SILVA, Marcos Antonio Da. A aprendizagem de línguas: como ocorre?. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8056>. Acesso em: 08/11/2024 02:30
A linguagem verbal é o meio pelo qual nos constituímos em seres socialmente organizados, e é por meio do convívio social que aprendemos a(s) língua(s), instrumento(s) que possibilita(m) as práticas comunicativas. Esse aprendizado começa desde a infância e dura por toda a vida, ocorrendo de forma espontânea nos primeiros anos de vida, e, também, de forma planejada, quando atingimos certa idade e iniciamos a educação formal nas instituições de ensino. Neste trabalho, tratamos do aprendizado de língua(s). Ao longo deste, abordamos a motivação que possibilitou o surgimento da linguagem verbal; questões referentes à competência linguística e o uso da gramática normativa no ensino de língua(s): produto ou processo; e também o aprendizado institucionalizado. Para isso, buscamos respaldo nos seguintes estudiosos: Bakhtin (2006), Mendonça (2004), Spinassé, (2006), Scarpa (2004). As nossas leituras e reflexões nos mostram que, embora haja muitas teorias que tratam do processo de aprendizagem da linguagem verbal, para que essa ocorra de forma eficiente, o indivíduo precisa estar imerso nas práticas linguísticas da sociedade, e o começo desse processo ocorro no convívio familiar.