Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A HERMENÊUTICA DE COMO OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DIZEM OU ESCREVEM NA PROVA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, HERMENÊUTICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Física e Matemática
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMOO presente artigo tem por objetivo analisar como os alunos do Ensino Fundamental vêem e entendem a matemática. A realidade desses alunos nessa disciplina é instigante, pois possuem entraves perceptíveis, intervindo no processo de aprendizagem. É necessária uma compreensão maior ao olhar para o entendimento desses alunos nessa disciplina, a hermenêutica vem para ajudar nessa interpretação de “olhar diferente”, para a dificuldade que esses alunos têm em compreender questões contextualizadas que necessita desenvolver o raciocínio lógico. A base teórica se respalda em: Hermann (2002), Stein (2008), Santos (2007), dentre outros. É fácil perceber o uso da matemática no cotidiano me atos como o de comprar um lanche na cantina, recebendo corretamente seu troco, observar quando este foi passado errado, porém quando as questões se contextualizam fazendo necessário pensar, não bastando aplicá-las em fórmulas ou contar nos dedos acham impossível a comunicabilidade com a questão proposta, nesse momento eles afirmam não compreenderem e nem gostarem da matemática, para eles a matemática da vida é fácil e entendível bem diferente daquela repassada na escola.

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