EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: OLHAR SOBRE OS ENUNCIADOS DE UM GESTOR DE SÃO MIGUEL/RN.
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8144 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: OLHAR SOBRE OS ENUNCIADOS DE UM GESTOR DE SÃO MIGUEL/RN." "resumo" => "Este artigo discute os desafios da prática de gestão escolar democrática da rede publica de ensino, mais especificamente do ensino fundamental da cidade de São Miguel – RN, esse estudo é parte da avaliação da disciplina Políticas Educacionais e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu em Educação e Linguagens para a Multiculturalidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Assim, objetivamos investigar as contribuições da gestão escolar democrática para a promoção da multiculturalidade. Para construção deste, nos respaldamos nos estudos de Touraine (1997), Candau (2002), Boaventura (2007), Santos (2009), e Medeiros e Silva (2012) para um dialogo sobre as questões teóricas em torno da sociedade multicultural e educação, democracia e gestão democrática nas escolas, e a relevância da valorização do multiculturalismo em contexto escolar. Detendo desse universo de estudo, aplicamos um questionário semi-estruturado ao gestor Y que permitiu um diagnostico no que se refere a como gestão escolar democrática dialoga as diversas culturas existentes na escola, e de que maneira a gestão atua na valorização do multiculturalismo. No decorrer da análise dos enunciados do gestor Y em consonância com o nosso aporte teórico constatamos que os resultados apontam para uma prática de gestão que detendo de um principio democrático e participativo busca, ainda em meio aos desafios impostos no dia a dia, valoriza o multiculturalismo na escola e objetiva promover um dialogo permanente das diversas culturas pertencentes ao meio escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR., DEMOCRACIA., MULTICULTURALISMO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_14_09_idinscrito_894_a8490c330a891fd14514835323076f03.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8144 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: OLHAR SOBRE OS ENUNCIADOS DE UM GESTOR DE SÃO MIGUEL/RN." "resumo" => "Este artigo discute os desafios da prática de gestão escolar democrática da rede publica de ensino, mais especificamente do ensino fundamental da cidade de São Miguel – RN, esse estudo é parte da avaliação da disciplina Políticas Educacionais e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu em Educação e Linguagens para a Multiculturalidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Assim, objetivamos investigar as contribuições da gestão escolar democrática para a promoção da multiculturalidade. Para construção deste, nos respaldamos nos estudos de Touraine (1997), Candau (2002), Boaventura (2007), Santos (2009), e Medeiros e Silva (2012) para um dialogo sobre as questões teóricas em torno da sociedade multicultural e educação, democracia e gestão democrática nas escolas, e a relevância da valorização do multiculturalismo em contexto escolar. Detendo desse universo de estudo, aplicamos um questionário semi-estruturado ao gestor Y que permitiu um diagnostico no que se refere a como gestão escolar democrática dialoga as diversas culturas existentes na escola, e de que maneira a gestão atua na valorização do multiculturalismo. No decorrer da análise dos enunciados do gestor Y em consonância com o nosso aporte teórico constatamos que os resultados apontam para uma prática de gestão que detendo de um principio democrático e participativo busca, ainda em meio aos desafios impostos no dia a dia, valoriza o multiculturalismo na escola e objetiva promover um dialogo permanente das diversas culturas pertencentes ao meio escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR., DEMOCRACIA., MULTICULTURALISMO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_14_09_idinscrito_894_a8490c330a891fd14514835323076f03.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }