O trabalho apresenta notas de uma pesquisa a ser desenvolvida no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), intitulada “Ensino Médio Integrado: a experiência do Brasil Profissionalizado em Mossoró/RN”. Relata a problemática do Programa como possibilidade de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional na rede estadual de ensino. Contará com um estudo documental: Decretos nº 2.208/ nº 5.154, nº 6.302, nº 6.094 e Resolução nº 6/ 2012 e utilizado um levantamento bibliográfico, partindo de Kuenzer (2000), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Zibas (2002), Santos (2007) e Ciavatta (2005), Moura (2010) e Santos (2007). Almejamos, contribuir com os resultados da pesquisa, com dados e apontamentos que sirvam de fontes de reflexão sobre a formação escolar e a educação profissional, notadamente, sobre as políticas públicas que orientam e decretam normas e parâmetros para o ensino médio e para a educação profissional de nível médio.