Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: OLHAR SOBRE OS ENUNCIADOS DE UM GESTOR DE SÃO MIGUEL/RN.

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR., DEMOCRACIA., MULTICULTURALISMO. Comunicação Oral (CO) Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este artigo discute os desafios da prática de gestão escolar democrática da rede publica de ensino, mais especificamente do ensino fundamental da cidade de São Miguel – RN, esse estudo é parte da avaliação da disciplina Políticas Educacionais e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu em Educação e Linguagens para a Multiculturalidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Assim, objetivamos investigar as contribuições da gestão escolar democrática para a promoção da multiculturalidade. Para construção deste, nos respaldamos nos estudos de Touraine (1997), Candau (2002), Boaventura (2007), Santos (2009), e Medeiros e Silva (2012) para um dialogo sobre as questões teóricas em torno da sociedade multicultural e educação, democracia e gestão democrática nas escolas, e a relevância da valorização do multiculturalismo em contexto escolar. Detendo desse universo de estudo, aplicamos um questionário semi-estruturado ao gestor Y que permitiu um diagnostico no que se refere a como gestão escolar democrática dialoga as diversas culturas existentes na escola, e de que maneira a gestão atua na valorização do multiculturalismo. No decorrer da análise dos enunciados do gestor Y em consonância com o nosso aporte teórico constatamos que os resultados apontam para uma prática de gestão que detendo de um principio democrático e participativo busca, ainda em meio aos desafios impostos no dia a dia, valoriza o multiculturalismo na escola e objetiva promover um dialogo permanente das diversas culturas pertencentes ao meio escolar.

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