O ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROPORCIONA AO LICENCIADO O DOMÍNIO DE INSTRUMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DE SUAS FUNÇÕES VISANDO BENEFICIAR A EXPERIÊNCIA, ALÉM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO NO CAMPO PROFISSIONAL, DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS ADQUIRIDOS DURANTE O CURSO FAVORECENDO, POR MEIOS DE DIVERSOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS, A AMPLIAÇÃO DO UNIVERSO CULTURAL DOS FUTUROS PROFESSORES. O OBJETO DE ESTUDO SÃO PRÁTICAS VIRTUAIS DOCENTES. TENDO COMO TEMA ESTÁGIO VIRTUAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PÚBLICO ALVO SÃO 16 ALUNOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT / ISEPAM. O PROBLEMA QUESTIONA O PORQUÊ DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA TEREM RESISTÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DURANTE O ESTÁGIO UTILIZANDO A TECNOLOGIA. AS HIPÓTESES SE RESUMEM EM: AUSÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA INSTITUIÇÃO E NOS CURRÍCULOS DISCIPLINARES QUE APROXIMEM TEORIA DA PRÁTICA. MACHADO E MORAES (2015) EXPLICAM QUE ESSA NOVA VISÃO EDUCACIONAL REQUER UMA POLÍTICA CIVILIZACIONAL BASEADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA, NO APARATO TECNOLÓGICO E NO “PHATOS”, QUE É A SENSIBILIDADE NA ESTÉTICA DO PENSAMENTO E NA RESPONSABILIDADE SOCIAL.