<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - UFAPE<br />\r\n
                  Celso Jos&eacute; de Lima J&uacute;nior - UFSC<br />\r\n
                  Everton William - UEPB<br />\r\n
                  Francisco de Assis Soares da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Giovanna de Ara&uacute;jo Leite - UEPB<br />\r\n
                  Iara Francisca Cavalcanti - UFPB<br />\r\n
                  Itamar Mateus Muniz de &nbsp;Mello - UEPB<br />\r\n
                  Juscelino Francisco do Nascimento - UnB<br />\r\n
                  Kalina Naro - UEPB<br />\r\n
                  Leonardo Ara&uacute;jo Diniz - UEPB<br />\r\n
                  Marcelo Vieira da N&oacute;brega - UFPB<br />\r\n
                  Marta Ana&iacute;sa Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Micaela S&aacute; da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Nath&aacute;lia Pinto Souza -UEPB<br />\r\n
                  Noelma Cristina Ferreira dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Rozeane Porto Diniz - UFRPE<br />\r\n
                  Waldilson Duarte de Barros - UEPB
                  """
                "ficha_catalografica" => "620515838fc40_10022022103915.pdf"
                "arquivo" => "18022022081324-E-BOOK-III-CONBRALE.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-12-08 11:38:02"
                "updated_at" => "2022-02-18 09:13:24"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 89
                "edicao_id" => 189
                "codigo" => "978-65-86901-48-1"
                "capa" => "62040a3bccdab_09022022153851.jpg"
                "titulo" => "E-book III CONBRALE"
                "prefacio" => """
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As vis&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o e ensino s&atilde;o trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva bin&aacute;ria e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte te&oacute;rico, metodol&oacute;gico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras pr&aacute;ticas de saber s&atilde;o percebidos, na educa&ccedil;&atilde;o, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que &eacute; negociado com o aprendizado produzido ou constru&iacute;do no momento do agora.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A terceira vers&atilde;o do Conbrale trouxe consigo discuss&otilde;es em torno de conhecimentos e pr&aacute;ticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o j&aacute; constru&iacute;do e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ide&aacute;rio educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em m&atilde;os aponta para uma discuss&atilde;o em torno desse sentido.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;S&atilde;o textos que n&atilde;o se acomodam nas pr&aacute;ticas de um saber fazer aprendido e estimulado h&aacute; tempos, mas que incorporam ao seu repert&oacute;rio de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gest&atilde;o dos objetos de conhecimento e estudo que s&atilde;o pensados, planejados e preparados para a constru&ccedil;&atilde;o da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes j&aacute; questionado, mas que encontra um novo respaldo te&oacute;rico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debru&ccedil;a sobre tais objetos.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Assim, velhas quest&otilde;es de ordem gramatical, como as tratadas a partir do &ldquo;se&rdquo; condicional ou do uso do &ldquo;tu&rdquo; ou &ldquo;voc&ecirc;&rdquo; v&ecirc;m &agrave; tona como discuss&otilde;es que avan&ccedil;am naquilo que j&aacute; &eacute; consolidado como saber de dom&iacute;nio dos que estudam o &ldquo;fen&ocirc;meno&rdquo; e seus usos. Tamb&eacute;m fazendo parte desse campo sem&acirc;ntico (gramatical), h&aacute; uma discuss&atilde;o em torno dos operadores argumentativos. Como tra&ccedil;o inovador, h&aacute; a perspectiva de relacionar os g&ecirc;neros rap e cordel (e suas bases na oralidade) &agrave;s pr&aacute;ticas de letramento, bem como, muito pr&oacute;ximo de n&oacute;s, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrar&aacute; discuss&otilde;es em torno das pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e dos est&aacute;gios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lan&ccedil;adas no III Conbrale.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Antonio de P&aacute;dua Dias da Silva - UEPB"
                "conselho_editorial" => """
                  Ana L&uacute;cia Souza - UEPB<br />\r\n
                  Ana Paula Augusta da Silva Fernandes - UEPB<br />\r\n
                  Camilo Rosa Silva - UFPB<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - UFAPE<br />\r\n
                  Celso Jos&eacute; de Lima J&uacute;nior - UFSC<br />\r\n
                  Everton William - UEPB<br />\r\n
                  Francisco de Assis Soares da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Giovanna de Ara&uacute;jo Leite - UEPB<br />\r\n
                  Iara Francisca Cavalcanti - UFPB<br />\r\n
                  Itamar Mateus Muniz de &nbsp;Mello - UEPB<br />\r\n
                  Juscelino Francisco do Nascimento - UnB<br />\r\n
                  Kalina Naro - UEPB<br />\r\n
                  Leonardo Ara&uacute;jo Diniz - UEPB<br />\r\n
                  Marcelo Vieira da N&oacute;brega - UFPB<br />\r\n
                  Marta Ana&iacute;sa Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Micaela S&aacute; da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Nath&aacute;lia Pinto Souza -UEPB<br />\r\n
                  Noelma Cristina Ferreira dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Rozeane Porto Diniz - UFRPE<br />\r\n
                  Waldilson Duarte de Barros - UEPB
                  """
                "ficha_catalografica" => "620515838fc40_10022022103915.pdf"
                "arquivo" => "18022022081324-E-BOOK-III-CONBRALE.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-12-08 11:38:02"
                "updated_at" => "2022-02-18 09:13:24"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de dezembro de 2021

Resumo

EM UM CENÁRIO CONSTANTE DE QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR, É DEMONSTRADA UMA NECESSIDADE DE ABORDAGEM DE ENSINO QUE SEJA CAPAZ DE AMPLIAR OS HORIZONTES DE ALUNOS-LEITORES, TENDO EM VISTA QUE A DIVERSIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REPRESENTAÇÕES E AUTORREPRESENTAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A CULTURA POPULAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, PRODUÇÕES ADVINDAS DO RAP, REPENTE E A LITERATURA DE CORDEL, NAS OBRAS AMOR POPULAR DO CANTOR RAPDURA XIQUE-CHICO, SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA E NA FEIRA COM A MINHA FAMÍLIA DA CORDELISTA ANNE KAROLYNNE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SER APLICADA EM UMA TURMA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. COM EFEITO, A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO A SUA NATUREZA É BIBLIOGRÁFICA, HAJA VISTA QUE APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE COSSON ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, DALVI AO TRATAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO ENSINO DE LITERATURA, ARANTES, AYALA QUE TRATAM DA CULTURA POPULAR, DENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS PERMITEM INFERIR, PRELIMINARMENTE, QUE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUE ADVÉM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS PROVENIENTES DA CULTURA POPULAR PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS, POSSIBILITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO COM A ORALIDADE E A PERFORMANCE, SEMPRE COM O INTUITO DE DESENVOLVER NO ALUNO(A) SUA FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITOR PROFICIENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.