Este artigo discute os desafios da prática de gestão escolar democrática da rede publica de ensino, mais especificamente do ensino fundamental da cidade de São Miguel – RN, esse estudo é parte da avaliação da disciplina Políticas Educacionais e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu em Educação e Linguagens para a Multiculturalidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Assim, objetivamos investigar as contribuições da gestão escolar democrática para a promoção da multiculturalidade. Para construção deste, nos respaldamos nos estudos de Touraine (1997), Candau (2002), Boaventura (2007), Santos (2009), e Medeiros e Silva (2012) para um dialogo sobre as questões teóricas em torno da sociedade multicultural e educação, democracia e gestão democrática nas escolas, e a relevância da valorização do multiculturalismo em contexto escolar. Detendo desse universo de estudo, aplicamos um questionário semi-estruturado ao gestor Y que permitiu um diagnostico no que se refere a como gestão escolar democrática dialoga as diversas culturas existentes na escola, e de que maneira a gestão atua na valorização do multiculturalismo. No decorrer da análise dos enunciados do gestor Y em consonância com o nosso aporte teórico constatamos que os resultados apontam para uma prática de gestão que detendo de um principio democrático e participativo busca, ainda em meio aos desafios impostos no dia a dia, valoriza o multiculturalismo na escola e objetiva promover um dialogo permanente das diversas culturas pertencentes ao meio escolar.