O PIBID E A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO. COMO O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8219 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 565 "titulo" => "O PIBID E A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO. COMO O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar de que forma está se dando a educação inclusiva no ensino regular da Escola Estadual João Godeiro no município de Patu - RN. A ideia do tema se deu por essa problemática surgir no contexto das vivências do PIBID dos cursos de Pedagogia e Matemática com o Subprojeto Interdisciplinar instalado esse ano na escola. Com o propósito de apreender os modos de como professores e alunos estão vivenciando o processo inclusivo nessa escola, optamos por realizar uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, onde foram colhidos dados dos ambientes escolares, das práticas pedagógicas dos professores e equipe pedagógica e acompanhamento das famílias por meio de entrevistas e observações, considerando-se tanto o fazer pedagógico dos professores, quanto os princípios que regem o processo da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A partir das análises dos dados constatou-se que a escola não está preparada, porém está se preparando e se equipando para atender a esse público. A escola já conta com rampas, barras e sala de equipamentos, o principal entrave ainda se consiste na barreira atitudinal. Por essa razão o trabalho se encerra mostrando como o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID poderá contribuir para que a escola possa ofertar uma educação de qualidade também para os alunos especiais, com perspectivas de abordar a temática na formação dos bolsistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente" "palavra_chave" => "PIBID, INCLUSÃO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_19_05_11_idinscrito_565_3492cfba90950ab04dbb325a3042e095.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLAUDIO ROSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO ROSA" "autor_email" => "claudiorosa06@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8219 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 565 "titulo" => "O PIBID E A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO. COMO O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar de que forma está se dando a educação inclusiva no ensino regular da Escola Estadual João Godeiro no município de Patu - RN. A ideia do tema se deu por essa problemática surgir no contexto das vivências do PIBID dos cursos de Pedagogia e Matemática com o Subprojeto Interdisciplinar instalado esse ano na escola. Com o propósito de apreender os modos de como professores e alunos estão vivenciando o processo inclusivo nessa escola, optamos por realizar uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, onde foram colhidos dados dos ambientes escolares, das práticas pedagógicas dos professores e equipe pedagógica e acompanhamento das famílias por meio de entrevistas e observações, considerando-se tanto o fazer pedagógico dos professores, quanto os princípios que regem o processo da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A partir das análises dos dados constatou-se que a escola não está preparada, porém está se preparando e se equipando para atender a esse público. A escola já conta com rampas, barras e sala de equipamentos, o principal entrave ainda se consiste na barreira atitudinal. Por essa razão o trabalho se encerra mostrando como o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID poderá contribuir para que a escola possa ofertar uma educação de qualidade também para os alunos especiais, com perspectivas de abordar a temática na formação dos bolsistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente" "palavra_chave" => "PIBID, INCLUSÃO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_19_05_11_idinscrito_565_3492cfba90950ab04dbb325a3042e095.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLAUDIO ROSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO ROSA" "autor_email" => "claudiorosa06@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }