Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

APRENDER BRINCANDO – INVESTIDAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES JUNTO AO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE, UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE

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      O Projeto em pauta foi elaborado a partir das observações vivenciadas numa das fases do Estágio Supervisionado III, do CAMEAM/UERN, em parceria com o Programa Integração AABB Comunidade da cidade de Pau dos Ferros/RN.  Tal experiência possibilitou a constatação de um trabalho direcionado para as práticas educativas não escolares voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino. À vista disso, buscou-se trabalhar o valor da aprendizagem por meio da prática do brincar, enfocando a importância do papel que o profissional da educação deve desempenhar na promoção de um ensino, que seja antes de tudo, o mais criativo possível e que realmente esteja comprometido com a aprendizagem dos educandos, tendo em vista, que o professor é o sujeito responsável por criar os espaços, disponibilizar materiais, participar das brincadeiras, enfim, fazer a mediação da construção do conhecimento. A fundamentação do trabalho aporta-se à luz de discussões teóricas que abordam a temática, dentre elas citamos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); KRAMER (1994); LINS (1999); NEGRINE (1994); OLIVEIRA (2000); PIAGET (1998); POURTOIS e DESMET (1999); VYGOTSKY (1995) e WAJSKOP (1995), os quais nos permitem comprovar em linhas gerais a necessidade em se trabalhar com jogos e brincadeiras, visto que, estes são entendidas como forma de facilitar o desenvolvimento do processo cognitivo das crianças. Portanto o desenvolvimento do Projeto em linhas gerais almejou favorecer aos docentes e educandos novas sugestões pedagógicas, as quais buscassem relacionar a prática do brincar, com as demais tarefas realizadas nessas instâncias não formais de Educação.
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      O Projeto em pauta foi elaborado a partir das observações vivenciadas numa das fases do Estágio Supervisionado III, do CAMEAM/UERN, em parceria com o Programa Integração AABB Comunidade da cidade de Pau dos Ferros/RN.  Tal experiência possibilitou a constatação de um trabalho direcionado para as práticas educativas não escolares voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino. À vista disso, buscou-se trabalhar o valor da aprendizagem por meio da prática do brincar, enfocando a importância do papel que o profissional da educação deve desempenhar na promoção de um ensino, que seja antes de tudo, o mais criativo possível e que realmente esteja comprometido com a aprendizagem dos educandos, tendo em vista, que o professor é o sujeito responsável por criar os espaços, disponibilizar materiais, participar das brincadeiras, enfim, fazer a mediação da construção do conhecimento. A fundamentação do trabalho aporta-se à luz de discussões teóricas que abordam a temática, dentre elas citamos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); KRAMER (1994); LINS (1999); NEGRINE (1994); OLIVEIRA (2000); PIAGET (1998); POURTOIS e DESMET (1999); VYGOTSKY (1995) e WAJSKOP (1995), os quais nos permitem comprovar em linhas gerais a necessidade em se trabalhar com jogos e brincadeiras, visto que, estes são entendidas como forma de facilitar o desenvolvimento do processo cognitivo das crianças. Portanto o desenvolvimento do Projeto em linhas gerais almejou favorecer aos docentes e educandos novas sugestões pedagógicas, as quais buscassem relacionar a prática do brincar, com as demais tarefas realizadas nessas instâncias não formais de Educação.
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMO O Projeto em pauta foi elaborado a partir das observações vivenciadas numa das fases do Estágio Supervisionado III, do CAMEAM/UERN, em parceria com o Programa Integração AABB Comunidade da cidade de Pau dos Ferros/RN. Tal experiência possibilitou a constatação de um trabalho direcionado para as práticas educativas não escolares voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino. À vista disso, buscou-se trabalhar o valor da aprendizagem por meio da prática do brincar, enfocando a importância do papel que o profissional da educação deve desempenhar na promoção de um ensino, que seja antes de tudo, o mais criativo possível e que realmente esteja comprometido com a aprendizagem dos educandos, tendo em vista, que o professor é o sujeito responsável por criar os espaços, disponibilizar materiais, participar das brincadeiras, enfim, fazer a mediação da construção do conhecimento. A fundamentação do trabalho aporta-se à luz de discussões teóricas que abordam a temática, dentre elas citamos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); KRAMER (1994); LINS (1999); NEGRINE (1994); OLIVEIRA (2000); PIAGET (1998); POURTOIS e DESMET (1999); VYGOTSKY (1995) e WAJSKOP (1995), os quais nos permitem comprovar em linhas gerais a necessidade em se trabalhar com jogos e brincadeiras, visto que, estes são entendidas como forma de facilitar o desenvolvimento do processo cognitivo das crianças. Portanto o desenvolvimento do Projeto em linhas gerais almejou favorecer aos docentes e educandos novas sugestões pedagógicas, as quais buscassem relacionar a prática do brincar, com as demais tarefas realizadas nessas instâncias não formais de Educação.

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