As visões sobre educação e ensino são trabalhadas, basicamente, a partir de dois eixos centrais, sem que isso incorra em uma perspectiva binária e negativa: o eixo do dado e o eixo do novo. Todo o aporte teórico, metodológico; todo modo e/ou modelo de abordagem, as novas tecnologias, outras práticas de saber são percebidos, na educação, como discursos que carregam um aprendizado do ontem que é negociado com o aprendizado produzido ou construído no momento do agora.
A terceira versão do Conbrale trouxe consigo discussões em torno de conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino, sustentando-se nessa perspectiva, cimentando o já construído e abrindo possibilidades para outros modos de construir um saber fazer amparado em propostas que alimentam o ideário educacional do momento. Nesse sentido, o e-book que o/a leitor/a tem em mãos aponta para uma discussão em torno desse sentido.
São textos que não se acomodam nas práticas de um saber fazer aprendido e estimulado há tempos, mas que incorporam ao seu repertório de conhecimento anseios de professores/as preocupados/as com uma melhor gestão dos objetos de conhecimento e estudo que são pensados, planejados e preparados para a construção da aula junto aos alunos. Trata-se de textos elaborados no sentido de apresentar novos enfoques sobre, talvez, o mesmo item tantas vezes já questionado, mas que encontra um novo respaldo teórico a partir de outro olhar acolhido e permitido pelo momento em que o/a pesquisador/a se debruça sobre tais objetos.
Assim, velhas questões de ordem gramatical, como as tratadas a partir do “se” condicional ou do uso do “tu” ou “você” vêm à tona como discussões que avançam naquilo que já é consolidado como saber de domínio dos que estudam o “fenômeno” e seus usos. Também fazendo parte desse campo semântico (gramatical), há uma discussão em torno dos operadores argumentativos. Como traço inovador, há a perspectiva de relacionar os gêneros rap e cordel (e suas bases na oralidade) às práticas de letramento, bem como, muito próximo de nós, do agora, o letramento digital versus ensino remoto. O/a leitor/a ainda encontrará discussões em torno das práticas pedagógicas e dos estágios supervisionados, todos os textos ancorados nas propostas lançadas no III Conbrale.
Esperamos que todos que se interessem pelo e-book possam encontrar centelhas de ideias que acendam novos ou outros saberes em perspectiva.