APRENDER BRINCANDO – INVESTIDAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES JUNTO AO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE, UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8100 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "APRENDER BRINCANDO – INVESTIDAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES JUNTO AO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE, UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n O Projeto em pauta foi elaborado a partir das observações vivenciadas numa das fases do Estágio Supervisionado III, do CAMEAM/UERN, em parceria com o Programa Integração AABB Comunidade da cidade de Pau dos Ferros/RN. Tal experiência possibilitou a constatação de um trabalho direcionado para as práticas educativas não escolares voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino. À vista disso, buscou-se trabalhar o valor da aprendizagem por meio da prática do brincar, enfocando a importância do papel que o profissional da educação deve desempenhar na promoção de um ensino, que seja antes de tudo, o mais criativo possível e que realmente esteja comprometido com a aprendizagem dos educandos, tendo em vista, que o professor é o sujeito responsável por criar os espaços, disponibilizar materiais, participar das brincadeiras, enfim, fazer a mediação da construção do conhecimento. A fundamentação do trabalho aporta-se à luz de discussões teóricas que abordam a temática, dentre elas citamos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); KRAMER (1994); LINS (1999); NEGRINE (1994); OLIVEIRA (2000); PIAGET (1998); POURTOIS e DESMET (1999); VYGOTSKY (1995) e WAJSKOP (1995), os quais nos permitem comprovar em linhas gerais a necessidade em se trabalhar com jogos e brincadeiras, visto que, estes são entendidas como forma de facilitar o desenvolvimento do processo cognitivo das crianças. Portanto o desenvolvimento do Projeto em linhas gerais almejou favorecer aos docentes e educandos novas sugestões pedagógicas, as quais buscassem relacionar a prática do brincar, com as demais tarefas realizadas nessas instâncias não formais de Educação. """ "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)" "area_tematica" => "Momento Intervivência" "palavra_chave" => "BRINCAR, EDUCAR, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_7datahora_23_09_2014_09_46_17_idinscrito_332_90b377616a1449c4963db8a41a1a4639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE PEIXOTO DE QUEIRÓZ" "autor_nome_curto" => "JAKELINE" "autor_email" => "jakelinepq1989@hotmail.co" "autor_ies" => "CAMEAM/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8100 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "APRENDER BRINCANDO – INVESTIDAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES JUNTO AO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE, UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n O Projeto em pauta foi elaborado a partir das observações vivenciadas numa das fases do Estágio Supervisionado III, do CAMEAM/UERN, em parceria com o Programa Integração AABB Comunidade da cidade de Pau dos Ferros/RN. Tal experiência possibilitou a constatação de um trabalho direcionado para as práticas educativas não escolares voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino. À vista disso, buscou-se trabalhar o valor da aprendizagem por meio da prática do brincar, enfocando a importância do papel que o profissional da educação deve desempenhar na promoção de um ensino, que seja antes de tudo, o mais criativo possível e que realmente esteja comprometido com a aprendizagem dos educandos, tendo em vista, que o professor é o sujeito responsável por criar os espaços, disponibilizar materiais, participar das brincadeiras, enfim, fazer a mediação da construção do conhecimento. A fundamentação do trabalho aporta-se à luz de discussões teóricas que abordam a temática, dentre elas citamos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); KRAMER (1994); LINS (1999); NEGRINE (1994); OLIVEIRA (2000); PIAGET (1998); POURTOIS e DESMET (1999); VYGOTSKY (1995) e WAJSKOP (1995), os quais nos permitem comprovar em linhas gerais a necessidade em se trabalhar com jogos e brincadeiras, visto que, estes são entendidas como forma de facilitar o desenvolvimento do processo cognitivo das crianças. Portanto o desenvolvimento do Projeto em linhas gerais almejou favorecer aos docentes e educandos novas sugestões pedagógicas, as quais buscassem relacionar a prática do brincar, com as demais tarefas realizadas nessas instâncias não formais de Educação. """ "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)" "area_tematica" => "Momento Intervivência" "palavra_chave" => "BRINCAR, EDUCAR, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_7datahora_23_09_2014_09_46_17_idinscrito_332_90b377616a1449c4963db8a41a1a4639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE PEIXOTO DE QUEIRÓZ" "autor_nome_curto" => "JAKELINE" "autor_email" => "jakelinepq1989@hotmail.co" "autor_ies" => "CAMEAM/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }