Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESCRITA

Palavra-chaves: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) O ensino na alfabetização na perspectiva do Letramento: Socializando experiências
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8221
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 248
    "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESCRITA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo analisar escritas espontâneas de duas crianças em processo de alfabetização, que expressem os principais níveis de escrita. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa com investigação teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo traz discussões acerca do processo de aquisição da língua escrita dando ênfase as fases da escrita. A pesquisa de campo foi realizada com duas crianças, uma de 05 (cinco) e outra de 06 (seis) anos de idade. A partir da análise dos dados da pesquisa de campo foi possível identificar a importância e o valor de conhecer a realidade vivenciada pelas crianças no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, nas fases de alfabetização. Os resultados mostram que as crianças, em seu processo de aprendizagem da língua escrita, passam por fases diversas desafiantes, e em cada uma delas há conflitos cognitivos e contradições do próprio pensamento ao elaborar suas estratégias de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O ensino na alfabetização na perspectiva do Letramento: Socializando experiências"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_17_43_33_idinscrito_248_4a62af0124029f6c2e9c72cc07d4727b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA EDNEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNEIDE CESÁRIO"
    "autor_email" => "edneideoliv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8221
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 248
    "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESCRITA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo analisar escritas espontâneas de duas crianças em processo de alfabetização, que expressem os principais níveis de escrita. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa com investigação teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo traz discussões acerca do processo de aquisição da língua escrita dando ênfase as fases da escrita. A pesquisa de campo foi realizada com duas crianças, uma de 05 (cinco) e outra de 06 (seis) anos de idade. A partir da análise dos dados da pesquisa de campo foi possível identificar a importância e o valor de conhecer a realidade vivenciada pelas crianças no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, nas fases de alfabetização. Os resultados mostram que as crianças, em seu processo de aprendizagem da língua escrita, passam por fases diversas desafiantes, e em cada uma delas há conflitos cognitivos e contradições do próprio pensamento ao elaborar suas estratégias de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O ensino na alfabetização na perspectiva do Letramento: Socializando experiências"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_17_43_33_idinscrito_248_4a62af0124029f6c2e9c72cc07d4727b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA EDNEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNEIDE CESÁRIO"
    "autor_email" => "edneideoliv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo analisar escritas espontâneas de duas crianças em processo de alfabetização, que expressem os principais níveis de escrita. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa com investigação teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo traz discussões acerca do processo de aquisição da língua escrita dando ênfase as fases da escrita. A pesquisa de campo foi realizada com duas crianças, uma de 05 (cinco) e outra de 06 (seis) anos de idade. A partir da análise dos dados da pesquisa de campo foi possível identificar a importância e o valor de conhecer a realidade vivenciada pelas crianças no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, nas fases de alfabetização. Os resultados mostram que as crianças, em seu processo de aprendizagem da língua escrita, passam por fases diversas desafiantes, e em cada uma delas há conflitos cognitivos e contradições do próprio pensamento ao elaborar suas estratégias de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.