O presente trabalho é uma conclusão de estágio proposto pela disciplina Estágio Básico IV - Processos Educacionais. Esta disciplina propôs ao aluno do 5º período de Psicologia um estágio em uma escola de unidade pública. A escola escolhida para a prática do estágio está localizada na cidade de Cajazeiras, PB. A turma a qual a aluna desenvolveu o estágio foi o 5º ano do Ensino Fundamental I, no turno vespertino. O objetivo principal do estágio está ligado aos conhecimentos específicos da prática do psicólogo na escola, através da observação em sala de aula. O estágio procedeu-se em oito visitas. Durante as observações foi feito o diagnóstico institucional, analisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, os serviços oferecidos, o espaço da escola de forma geral e também da sala de aula, assim como uma entrevista com a professora da turma. Ainda como objetivo do estágio, através do processo de observação, uma aluna foi escolhida com a finalidade de aprofundamento teórico diante de alguma dificuldade apresentada no processo de aprendizagem. Perante este objetivo, foi identificado, sob a análise da estagiária, uma aluna que mostrava-se com dificuldades na aprendizagem marcado por um pequeno distúrbio na fala.