RELAÇÕES DE GÊNERO: IDENTIFICAÇÃO DA DESVALORIZAÇÃO FEMININA EM LETRAS DE MÚSICAS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8277 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 854 "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO: IDENTIFICAÇÃO DA DESVALORIZAÇÃO FEMININA EM LETRAS DE MÚSICAS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Algumas pesquisas mostram que as relações de gênero em canções populares podem enaltecer ou desvalorizar e até mesmo violentar a mulher. O presente trabalho teve o objetivo de verificar se os alunos de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro identificam a desvalorização feminina neste gênero musical e como interpretam nas letras de uma música de funk o gênero feminino. Constatou-se na pesquisa que a maioria dos alunos identificaram que a letra da música faz referência a ambos os sexos e que nos discursos dos meninos e meninas evidencia-se o desrespeito às mulheres. A visão do homem conquistador e poderoso é revelada no discurso dos participantes. Na análise dos discursos, os alunos perceberam que o autor da música fez uso do teor sexual/erótico para chamar atenção dos ouvintes. O artigo evidencia a discriminação e o preconceito de gênero presente na música analisada e percebeu-se que a escola como espaço de formação precisa se posicionar, propor atividades e discutir o tema objetivando a redução das desigualdades de gênero" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Violências: reflexões e diálogos sobre o tema" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, MÚSICA, ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_12_07_29_idinscrito_854_70abb5efaf209c4932e1d1d3ebd24d6b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO BARBOSA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO CAMPOS" "autor_email" => "leandro-professor@ig.com." "autor_ies" => "ISECENSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8277 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 854 "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO: IDENTIFICAÇÃO DA DESVALORIZAÇÃO FEMININA EM LETRAS DE MÚSICAS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Algumas pesquisas mostram que as relações de gênero em canções populares podem enaltecer ou desvalorizar e até mesmo violentar a mulher. O presente trabalho teve o objetivo de verificar se os alunos de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro identificam a desvalorização feminina neste gênero musical e como interpretam nas letras de uma música de funk o gênero feminino. Constatou-se na pesquisa que a maioria dos alunos identificaram que a letra da música faz referência a ambos os sexos e que nos discursos dos meninos e meninas evidencia-se o desrespeito às mulheres. A visão do homem conquistador e poderoso é revelada no discurso dos participantes. Na análise dos discursos, os alunos perceberam que o autor da música fez uso do teor sexual/erótico para chamar atenção dos ouvintes. O artigo evidencia a discriminação e o preconceito de gênero presente na música analisada e percebeu-se que a escola como espaço de formação precisa se posicionar, propor atividades e discutir o tema objetivando a redução das desigualdades de gênero" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Violências: reflexões e diálogos sobre o tema" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, MÚSICA, ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_12_07_29_idinscrito_854_70abb5efaf209c4932e1d1d3ebd24d6b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO BARBOSA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO CAMPOS" "autor_email" => "leandro-professor@ig.com." "autor_ies" => "ISECENSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }